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Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
EDUCAÇÃO FÍSICA (30001013025P8)
Processos formativos em Educação Física na perspectiva inclusiva: construindo diálogos interseccionais com a diferença
MAURICIO BARCELOS DE BARROS CRUZ
DISSERTAÇÃO
02/12/2024

Este estudo objetiva fomentar e refletir, em uma perspectiva colaborativo-crítica, o processo constitutivo e o legado de uma Formação Permanente de/para professores/as de Educação Física da cidade de Governador Valadares/MG a partir da problematização sobre a inclusão, marcadores sociais da diferença, e interseccionalidade. Para isso, definiram-se os seguintes objetivos específicos: a) Mapear e refletir sobre o que vem sendo desenvolvido nas principais produções acadêmicas (dissertações e teses) da pós-graduação em Educação Física brasileira em termos de: formação docente/Permanente, inclusão e diferença, notadamente em uma perspectiva interseccional; b) Conhecer e problematizar o perfil formativo dos participantes para atuar na perspectiva da inclusão; c) Conhecer e problematizar coletivamente, a percepção dos/as envolvidos/as em relação ao que tomam por desafios, tensões e avanços atravessadores a materialização destas temáticas nas aulas de Educação Física; d) Produzir e problematizar coletivamente situações consideradas situações-limites e, as possíveis ações (inéditas viáveis) formativas para uma práxis pedagógica inclusiva; e) Compreender e problematizar os movimentos produzidos e os respectivos legados produzidos no/pelo processo de formação permanente de Professores/as de Educação Física fomentado neste estudo. O estudo adota como perspectivas teórico-metodológicas um diálogo entre diferentes abordagens, incluindo a pesquisa-ação existencial proposta por Barbier (2002; 2007), a pesquisa-ação colaborativo-crítica, conforme os trabalhos de Jesus, Vieira e Effgen (2014), e os pressupostos dialógicos, problematizadores e voltados à justiça social defendidos por Freire. Essa articulação visa aprofundar o processo investigativo ao integrar perspectivas existenciais, colaborativas e críticas, comprometidas com uma práxis transformadora e reflexiva. Sustentados por esses referencias, estruturamos de forma reflexiva e crítica processos formativos em comunidades coletivas/dialógicas, tomando como referência para produção dos dados a ideia do/dos Pesquisadores Coletivos e suas ferramentas teórico-metodológica da escuta sensível e desenvolvimento processual em espiral de ação-reflexão-ação, ambos sustentados em Barbier (2002; 2007), além dos conceitos de implicação e perlaboração de Macedo (2012). Para a triangulação dos dados, utilizaram-se as narrativas docentes acerca da temática da inclusão, diferença e interseccionalidade, em três momentos distintos: a saber, o encontro de grupo focal/discussão, o desenvolvimento dos encontros formativos e o seminário final (Círculo de cultura). As descobertas revelam que, no campo da produção acadêmica, há uma lacuna em pesquisas voltadas para o debate interseccional da diferença. Na investigação empírica, os dados apontam que o perfil do coletivo investigado se materializa como professores/as que reconhecem a importância tanta da inclusão, como da temática interseccional da diferença. No entanto, alegam não serem preparados, estimulados e qualificados para desenvolverem práticas nessas temáticas em seus cotidianos. Reconhece-se a importância de práticas formativas que valorizem as realidades e vozes dos educadores para transformar a prática pedagógica em inclusão, diferença e interseccionalidade. O legado dessas formações é visto como crucial para reconfigurar futuras práticas mais progressistas. Diante disso, é urgente a realização de novas pesquisas empíricas que valorizem o conhecimento originado nas escolas, promovam a colaboração entre universidades e escolas, e abordem pautas invisibilizadas na educação física, contribuindo para a superação de desigualdades e opressões.

Educação física;Formação Permanente;Paulo Freire;Inclusão;Diferença e interseccionalidade
This study aims to foster and reflect, from a collaborative-critical perspective, the constitutive process and legacy of Permanent Training for Physical Education teachers in the city of Governador Valadares/MG, based on the problematization of inclusion, social markers of difference, and intersectionality. To this end, the following specific objectives were defined: a) To map and reflect on what has been developed in the main academic productions (dissertations and theses) of the Brazilian postgraduate course in Physical Education in terms of: teacher/Permanent training, inclusion, and difference, notably from an intersectional perspective; b) To know and problematize the training profile of the participants to act from the perspective of inclusion; c) To know and problematize collectively the perception of those involved in relation to what they consider to be challenges, tensions, and advances that cross the materialization of these themes in Physical Education classes; d) Collectively produce and problematize situations considered limit situations and possible (viable and new) formative actions for an inclusive pedagogical praxis; e) Understand and problematize the movements produced and the respective legacies produced in/by the process of permanent training of Physical Education Teachers promoted in this study. The study adopts as theoretical and methodological perspectives a dialogue between different approaches, including the existential action research proposed by Barbier (2002; 2007), the collaborative-critical action research, according to the works of Jesus, Vieira and Effgen (2014), and the dialogical, problematizing and social justice-oriented assumptions defended by Freire. This articulation aims to deepen the investigative process by integrating existential, collaborative and critical perspectives, committed to a transformative and reflective praxis. Supported by these references, we structured training processes in collective/dialogical communities in a reflective and critical way, taking as a reference for data production the idea of Collective Researchers and their theoretical-methodological tools of sensitive listening and procedural development in a spiral of action-reflection-action, both supported by Barbier (2002; 2007), in addition to the concepts of implication and elaboration by Macedo (2012). For data triangulation, we used the teachers' narratives about the themes of inclusion, difference and intersectionality, in three different moments: namely, the focus group/discussion meeting, the development of the training meetings and the final seminar (Culture Circle). The findings reveal that, in the field of academic production, there is a gap in research focused on the intersectional debate of difference. In the empirical investigation, the data indicate that the profile of the investigated collective is materialized as teachers who recognize the importance of both inclusion and the intersectional theme of difference. However, they claim that they are not prepared, encouraged, or qualified to develop practices on these topics in their daily lives. The importance of training practices that value the realities and voices of educators is recognized in order to transform pedagogical practice in terms of inclusion, difference, and intersectionality. The legacy of these trainings is seen as crucial to reconfiguring future, more progressive practices. In view of this, it is urgent to conduct new empirical research that values knowledge originating in schools, promotes collaboration between universities and schools, and addresses invisible issues in physical education, contributing to overcoming inequalities and oppression.
Physical education;Permanent training;Paulo Freire;Inclusion;Difference and intersectionality
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação - Maurício Barcelos de Barros Cruz.pdf

Contexto

ESTUDOS PEDAGÓGICOS E SÓCIO-CULTURAIS DA EDUCAÇÃO FÍSICA
EDUCAÇÃO FÍSICA, COTIDIANO, CURRÍCULO E FORMAÇÃO DOCENTE
Formação inicial e continuada e inclusão: ressignificando a prática pedagógica dos professores de Educação Física

Banca Examinadora

MARIA DAS GRACAS CARVALHO SILVA DE SA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
MARIA APARECIDA DIAS Participante Externo
MARIA DAS GRACAS CARVALHO SILVA DE SA Docente - PERMANENTE
DENISE MEYRELLES DE JESUS Participante Externo

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim
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