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UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC
Ciências Humanas e Sociais (33144010010P6)
Educação Presencial
XIMAN YOMLI OU DEVIR VIADO: Experiências de Indígenas do Povo Puri LGBTQIAP+
ANDRE DA SILVA MUNIZ
DISSERTAÇÃO
14/05/2024

Em meio a um longo processo de resistência histórica frente à colonização e à colonialidade, o povo Puri hoje re-existe nos documentos e dados oficiais, lutando por reconhecimento, bem como pela retomada de práticas originárias tradicionais desta etnia que foram silenciadas. Entre os desafios da luta pela ressurgência étnica, há pessoas que não apenas se reconhecem como puris, mas também como pessoas LGBTQIAP+, vivendo na intersecção de diferentes formas de opressão. Desse modo, esta pesquisa analisa as trajetórias de resistência e re-existência de puris LGBTQIAP+ na contemporaneidade, através de uma metodologia autoetnográfica, na qual as experiências vividas da pesquisadora (uma pessoa puri, viado e não-binária) são o lócus de observação e interpretação; enriquecida com entrevistas a outras pessoas que compartilham do pertencimento étnico e da dissidência de gênero e/ou sexualidade. O texto, portanto, segue o fio da minha própria vida. Assim, começo cruzando os anos iniciais da minha vida com os momentos iniciais do processo colonial, observando que em ambos a religião cristã teve um papel predominante no discurso sobre raça, etnicidade, sexualidade e gênero. Em seguida, analiso como a colonialidade se consolidou na busca por integrar os povos originários no nascente sistema capitalista, aplicando os discursos científicos para tanto, sem, contudo, anular o pensamento religioso que imperava entre a população; e a este período cruzo a minha adolescência onde discursos científicos se misturaram aos religiosos na minha busca por uma reorientação sexual. Por fim, no terceiro capítulo, minha própria retomada pessoal da identidade puri se cruza com a luta maior de re-existência do povo, de modo que passo a mapear os principais locais de resistência e re-existência puri LGBTQIAP+. Concluo propondo o nomadismo como uma forma de analisar as experiências e trajetórias tanto de diferentes pessoas puris como da própria etnia em si em sua luta de re-existência, inclusive em relação à diversidade sexual e de gênero.

Povos Indígenas;Gênero e Sexualidade;Povo Puri;Autoetnografia
After a long process of historical resistance against colonization and coloniality, the Puri people today re-exist in official documents and data, fighting for recognition, as well as for the resumption of traditional indigenous practices of this ethnic group that were silenced. Among the challenges of the struggle for ethnic resurgence, there are people who not only recognize themselves as Puris, but also as LGBTQIAP+ people, living at the intersection of different forms of oppression. In this way, this research analyzes the trajectories of resistance and re-existence of LGBTQIAP+ Puris in contemporary times, through an autoethnographic methodology, in which the lived experiences of the researcher (a puri, faggot and non-binary person) are the locus of observation and interpretation; enriched with interviews with other people who share ethnic belonging and gender and/or sexuality dissidence. The text therefore follows the thread of my own life. Thus, I begin by crossing the early years of my life with the early moments of the colonial process, noting that in both, the Christian religion played a predominant role in the discourse on race, ethnicity, sexuality and gender. Next, I analyze how coloniality was consolidated in the quest to integrate the native peoples into the nascent capitalist system, applying scientific discourses to this end, without, however, annulling the religious thinking that prevailed among the population; and to this period I cross my adolescence where scientific discourses were mixed with religious ones in my search for a sexual reorientation. Finally, in the third chapter, my own personal recovery of Puri identity intersects with the larger struggle for the re-existence of our people, so I map the main places of Puri LGBTQIAP+ resistance and re-existence. I conclude by proposing nomadism as a way of analyzing the experiences and trajectories of both many different Puri people and the ethnic group itself in its struggle for re-existence, including in relation to sexual and gender diversity.
Indigenous Peoples;Gender and Sexuality;Puri People;Autoethnography
1
151
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC
O trabalho possui divulgação autorizada
CHS - KIGÉW PURI.pdf

Contexto

Cultura, Comunicação e Relações de Poder
HISTÓRIA E MEMÓRIA, IDENTIDADE E INTERSECCIONALIDADE
-

Banca Examinadora

BRUNA MENDES DE VASCONCELLOS
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
BRUNA MENDES DE VASCONCELLOS Docente - PERMANENTE
ALESSANDRA TEIXEIRA Docente - PERMANENTE
ESTEVAO RAFAEL FERNANDES Participante Externo

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Programa de Demanda Social 18

Vínculo

Bolsa de Fixação
Ensino e Pesquisa
Sim
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