• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
ENSINO (23002018071P6)
A CONTRIBUIÇÃO DO ENSINO DE HISTÓRIA AFRICANA E AFRO BRASILEIRA NO PROCESSO DEAFIRMAÇÃO DA IDENTIDADE DE JOVENS NEGROS(AS) DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO INTEGRAL, NA CIDADE DE MOSSORÓ/RN
MAYSA ALMEIDA E ALMEIDA
DISSERTAÇÃO
30/09/2024

A presente pesquisa refelte sobre os processos de construção da identidade dos jovens negros no ambito escolar, em espaços educacionais, tomando como locus uma escola estadual no Rio Grande do Norte, construíram sua identidade racial e, através da sua história de vida e das influências da educação, se afirmaram nas questões étnico-raciais. O objetivo geral foi compreender o processo de construção da identidade negra através da história de vida e da educação de estudantes negras da Escola Estadual Dix Sept Rosado, na cidade de Mossoró/RN. Os objetivos específicos foram: a) identificar como se deu o processo de construção da identidade negra das estudantes negras; b) analisar como a autoimagem das pessoas negras é elaborada a partir das condições e relações sociais e educacionais; c) verificar que mudanças ocorreram na história de vida dessas pessoas que as levaram a revelar seu pertencimento étnico- racial; e d) analisar como a afirmação política de pessoas negras se consolidou e contribuiu para ressignificar e fortalecer a vida da população negra. O trabalho fundamenta-se nas ideias de Hall (2003), sobre identidade; Munanga (2009), Sousa (1983), Santana (2015) e Reis (2012) – sobre identidades negras; e Gomes (2008) e Reis (2012) quanto às relações étnico-raciais na educação. A metodologia da pesquisa incluiu a coleta de narrativas orais de histórias de vida por meio de entrevistas narrativas. Concluiu-se que a hipótese da escola e da disciplina História, tem uma parcela considerável de contribuição à afirmação da identidade racial de jovens negras, apesar de outros espaços sociais terem sido citados, os processos escolares e extra escolares, as ações desenvolvidas na escola voltadas para o ensino de história, as ações do 20 de novembro, são bastante citados como fatores que contribuiram com a formação e fortalecimento de suas identidades. Nesta perspectiva, percebeu-se que a escola tem mudado sua abordagem das questões raciais e contribuído, de modo positivo, para a produção de identidades raciais afirmativas.

Identidades negras;Narrativas autobiográficas;Jovens;Ensino de história
This research reflects on the identity construction processes of young black people in the school environment, in educational spaces, taking as a locus a state school in Rio Grande do Norte, they constructed their racial identity and, through their life history and the influences of education, asserted themselves in ethnic-racial issues. The general objective was to understand the process of building black identity through the life history and education of black students at Escola Estadual Dix Sept Rosado, in the city of Mossoró/RN. The specific objectives were: a) to identify how the process of constructing the black identity of black students took place; b) analyze how the self-image of black people is created based on social and educational conditions and relationships; c) verify what changes occurred in the life history of these people that led them to reveal their ethnic-racial belonging; and d) analyze how the political affirmation of black people was consolidated and contributed to redefining and strengthening the lives of the black population. The work is based on Hall's (2003) ideas about identity; Munanga (2009), Sousa (1983), Santana (2015) and Reis (2012) – about black identities; and Gomes (2008) and Reis (2012) regarding ethnic-racial relations in education. The research methodology included the collection of oral narratives of life stories through narrative interviews. It was concluded that the hypothesis of the school and the subject History, has a considerable contribution to the affirmation of the racial identity of young black women, despite other social spaces having been mentioned, the school and extra-school processes, the actions developed at school aimed at for history teaching, the actions of November 20th are often cited as factors that contributed to the formation and strengthening of their identities. From this perspective, it was noticed that the school has changed its approach to racial issues and contributed, in a positive way, to the production of affirmative racial identities.
Black identities;Autobiographical narratives;Young people;Teaching history
1
87
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
dissertação_maysa_almeida_e_almeida (1) - maysa almeida.pdf

Contexto

ENSINO NA ESCOLA PÚBLICA
ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
-

Banca Examinadora

ELIANE ANSELMO DA SILVA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
ELIANE ANSELMO DA SILVA Docente - PERMANENTE
JOSELIA CARVALHO DE ARAUJO Docente - PERMANENTE
RAIMUNDO NONATO FERREIRA DO NASCIMENTO Participante Externo

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Não
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.10
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer