A presente dissertação, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT), explora a possibilidade de implementar uma nova abordagem para avaliar alunos durante o processo de ensino/aprendizagem, baseada na geração de dados de atuação discente por meio de questionários objetivos, comparando-os com um banco de dados armazenado em nuvem. O ProfEPT, voltado para a formação de mestres na área da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), busca articular práticas educativas com as demandas contemporâneas da sociedade e do mercado de trabalho. O objetivo desse trabalho é demonstrar o atingimento da competência na educação profissional e tecnológica (EPT), reduzir os impactos visuais no ambiente profissional de aprendizagem, promover memórias de um ambiente pedagógico mais leve e organizado visualmente e diminuir o tempo de resposta da avaliação no atingimento de competência discente ao que lhe foi proposto. Levou-se em consideração, obviamente, a abordagem da CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade, Ambiente) na avaliação em EPT, pois trata-se de uma pesquisa qualitativa, que teve início com o levantamento e revisão bibliográfica. O presente produto educacional, denominado EducaEPTech, é uma plataforma online de avaliação para cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Ele é acessado por meio de um QR Code e tem como principal finalidade a avaliação do desempenho discente e a demonstração do atingimento de competências profissionais. A plataforma utiliza questionários objetivos (checklist) que geram dados de atuação dos alunos, armazenando-os em um banco de dados na nuvem. A partir desses dados, são gerados dashboards dinâmicos, que possibilitam o acompanhamento do desempenho em tempo real, feedback imediato aos discentes e recuperação também imediata, se necessário. Ao promover a geração de dados em nuvem, o EducaEPTech busca reduzir impactos visuais nos ambientes de aprendizagem, promover memórias de um ambiente mais leve e organizado visualmente e reduzir o tempo de resposta da avaliação do atingimento das competências. Além disso, essa proposta representa uma inovação pedagógica, integrando a abordagem da CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente) ao processo avaliativo. Em seguida, os sujeitos de pesquisa avaliaram a ferramenta e responderam um questionário no Google Forms, compartilhando suas impressões sobre essa metodologia de avaliação. Os resultados mostraram opiniões uniformes e positivas ao uso da ferramenta tecnológica, pois para os docentes este método de avaliação trouxe rapidez e facilidade na identificação das dificuldades dos alunos, permitindo orientações imediatas, bem como, demostrou uma otimização no tempo dos docentes, que puderam oferecer acompanhamento individualizado para cada discente. Portanto, a abordagem foi analisada como, um processo educativo que demonstra uma formação mais eficaz e alinhada com as competências necessárias. Ela permite a demonstração individual de atingimento de competência em tempo real de aprendizagem durante o processo de avaliação, oferece oportunidades imediatas de recuperação ao identificar falhas no desenvolvimento de competências e promove um ambiente pedagógico mais leve e visualmente organizado.