Este estudo buscou analisar concepções e formas de participação política de jovens
alunos do IFSul ‒ Câmpus Charqueadas, visando fomentar espaços de diálogo para,
com e sobre as juventudes através de um produto educacional, no formato de podcast.
Para tanto, adotou-se a pesquisa de abordagem qualitativa, valendo-se da
triangulação de ferramentas como, observações participantes, questionários e
entrevistas semiestruturadas, direcionadas a estudantes do 4º ano dos cursos de
Ensino Médio Integrado em Informática e Mecatrônica, representantes de turma e
membros do grêmio estudantil. A investigação sustenta-se nas teorizações dos
estudos sobre juventudes em autores como Pais (2003), Feixa (1999; 2004), Margulis
e Urresti (1998), Dayrell (2007) e Prates e Garbin (2021). Sobre participação política
juvenil em Gohn (2006; 2008), Groppo (2010; 2017; 2020; 2022; 2024) e em Sposito
e Carrano (2003). Quanto à Educação Profissional e Tecnológica em Ciavatta (2005),
Frigotto (1988; 2004) e Ramos (2014). A partir da análise de conteúdo, foi possível
reconhecer que a participação política dos jovens é complexa e dinâmica, e se
manifesta de diferentes formas, influenciadas pela trajetória de vida de cada um. Os
jovens demonstraram ainda, uma compreensão ampla de participação política,
compreendendo desde ações cotidianas até o envolvimento em movimentos sociais,
a composição em grêmios estudantis, o uso das redes sociais para discutir políticas e
a participação em projetos escolares como forma de participação política. A escola,
nesse contexto, emergiu como um espaço fundamental para a participação política
dos jovens, proporcionando oportunidades para o desenvolvimento e a construção do
exercício da cidadania. No entanto, a pesquisa também apontou desafios, como a
necessidade de fortalecer os espaços de diálogo e participação dentro da escola.
Concomitantemente à pesquisa foi desenvolvido o produto educacional, o Podcast
"Bah! Que conversa", que teve como objetivo oportunizar um espaço de expressão
para jovens, além de promover o debate sobre participação política e juventudes.