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Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
Ciências Sociais (31002013025P7)
Emoções, sociabilidades e escolas: um estudo sobre juventudes e “emoções adoecidas”
MARIANA DE LIMA BATHE CAMPOS
DISSERTAÇÃO
19/07/2024

A presente pesquisa teve como objetivo compreender os processos de construção de sociabilidades juvenis, em uma escola pública do município de Seropédica, a partir das situações de sofrimento emocional individual e coletivo, observadas durante a pesquisa, com especial atenção para os relatos sobre as emoções, experiências e situações acionados pelos jovens, como forma de justificar e comunicar sobre suas “emoções adoecidas”. Tal objetivo foi construído, a partir do relato da assistente social, acerca de um caso de surto de ansiedade coletiva, com algumas alunas do curso de formação de professores. O fato teve início com a propagação de um boato de suposto massacre que ocorreria na escola. Percebemos que as situações experimentadas são as mesmas que sempre estiveram presentes na sociabilidade juvenil nas escolas, quais sejam: intolerâncias por diferentes motivações e intimidação sistemática entre colegas que podem se tornar violências físicas, morais e psicológicas. Entretanto, o acontecimento de ansiedade coletiva demandou da escola a necessidade de estratégias de administração de conflitos, gestão das emoções coletivas, cabendo à escola construir caminhos para administrar as desavenças e diferenças que se apresentam na sociabilidade escolar. A temática das emoções, apresentada nesta dissertação foi embasada, teoricamente, a partir do conceito de “emoções adoecidas”, de Ferreira (2022) e à luz da sociologia e antropologia das emoções. Alicerçados em tais referenciais teóricos, observamos que a construção dos sentimentos/emoções, para além do caráter essencialista (VÍCTORA e COELHO, 2019) são processos sociais, culturais, históricos e situacionais socialmente construídos pelos quais nossas emoções passam. Evidenciamos a necessidade de garantia de atendimento emocional aos alunos/as que vivenciam sua juventude em novos contextos sociais do presente momento histórico, no qual, faz-se urgente que as escolas atuem para além da reprodução de conteúdo acadêmicos. Mas que sejam reconhecidas como espaço de vida, socialização, formação psicológica, acolhimento, atendimento psicossocial; com diversidade de profissionais capazes de produzir escuta, acolhimento e tratamento para as dimensões de sofrimento psicológico e social.

Juventudes;Escola;Violências;Conflitos;Sociabilidade;Emoções.
The aim of this research was to understand the processes of building youth sociability in a public school in the municipality of Seropédica, based on the situations of individual and collective emotional suffering observed during the research, with special attention to the reports on emotions, experiences and situations triggered by young people justifying and communicating about their "sick emotions". This objective was built on the social worker's account of a case of a collective outbreak of anxiety among some female students on the teacher training course. The event began with the spread of a rumor of a supposed massacre at the school. We realize that the situations experienced are the same as those that have always been present in youth sociability in schools: intolerance for different reasons and systematic intimidation between classmates that can turn into physical, moral and psychological violence. However, the occurrence of collective anxiety has required schools to develop strategies for managing conflicts and collective emotions, and it is up to the school to build ways of managing the disagreements and differences that arise in school sociability. The theme of emotions presented in this dissertation was theoretically based on Ferreira's (2022) concept of "sick emotions" and in the light of the sociology and anthropology of emotions. Based on these theoretical references, we observed that the construction of feelings/emotions, beyond their essentialist nature (VÍCTORA and COELHO, 2019), are socially constructed, cultural, historical and situational processes through which our emotions pass. We highlight the need to guarantee emotional care for students who are experiencing their youth in the new social contexts of the present historical moment, in which it is urgent that schools act beyond the reproduction of academic content. They need to be recognized as a space for life, socialization, psychological training, welcoming and psychosocial care, with a diversity of professionals capable of listening, welcoming and treating the dimensions of psychological and social suffering.
Youth;School;Violence;Conflicts;Sociability;Emotion
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
O trabalho possui divulgação autorizada
dissertação Mriana Campos.pdf

Contexto

CIÊNCIAS SOCIAIS
LINHA 1 – TEORIA POLÍTICA, INSTITUIÇÕES, POLÍTICAS PÚBLICAS E GLOBALIZAÇÃO.
Educação, Escolas, Conflitos e Interação nos espaços escolares

Banca Examinadora

NALAYNE MENDONCA PINTO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
NALAYNE MENDONCA PINTO Docente - PERMANENTE
KATIA SENTO SE MELLO Participante Externo
HAYDEE GLORIA CRUZ CARUSO Participante Externo

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO - Infraestrutura 24

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Outros
Não
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