• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO
ENSINO (23002018071P6)
OS ELEMENTOS COESIVOS NA CONSTITUIÇÃO DA SEQUÊNCIA ARGUMENTATIVA EM ARTIGOS DE OPINIÃO: TEXTOS DE ALUNOS DA EJA CONCLUINTES DO ENSINO FUNDAMENTAL
CARLIANA DE MOURA DUTRA
DISSERTAÇÃO
07/02/2024

A presente pesquisa, inscrita no âmbito da Linguística Textual, tem o objetivo geral de analisar textos de artigo de opinião escritos por alunos concluintes dos anos finais do Ensino Fundamental da modalidade EJA, a fim de reconhecer o funcionamento de mecanismos de coesão na estrutura da sequência argumentativa nesses textos por eles produzidos. Para tanto, assume como objetivos específicos: identificar e descrever os elementos de coesão presentes nesses textos, observando o seu funcionamento na estruturação das sequências argumentativas deles constitutivas, e descrever as sequências argumentativas que os constituem. Para atingir esses objetivos, a pesquisa fundamentou-se, de modo geral, na Análise Textual dos Discursos (ATD), de Adam (2011; 2022), e em autores como Koch (2007, 2010, 2011), Dionísio, Machado e Bezerra (2010), Guimarães (2009), Antunes (2007), Marcuschi (2008), Passeggi, Oliveira (2001), Santos, Riche e Teixeira (2015), Chiappini (2004), Koch e Travaglia (2012), Fonseca (2020), Silva (2015; 2020) e entre outros que são citados no corpo textual do presente estudo. Nosso corpus, compõe-se de 06 (seis) textos que foram produzidos por alunos concluintes dos anos finais do Ensino Fundamental na modalidade EJA. Eles foram analisados em dois aspectos: quanto à coesão e quanto à organização das sequências argumentativas presentes em sua estrutura. Quanto ao delineamento metodológico, este estudo caracterizou-se como pesquisa qualitativa, documental, descritiva e explicativa, indutiva e dedutiva. Os resultados da pesquisa demonstraram que: os elementos de coesão, em grande parte, são responsáveis pelo desenvonvimento da sequência argumentativa dos textos, haja vista que os processos de coesão se configuram como estratégias textualizadoras que refletem persuasivamente o propósito comunicativo do locutor. São essas escolhas, portanto, que orientam a produção de sentidos pelo interlocutor, conseguindo, muitas vezes, afetar sua forma de conceber tal objeto e sua compreensão.

Artigo de opinião;Coesão;Sequência argumentativa;Educação de Jovens Adultos
The present research, registered within the scope of Textual Linguistics, its general objective is to analyze opinion article texts written by students completing the final years of Elementary School in the EJA modality, in order to recognize the functioning of cohesion mechanisms in the structure of the argumentative sequence in these texts produced by them. To this end, it assumes the following specific objectives: identifying and describing the elements of cohesion present in these texts, observing their functioning in structuring the argumentative sequences that constitute them, and describing the argumentative sequences that constitute them. To achieve these objectives, the research was generally based on Textual Discourse Analysis (ATD), by Adam (2011; 2022), and authors such as Koch (2007, 2010, 2011), Dionísio, Machado and Bezerra (2010), Guimarães (2009), Antunes (2007), Marcuschi (2008), Passeggi, Oliveira (2001), Santos, Riche and Teixeira (2015), Chiappini (2004), Koch and Travaglia (2012), Fonseca (2020 ), Silva (2015; 2020) and among others that are mentioned in the present study. Our corpus consists of 06 (six) texts that were produced by students completing the final years of Elementary School in the EJA modality. They were analyzed in two aspects: regarding cohesion and regarding the organization of the argumentative sequences present in their structure. Regarding the methodological design, this study was characterized as qualitative, documentary, descriptive and explanatory, inductive and deductive research. The research results demonstrated that: the elements of cohesion, to a large extent, are responsible for the development of the argumentative sequence of the texts, given that the cohesion processes are configured as textualizing strategies that persuasively reflect the speaker's communicative purpose. It is these choices, therefore, that guide the production of meanings by the interlocutor, often managing to affect their way of conceiving such an object and its understanding.
Opinion article;Cohesion;Argumentative sequence;Youth and adult education
1
89
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO
O trabalho possui divulgação autorizada
DISSERTACAO_CARLIANA_DUTRA_assinado_assinado_assinado (1) - Carliana Moura.pdf

Contexto

ENSINO NA ESCOLA PÚBLICA
ENSINO DE LÍNGUAS E ARTES
A produção e a circulação de textos em plataformas digitais e a sua aplicação no ensino de línguas

Banca Examinadora

ANANIAS AGOSTINHO DA SILVA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
FRANCISCO VIEIRA DA SILVA Docente - PERMANENTE
MARIA GORETE PAULO TORRES Participante Externo
ANANIAS AGOSTINHO DA SILVA Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Não
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.10
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer