A socialização docente é essencial para a adaptação e o desenvolvimento dos professores,
especialmente nas instituições de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), nas quais muitos
enfrentam desafios devido à falta de suporte e orientação estruturada. Este estudo teve como
objetivo investigar o processo de socialização nas escolas de EPT. Buscou-se reduzir os anseios
iniciais dos professores, melhorar o ensino-aprendizagem e promover uma formação integral
dos alunos, conforme os princípios da EPT. A hipótese inicial do estudo foi formulada a partir
da experiência do pesquisador em instituições de EPT. O objetivo geral foi analisar os efeitos
da socialização no ambiente escolar, visando melhorar a adaptação dos educadores à nova
instituição e a qualidade das aulas oferecidas aos estudantes. Os objetivos específicos incluíram
conhecer os anseios dos professores em relação à socialização e desenvolver um ‘Guia para
Socialização do Docente’, que foi aplicado e analisado ao longo da pesquisa. A metodologia
utilizada foi composta por quatro fases: levantamento bibliográfico e documental, coleta de
dados, análise e interpretação dos dados, e desenvolvimento do produto educacional. O
levantamento inicial incluiu materiais como livros, teses e o Regimento Comum do Centro
Paula Souza. A coleta de dados foi feita por meio de entrevistas estruturadas com professores
da Etec, com o intuito de identificar as principais dificuldades no processo de socialização. A
análise dos dados foi realizada com base na técnica de análise de conteúdo, permitindo uma
compreensão profunda das experiências dos profissionais da educação. A partir dos resultados
obtidos, foi criado o "Guia Pedagógico para Formação de Socialização Docente na Educação
Profissional e Tecnológica", com o objetivo de proporcionar um início mais estruturado e com
suporte adequado, o que contribui para a melhoria da qualidade das aulas. A pesquisa indicou
que a falta de uma orientação formal impacta negativamente a adaptação e o desempenho dos
novos educadores, prejudicando a qualidade do ensino. Além disso, foi identificado que a
maioria dos participantes da pesquisa acreditam que a implementação de um programa de
socialização é essencial para melhorar a qualidade do ensino e preparar os alunos para o mundo
do trabalho e para a vida em sociedade. Durante a apresentação do produto educacional, foi
realizada uma pesquisa, cujos resultados revelaram dados importantes sobre o conhecimento
dos professores acerca da EPT. Entre os participantes, 33,3% possuíam um conhecimento
amplo, 25,9% tinham algum conhecimento, 14,8% possuíam uma compreensão básica, 11,1%
apenas ouviram falar sobre o tema e 14,8% não tinham conhecimento algum. Quanto à
capacitação, 63% consideram essencial receber mais orientações sobre a EPT, e 51,9%
acreditam que a EPT deve ser abordada nas capacitações do programa de socialização. Os dados
também mostraram que 88,9% dos pesquisados veem a importância do programa de
socialização para o desenvolvimento dos novos integrantes, e 66,7% acreditam que ele é crucial
para aprimorar a qualidade do ensino e preparar os alunos para o mundo do trabalho. Além
disso, 85,2% acreditam que o programa pode ajudar a aliviar as dificuldades iniciais enfrentadas
pelos novos professores. As conclusões sugerem que a implementação de um programa de
socialização bem estruturado é essencial para a formação dos professores, permitindo-lhes
preparar os alunos para o mundo do trabalho e para a vida em sociedade. Este estudo contribui
para o debate sobre a socialização dos docentes em escolas de EPT, evidenciando a importância
de fortalecer a conexão entre a prática pedagógica e as exigências do mundo do trabalho.