• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES
Educação (42010012008P5)
REDES COLABORATIVAS E INTERNACIONALIZAÇÃO: um olhar sobre a pós-graduação stricto sensu da UNILAB e a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)
ADRIANA REGINA VETTORAZZI SCHMITT
TESE
28/11/2024

Diante da complexidade do fenômeno das redes colaborativas acadêmicas e científicas e dos processos de internacionalização da educação, que moldaram os sistemas educacionais nacionais e internacionais nas últimas décadas — em grande parte em resposta à intensificação do mundo globalizado como expressão contemporânea de um novo espaço configurado para educação e formação —, este trabalho apresenta uma síntese teórica de uma investigação científica cujo objetivo é responder: de que forma as redes de colaboração entre os países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) promovem redes intelectuais que fortalecem a internacionalização na pós-graduação stricto sensu a partir da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), integrando pesquisadores e temas relacionados aos países de língua portuguesa e seus contextos investigativos? Para responder a essa questão, buscou-se identificar as ações, estratégias e mecanismos que as redes de colaboração entre os países da CPLP utilizam para promover tais redes intelectuais. A investigação buscou compreender também se essas redes fortalecem a internacionalização na pós-graduação stricto sensu da UNILAB e se integram pesquisadores e temas dos países de língua portuguesa em seus contextos investigativos. Trata-se de uma pesquisa básica e qualitativa, cuja metodologia para análise dos dados foi a Análise Textual Discursiva (ATD), de Moraes e Galiazzi (2006, 2007, 2016), acolhida na Linha de Pesquisa 1, intitulada Formação de Professores, Saberes e Práticas Educativas, vinculada à Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), no campus de Frederico Westphalen. Esta tese também apresenta, no estado do conhecimento, uma revisão da literatura e das produções acadêmicas do stricto sensu dos últimos 20 anos sobre redes colaborativas no Brasil, destacando as áreas do conhecimento que abordam essa temática, os pesquisadores ‘nós’ que constroem essas redes e as especificidades das produções acadêmicas brasileiras sobre o tema, sob uma perspectiva de compartilhamento de saberes na área da educação. A pesquisa se insere no campo educacional, focando nas redes colaborativas e na internacionalização da educação, com ênfase na produção de saberes entre os países da CPLP, a partir das lentes e perspectiva dos docentes dos programas de pós-graduação stricto sensu da UNILAB. Os dados obtidos indicam que as redes colaborativas entre os países da CPLP fomentam redes intelectuais que fortalecem a internacionalização na pós-graduação stricto sensu, integrando pesquisadores do Brasil (UNILAB) e de outros países da CPLP preocupados com as necessidades e demandas emergentes dos países da comunidade. Conclui-se que, as redes de colaboração entre os países da CPLP promovem redes intelectuais que fortalecem a internacionalização na pós-graduação stricto sensu da UNILAB ao criar espaços de integração para pesquisadores e temas relacionados aos países de língua portuguesa e seus contextos investigativos. Essas redes, ao facilitar a troca de conhecimento e experiências entre os membros da CPLP, oferecem um grande potencial de transformação social, contribuindo para o desenvolvimento acadêmico e intelectual dos países envolvidos. Elas se inserem em um contexto mais amplo da internacionalização da educação e da globalização, fenômenos que impõem desafios e exigem das Instituições de Educação Superior (IES) um compromisso com o planejamento, adaptação e proatividade. Dessa forma, as redes colaborativas entre os países da CPLP não apenas fortalecem a internacionalização da pós-graduação na UNILAB, mas também promovem uma integração acadêmica que ultrapassa as fronteiras nacionais, gerando impacto nas práticas acadêmicas e nas produções científicas dentro da comunidade lusófona.

Redes colaborativas;Internacionalização da Educação;UNILAB;CPLP
Given the complexity of the phenomenon of academic and scientific collaborative networks and the processes of the internationalization of education—which have shaped national and international educational systems over the past decades, largely in response to the intensification of globalization as a contemporary expression of a new space configured for education and training—this work presents a theoretical synthesis of a scientific investigation. Its objective is to answer the following question: In what ways do collaborative networks among the member countries of the Community of Portuguese-Speaking Countries (CPLP) promote intellectual networks that strengthen internationalization in stricto sensu graduate education at the University for International Integration of the Afro-Brazilian Lusophony (UNILAB), integrating researchers and topics related to Portuguese-speaking countries and their investigative contexts? To address this question, the study sought to identify the actions, strategies, and mechanisms that collaborative networks among CPLP countries employ to promote such intellectual networks. It also aimed to determine whether these networks strengthen internationalization in stricto sensu graduate education at UNILAB and whether they effectively integrate researchers and themes from Portuguese-speaking countries into their investigative contexts. This is a basic qualitative study, employing Discursive Textual Analysis (DTA) as proposed by Moraes and Galiazzi (2006, 2007, 2016) for data analysis. The research is anchored in Line of Research 1, titled Teacher Education, Knowledge, and Educational Practices, affiliated with the Regional University of the Northwest of Rio Grande do Sul (URI), at the Frederico Westphalen campus. This dissertation also includes, as part of the state of knowledge, a literature review and an analysis of academic stricto sensu productions over the past 20 years on collaborative networks in Brazil. It highlights the areas of knowledge that address this theme, the researcher "nodes" constructing these networks, and the specificities of Brazilian academic output on the subject, from the perspective of knowledge sharing in the field of education. The research is situated within the educational field, focusing on collaborative networks and the internationalization of education, with an emphasis on the production of knowledge among CPLP countries, viewed through the lenses and perspectives of faculty members from UNILAB’s stricto sensu graduate programs. The findings indicate that collaborative networks among CPLP countries foster intellectual networks that strengthen internationalization in stricto sensu graduate education, integrating researchers from Brazil (UNILAB) and other CPLP countries who are addressing the emerging needs and demands of the member countries. The study concludes that these collaborative networks promote intellectual networks that enhance internationalization in stricto sensu graduate education at UNILAB by creating integrative spaces for researchers and topics related to Portuguese-speaking countries and their investigative contexts. By facilitating the exchange of knowledge and experiences among CPLP members, these networks offer significant potential for social transformation, contributing to the academic and intellectual development of the participating countries. They operate within the broader context of the internationalization of education and globalization—phenomena that impose challenges and demand Higher Education Institutions (HEIs) to commit to planning, adaptation, and proactivity. Thus, the collaborative networks among CPLP countries not only reinforce the internationalization of graduate education at UNILAB but also promote academic integration that transcends national borders, generating an impact on academic practices and scientific productions within the Lusophone community.
Collaborative Networks;Internationalization of Education;UNILAB;CPLP
1
339
PORTUGUES
UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES
O trabalho possui divulgação autorizada
Tese_Adriana_Schmitt_Versão final_05_12_2024.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO
FORMAÇÃO DE PROFESSORES, SABERES E PRÁTICAS EDUCATIVAS
Praticas Educativas em diferentes contextos: possibilidades investigativas em cenários diversos

Banca Examinadora

LUCI MARY DUSO PACHECO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
LUCI MARY DUSO PACHECO Docente - PERMANENTE
JORDANA WRUCK TIMM Docente - PERMANENTE
MARILENE GABRIEL DALLA CORTE Participante Externo
HILDEGARD SUSANA JUNG Participante Externo
ELIANE CADONA Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.8
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer