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UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
Ciências Sociais (31002013025P7)
Caminhos da sociologia na escola: explorando sentidos do ensino de sociologia por alguns pensadores brasileiros
TAINNA MICHAELI DO AMARAL
DISSERTAÇÃO
31/07/2024

A sociologia escolar é uma temática de significativo impacto dentro da educação brasileira, sua permanência no sistema básico de ensino brasileiro é fruto de bastante debate, principalmente nos espaços profissionais e sindicais da sociologia. O presente trabalho busca apresentar alguns posicionamentos de pensadores brasileiros que participaram da discussão do tema entre as décadas de 1950 e 1980, visando compreender os diferentes sentidos da sociologia escolar oferecidos por esses pensadores. Esses sentidos foram investigados por meio da análise das obras de determinados pensadores historicamente relevantes para essa temática em conjunto com trabalhos de estudiosos contemporâneos dedicados ao tema do ensino de sociologia. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, debruçada sobre as elaborações e reflexões desses pensadores. Os sentidos da sociologia escolar foram analisados no contexto do debate teórico do campo das ideias e intelectuais, utilizando as conceituações paradigmáticas de alguns autores clássicos nesse tema. Assim, foi possível chegar a apontamentos sobre a relação dos sentidos da sociologia escolar criados por esses pensadores com suas filiações a certas correntes do pensamento social e político brasileiro. Em conclusão, verificaram-se os sentidos formulados por esses pensadores, entendendo que eles não só relacionam-se fortemente com seus ideais de modernização e cidadania, mas também que sugerem papéis específicos para esses sentidos, tais como desenvolver a sociologia como ciência, emancipar o indivíduo e incentivar a participação política na sociedade com um viés crítico.

Sociologia escolar;ensino de sociologia;pensamento social brasileiro;intelectuais.
School sociology is a topic of significant impact within Brazilian education, and its permanence in the Brazilian basic education system has been a subject of much debate, especially in professional and union spaces of sociology. This work aims to present some positions of Brazilian thinkers who participated in the discussion of the theme between the 1950s and 1980s, seeking to understand the different meanings of school sociology offered by these thinkers. These meanings were investigated through the analysis of the works of historically relevant thinkers on this topic, along with contemporary scholars dedicated to the teaching of sociology. The methodology used was bibliographical research, focused on the elaborations and reflections of these thinkers. The meanings of school sociology were analyzed in the context of the theoretical debate in the field of ideas and intellectuals, using the paradigmatic conceptualizations of some classic authors on this topic. Thus, it was possible to arrive at observations about the relationship between the meanings of school sociology created by these thinkers and their affiliations with certain currents of Brazilian social-political thought. In conclusion, the meanings formulated by these thinkers were verified, understanding that they are not only strongly related to their ideals of modernization and citizenship but also suggest specific roles for these meanings, such as developing sociology as a science, emancipating the individual, and encouraging political participation in society with a critical bias.
School sociology;teaching of sociology;Brazilian social thought;intellectuals.
1
100
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
O trabalho possui divulgação autorizada
TAINNA_MICHAELI_-_dissertacao_05.08__assinada_12.10.pdf

Contexto

CIÊNCIAS SOCIAIS
LINHA 2 – SOCIABILIDADES, CONFLITO E PROCESSOS IDENTITÁRIOS
A esquerda fora do lugar no século XXI: o pensamento brasileiro e seus lugares sociais

Banca Examinadora

MARCO ANTONIO PERRUSO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
NALAYNE MENDONCA PINTO Docente - PERMANENTE
MARCO ANTONIO PERRUSO Docente - PERMANENTE
SIMONE PEREIRA DA COSTA DOURADO Participante Externo

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO - Infraestrutura 24

Vínculo

Colaborador
Outros
Ensino e Pesquisa
Sim
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