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Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (30004012074P8)
Educação Presencial
DISLEXIA EM ADOLESCENTES NO CONTEXTO NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
ADALGIZA IGNACIO
DISSERTAÇÃO
12/09/2024

Este estudo visa a construir material textual orientativo para o progresso escolar de adolescentes na fase de escolarização que apresentem traços de dislexia nas aprendizagens necessárias para a conclusão da educação básica, técnica e tecnológica oportunizada na instituição. Informar os traços da dislexia, que é um transtorno de aprendizagem (Lei n.o 14.254/21) ou um transtorno funcional específico (PNEE-PEI/2008), enfrentadas pelos adolescentes matriculados, ou que possam se matricular, na Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia em nível de Técnico Integrado ao Ensino Médio. A abordagem utilizada foi revisão sistemática pautado no Design Science Research (DSR), apresentando conceitos básicos, métodos de identificação, procedimentos de encaminhamento, bem como sugestões metodológicas para atender às especificidades inerentes ao transtorno de aprendizagem conhecido como dislexia. A base teórica deste trabalho reside na legislação de educação inclusiva e no estatuto da pessoa com deficiência, teorias de aprendizagem, metodologias para adaptação, materiais difundidos pelo Ministério da Educação. Entende-se que a Educação Profissional e Tecnológica (EPT), com sua proposta formativa integral e preparatória para o mundo do trabalho e para a vida, oferecida por essas instituições de ensino, atende aos requisitos para uma escola inclusiva. No entanto, essa condição requer mais do que a mera existência de políticas de atendimento, exigindo o envolvimento de toda a comunidade na atenção aos direitos educacionais dos estudantes. Nesse sentido, é apresentado um Produto Educacional (PE) que indica caminhos e fluxos de informações (cartilha) para acelerar a identificação e atenção aos estudantes que apresentam esse transtorno. Foi identificado que existe uma lacuna de pesquisa para essa faixa etária e, especialmente, nessa modalidade de Ensino Médio Integrado da EPT. O PE foi concebido para atender aos professores que interagem com os estudantes que apresentam essa especificidade na aprendizagem. Por meio deste PE, espera-se sensibilizar os envolvidos nos processos para o progresso educacional, de modo a atender e corresponder aos objetivos de uma educação integral e omnilateral que acompanhe o processo de desenvolvimento de uma transformação político-social na estrutura da sociedade.

Educação Inclusiva;Educação Profissional e Tecnológica;Dislexia;Adolescente
The aim of this study is to create textual material to guide the school progress of adolescents in the schooling phase who show traces of dyslexia in the learning required to complete the basic, technical and technological education provided at the institution. To provide information on the features of dyslexia, which is a learning disorder (Law 14.254/21) or a specific functional disorder (PNEE-PEI/2008), faced by adolescents enrolled, or who may be enrolled, in the Federal Education, Science and Technology Network at the Integrated Technical High School level. The approach used was a systematic review based on Design Science Research (DSR), presenting basic concepts, identification methods, referral procedures, as well as methodological suggestions to meet the specificities inherent in the learning disorder known as dyslexia. The theoretical basis of this work lies in the legislation on inclusive education and the statute for people with disabilities, learning theories, methodologies for adaptation, and materials disseminated by the Ministry of Education. It is understood that Professional and Technological Education (EPT), with its comprehensive training proposal and preparation for the world of work and life, offered by these educational institutions, meets the requirements for an inclusive school. However, this condition requires more than the mere existence of attendance policies, it requires the involvement of the entire community in paying attention to students' educational rights. With this in mind, an Educational Product (EP) is presented that indicates ways and flows of information (booklet) to speed up the identification and care of students with this disorder. It was identified that there is a research gap for this age group and, especially, in this type of EFA Integrated High School. The EP was designed to help teachers who interact with students with this specific learning disability. Through this EP, it is hoped to sensitize those involved in the processes for educational progress, in order to meet and correspond to the objectives of an integral and omnilateral education that accompanies the development process of a political-social transformation in the structure of society.
Inclusive Education;Professional and Technological Education;Dyslexia;Adolescents
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PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO
O trabalho possui divulgação autorizada
Ignacio(2024)Dissertacao+PE.pdf

Contexto

Educação Profissional e Tecnológica - EPT
PRÁTICAS EDUCATIVAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)
Macroprojeto 2- Inclusão e diversidade em espaços formais e não formais de ensino na EPT

Banca Examinadora

ANDRE LUIZ AMORIM DA FONSECA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
ANA SARA CASTAMAN Docente - PERMANENTE
NADIR DE FATIMA BORGES BITTENCOURT Participante Externo
ANDRE LUIZ AMORIM DA FONSECA Docente - PERMANENTE

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO - Resolução nº10/2015; Instrução Normativa nº 05 24

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
CARTILHA SOBRE DISLEXIA - CARTILHA INSTRUCIONAL DE APOIO PARA IDENTIFICAÇÃO E ENSINO DE ADOLESCENTES COM DISLEXIA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA BIBLIOGRÁFICA OUTRO
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