• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
EDUCAÇÃO FÍSICA (30001013025P8)
Educação Física, gênero e sexualidade na Educação Infantil: discursos, práticas e possibilidades
ROSIANE ARPINI TATAGIBA BRAVIN
DISSERTAÇÃO
03/12/2024

Esta pesquisa, intitulada Educação Física, Gênero e Sexualidade na Educação Infantil: discursos, práticas e possibilidades, tem como objetivo analisar e problematizar o debate das relações de gênero e sexualidade na formação docente e nas práticas pedagógicas, a partir do discurso de professoras e professores de Educação Física da Educação Infantil da Rede Municipal de Vitória/ES. Para isso, aproxima-se dos estudos pós-estruturalistas, utilizando a noção de discurso e relações de poder em Foucault (1988). A pesquisa organiza-se metodologicamente em uma perspectiva qualitativa de interpretação pós-crítica que “permite propor maneiras alternativas de ver e pensar os fenômenos” (Gastaldo, 2012, p. 12). Nesse sentido, articula pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa descritivo-interpretativa. A pesquisa bibliográfica indica uma escassez na produção acadêmico-científica da pós-graduação em Educação Física em relação às questões de gênero e sexualidade na Educação Infantil nos últimos dez anos, evidenciando a necessidade de estudos que abordem a temática nesta etapa de ensino. Na análise de documentos nacionais e municipais de Vitória/ES que orientam a Educação Infantil, verificam-se contradições, avanços, disputas e múltiplas resistências em relação ao gênero e à sexualidade na infância; no entanto, esses documentos não aprofundam as questões de gênero e sexualidade para essa etapa de ensino. A pesquisa revela que as/os profissionais de Educação Física da Educação Infantil enfrentam diversos desafios ao lidar com essa temática, como a complexidade dos conceitos, o medo de reações negativas por parte de familiares e/ou equipe escolar e a falta de orientações para uma abordagem pedagógica intencional. Apesar das dificuldades, as/os educadores demonstram interesse em discutir questões de gênero em suas práticas, porém a sexualidade é identificada como um tema complexo e delicado. Os resultados desta pesquisa evidenciam a urgência de desenvolver estudos e propostas de formação que promovam uma discussão mais aprofundada e crítica sobre gênero e sexualidade na Educação Infantil. Neste trabalho afirmamos que é urgente ampliar as discussões de gênero e sexualidade junto às/aos professores de Educação Física no tocante à Educação Infantil. Acreditamos que estas questões podem colaborar para a construção de práticas, propostas educativas e processos formativos que contemplem uma percepção mais diversa e plural, afeita ao direito à diferença.

Gênero;Sexualidade;Crianças;Educação Física;Educação Infantil
This research, entitled Physical Education, Gender and Sexuality in Early Childhood Education: discourses, practices and possibilities, aims to analyze and problematize the debate on gender and sexuality relations in teacher training and pedagogical practices, based on the discourse of Physical Education teachers in Early Childhood Education in the Municipal Network of Vitória/ES. To this end, it approaches post-structuralist studies, using the notion of discourse and power relations in Foucault (1988). The research is methodologically organized in a qualitative perspective of post-critical interpretation that “allows us to propose alternative ways of seeing and thinking about phenomena” (Gastaldo, 2012, p. 12). In this sense, it articulates bibliographical research, documentary research and descriptive-interpretative research. The bibliographical research indicates a scarcity in the academic-scientific production of postgraduate courses in Physical Education in relation to issues of gender and sexuality in Early Childhood Education in the last ten years, evidencing the need for studies that address the theme at this stage of education. In the analysis of national and municipal documents from Vitória/ES that guide Early Childhood Education, contradictions, advances, disputes and multiple resistances regarding gender and sexuality in childhood are observed; however, these documents do not delve into the issues of gender and sexuality for this stage of education. The research reveals that Physical Education professionals in Early Childhood Education face several challenges when dealing with this topic, such as the complexity of the concepts, the fear of negative reactions from family members and/or school staff and the lack of guidelines for an intentional pedagogical approach. Despite the difficulties, educators show interest in discussing gender issues in their practices, but sexuality is identified as a complex and delicate topic. The results of this research highlight the urgency of developing studies and training proposals that promote a more in-depth and critical discussion about gender and sexuality in Early Childhood Education. In this work, we affirm that it is urgent to expand discussions of gender and sexuality with Physical Education teachers regarding Early Childhood Education. We believe that these issues can contribute to the construction of practices, educational proposals and training processes that contemplate a more diverse and plural perception, affected by the right to difference.
Gender;Sexuality;Children;Physical Education;Early Childhood Education
0
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação - Rosiane Arpini Tatagiba Bravin.pdf

Contexto

ESTUDOS PEDAGÓGICOS E SÓCIO-CULTURAIS DA EDUCAÇÃO FÍSICA
ESTUDOS HISTÓRICOS E SOCIOCULTURAIS DA EDUCAÇÃO FÍSICA, ESPORTE, LAZER E SAÚDE
Processos formativos de professores e modos de existência: gênero e sexualidade na comunidade escolar

Banca Examinadora

ILEANA WENETZ
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
ERINEUSA MARIA DA SILVA Participante Externo
ILEANA WENETZ Docente - PERMANENTE
ALEXANDRE SILVA BORTOLINI DE CASTRO Participante Externo

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.4
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer