Diante da complexidade do fenômeno das redes colaborativas acadêmicas e científicas e dos processos de internacionalização da educação, que moldaram os sistemas educacionais nacionais e internacionais nas últimas décadas — em grande parte em resposta à intensificação do mundo globalizado como expressão contemporânea de um novo espaço configurado para educação e formação —, este trabalho apresenta uma síntese teórica de uma investigação científica cujo objetivo é responder: de que forma as redes de colaboração entre os países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) promovem redes intelectuais que fortalecem a internacionalização na pós-graduação stricto sensu a partir da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), integrando pesquisadores e temas relacionados aos países de língua portuguesa e seus contextos investigativos? Para responder a essa questão, buscou-se identificar as ações, estratégias e mecanismos que as redes de colaboração entre os países da CPLP utilizam para promover tais redes intelectuais. A investigação buscou compreender também se essas redes fortalecem a internacionalização na pós-graduação stricto sensu da UNILAB e se integram pesquisadores e temas dos países de língua portuguesa em seus contextos investigativos. Trata-se de uma pesquisa básica e qualitativa, cuja metodologia para análise dos dados foi a Análise Textual Discursiva (ATD), de Moraes e Galiazzi (2006, 2007, 2016), acolhida na Linha de Pesquisa 1, intitulada Formação de Professores, Saberes e Práticas Educativas, vinculada à Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), no campus de Frederico Westphalen. Esta tese também apresenta, no estado do conhecimento, uma revisão da literatura e das produções acadêmicas do stricto sensu dos últimos 20 anos sobre redes colaborativas no Brasil, destacando as áreas do conhecimento que abordam essa temática, os pesquisadores ‘nós’ que constroem essas redes e as especificidades das produções acadêmicas brasileiras sobre o tema, sob uma perspectiva de compartilhamento de saberes na área da educação. A pesquisa se insere no campo educacional, focando nas redes colaborativas e na internacionalização da educação, com ênfase na produção de saberes entre os países da CPLP, a partir das lentes e perspectiva dos docentes dos programas de pós-graduação stricto sensu da UNILAB. Os dados obtidos indicam que as redes colaborativas entre os países da CPLP fomentam redes intelectuais que fortalecem a internacionalização na pós-graduação stricto sensu, integrando pesquisadores do Brasil (UNILAB) e de outros países da CPLP preocupados com as necessidades e demandas emergentes dos países da comunidade. Conclui-se que, as redes de colaboração entre os países da CPLP promovem redes intelectuais que fortalecem a internacionalização na pós-graduação stricto sensu da UNILAB ao criar espaços de integração para pesquisadores e temas relacionados aos países de língua portuguesa e seus contextos investigativos. Essas redes, ao facilitar a troca de conhecimento e experiências entre os membros da CPLP, oferecem um grande potencial de transformação social, contribuindo para o desenvolvimento acadêmico e intelectual dos países envolvidos. Elas se inserem em um contexto mais amplo da internacionalização da educação e da globalização, fenômenos que impõem desafios e exigem das Instituições de Educação Superior (IES) um compromisso com o planejamento, adaptação e proatividade. Dessa forma, as redes colaborativas entre os países da CPLP não apenas fortalecem a internacionalização da pós-graduação na UNILAB, mas também promovem uma integração acadêmica que ultrapassa as fronteiras nacionais, gerando impacto nas práticas acadêmicas e nas produções científicas dentro da comunidade lusófona.