• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC
Ensino e História das Ciências e da Matemática (33144010009P8)
SITUAÇÕES DE TRABALHO E O ENSINO DE CIÊNCIAS: Sentidos da alienação, da contradição e da tomada de consciência atribuídos por estudantes da Educação Profissional e Tecnológica
FABIO PINTO DE ARRUDA
TESE
12/09/2024

A pesquisa investiga os sentidos atribuídos por estudantes da educação superior tecnológica diante da relação entre situações de trabalho e aspectos conceituais das ciências durante o processo de ensino e aprendizagem. Justifica-se principalmente pelo fato da extinção de profissões operacionais e o surgimento de outras mais complexas impulsionadas pelos avanços tecnológicos, num cenário de limitação político-educacional brasileiro de formação profissional do trabalhador. O estudo tem como principal aporte teórico a teoria da atividade humana, proposta por Leontiev, que conceitua os processos de desenvolvimento do psiquismo (consciência) humano no contexto do trabalho. Considera-se como pressuposto filosófico o materialismo histórico-dialético e na dimensão metodológica os princípios da teoria histórico-cultural. Por isso, adota-se como procedimento de pesquisa o experimento formativo caracterizado pela participação ativa do pesquisador na aprendizagem dos estudantes, assim como de ações planejadas e sua interação com os dados coletados. O estudo envolve o pesquisador-participante e vinte e dois estudantes da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), matriculados na disciplina de Ventilação Local Exaustora, de uma faculdade pública, localizada no Município de São Paulo, do curso de refrigeração, ventilação e ar-condicionado. O desenvolvimento da pesquisa está ancorado pela aplicação de Tarefas de Estudo (TAE) baseadas em situações práticas e experimentais elaboradas intencionalmente para gerar reflexões e discussões ao envolver aspectos conceituais da Física, da Matemática e da prática do trabalho profissional. A análise se concretiza pela realização de uma triangulação dos dados coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e não estruturadas, questionários e produção escrita, além das observações diretas realizadas pelo pesquisador. Como resultado surgiram inúmeras evidências coletadas dos estudantes ao se revelar o sentido da alienação, associados aos motivos do conhecimento tácito, da aplicação utilitária e da mais valia; o sentido da contradição, cujos motivos se relacionam ao processo de operações inconscientes e ações conscientes; e o sentido de tomada de consciência, o qual abrange um movimento complexo motivado por deduções equivocadas e refutadas por análises fundamentadas. Conclui-se que é possível modificar a atribuição de sentidos do estudante-trabalhador pelo processo de ensino e aprendizagem na EPT a partir da compreensão de que a mudança precisa ser mediada pelo professor durante o movimento de aprendizagem, porque necessita produzir impacto contraditório na consciência do indivíduo alienado pelo lugar cultural e histórico de pertencimento por ele ocupado na sociedade. Assim, contribuições ao desenvolvimento humano e integral se tornam uma realidade pelos sentidos e motivos da aprendizagem atribuídos por estudantes-trabalhadores ao se refletir a relação entre os aspectos conceituais do ensino de ciências e o fazer da prática vivenciados tanto na escola quanto nas situações de trabalho.

Educação Profissional e Tecnológica;Ensino de ciências;Sentidos da aprendizagem;Situações de trabalho;Teoria da Atividade Humana
The research investigates the meanings attributed by technological higher education students to the relationship between work situations and conceptual aspects of science during the teaching and learning process. It is mainly justified by the fact of the extinction of operational professions and the emergence of more complex ones driven by technological advances, in a scenario of Brazilian political-educational limitations on worker professional training. The main theoretical contribution of the study is the theory of human activity, proposed by Leontiev, which conceptualizes the processes of development of the human psyche (consciousness) in the context of work. Historical-dialectical materialism is considered as a philosophical assumption and in the methodological dimension the principles of historical-cultural theory are considered. Therefore, the formative experiment characterized by the researcher's active participation in student learning, as well as planned actions and their interaction with the collected data, is adopted as a research procedure. The study involves the researcher-participant and twenty-two students from Professional and Technological Education (EPT), enrolled in the Local Exhaust Ventilation discipline, at a public college, located in the Municipality of São Paulo, on the refrigeration, ventilation and air conditioning course. conditioning. The development of the research is anchored by the application of Study Tasks (TAE) based on practical and experimental situations intentionally designed to generate reflections and discussions by involving conceptual aspects of Physics, Mathematics and the practice of professional work. The analysis is carried out by triangulating the data collected through semi-structured and unstructured interviews, questionnaires and written production, in addition to direct observations carried out by the researcher. As a result, numerous evidences collected from students emerged, revealing the meaning of alienation, associated with the motives of tacit knowledge, utilitarian application and added value; the sense of contradiction, whose reasons are related to the process of unconscious operations and conscious actions; and the sense of awareness, which encompasses a complex movement motivated by mistaken deductions and refuted by well-founded analyses. It is concluded that it is possible to modify the student-worker's attribution of meanings through the teaching and learning process in EPT based on the understanding that the change needs to be mediated by the teacher during the learning movement, because it needs to produce a contradictory impact on the consciousness of the student. individual alienated by the cultural and historical place of belonging he or she occupies in society. Thus, contributions to human and integral development become a reality through the meanings and reasons for learning attributed by student-workers when reflecting the relationship between the conceptual aspects of science teaching and the practice experienced both at school and in work situations.
Professional and Technological Education;Science teaching;Meanings of learning;Work situations;Theory of Human Activity.
1
428
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC
O trabalho possui divulgação autorizada
ENS - FABIO PINTO DE ARRUDA.pdf

Contexto

Ensino e História das Ciências e Matemática
ENSINO E APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA -
-

Banca Examinadora

MARCELO ZANOTELLO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
MARIA INES RIBAS RODRIGUES Docente - PERMANENTE
MARCELO ZANOTELLO Docente - PERMANENTE
ENEAS DE ARAUJO ARRAIS NETO Participante Externo
LUCIO CAMPOS COSTA Docente - PERMANENTE
MARIA LUCIA PANOSSIAN Participante Externo

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.87.0
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer