A presente pesquisa, inscrita no âmbito da Linguística Textual, tem o objetivo geral de analisar textos de artigo de opinião escritos por alunos concluintes dos anos finais do Ensino Fundamental da modalidade EJA, a fim de reconhecer o funcionamento de mecanismos de coesão na estrutura da sequência argumentativa nesses textos por eles produzidos. Para tanto, assume como objetivos específicos: identificar e descrever os elementos de coesão presentes nesses textos, observando o seu funcionamento na estruturação das sequências argumentativas deles constitutivas, e descrever as sequências argumentativas que os constituem. Para atingir esses objetivos, a pesquisa fundamentou-se, de modo geral, na Análise Textual dos Discursos (ATD), de Adam (2011; 2022), e em autores como Koch (2007, 2010, 2011), Dionísio, Machado e Bezerra (2010), Guimarães (2009), Antunes (2007), Marcuschi (2008), Passeggi, Oliveira (2001), Santos, Riche e Teixeira (2015), Chiappini (2004), Koch e Travaglia (2012), Fonseca (2020), Silva (2015; 2020) e entre outros que são citados no corpo textual do presente estudo. Nosso corpus, compõe-se de 06 (seis) textos que foram produzidos por alunos concluintes dos anos finais do Ensino Fundamental na modalidade EJA. Eles foram analisados em dois aspectos: quanto à coesão e quanto à organização das sequências argumentativas presentes em sua estrutura. Quanto ao delineamento metodológico, este estudo caracterizou-se como pesquisa qualitativa, documental, descritiva e explicativa, indutiva e dedutiva. Os resultados da pesquisa demonstraram que: os elementos de coesão, em grande parte, são responsáveis pelo desenvonvimento da sequência argumentativa dos textos, haja vista que os processos de coesão se configuram como estratégias textualizadoras que refletem persuasivamente o propósito comunicativo do locutor. São essas escolhas, portanto, que orientam a produção de sentidos pelo interlocutor, conseguindo, muitas vezes, afetar sua forma de conceber tal objeto e sua compreensão.