• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
ENSINO (23002018071P6)
TORNAR-SE PROFESSOR(A) EM UMA COMUNIDADE QUILOMBOLA: formação docente e letramento racial
SARAH APOLIANA DA SILVA BANDEIRA
DISSERTAÇÃO
30/09/2024

Este trabalho é o resultado de uma pesquisa-formação interessada na reflexão sobre processos de formação continuada, nos quais é sempre possível repensarmos nossa prática como educadoras. Neste texto, assumi o lugar de professora-pesquisadora que se propôs a investigar as memórias e experiências formativas, por meio de conversas sobre vida-formação, de professoras que trabalham em uma escola em território quilombola. Dialoguei teoricamente com os estudos sobre letramento crítico racial, estrutura dos racismos aspectos da pedagogia. A metodologia foi a narrativa autobiográfica. Busquei compreender como professoras da Escola Municipal Nelson Borges Montenegro, localizada na comunidade quilombola de Picada, em Ipanguaçu/RN, representam, em narrativas autobiográficas, suas histórias de profissionalização e processos de formação docente, sobretudo no campo das relações étnico-raciais. A proposta da pesquisa não foi encontrar respostas prontas e acabadas sobre a formação das professoras, mas levantar questões importantes neste campo e relacioná-las à educação para as relações étnico-raciais. Este é um trabalho finito, cuja inconclusão significa que o sujeito está sempre em constante formação, por isso novos caminhos e perguntas continuarão a movimentar a ação pedagógica e a pesquisa. O texto defende a educação para as relações étnico-raciais na escola pública, através de experiências de aprendizagens que humanizam os sujeitos envolvidos.

Educação para as relações étnico-raciais;Percursos formativos;Narrativa autobiográfica;Vida-formação
This work is the result of training research interested in reflecting on continuing education processes, in which it is always possible to rethink our practice as educators. In this text, I took on the role of a teacher-researcher who set out to investigate the memories and formative experiences, through conversations about life and training, of teachers who work in a school in quilombola territory. I theoretically dialogued with studies on critical racial literacy, structure of racism, aspects of pedagogy. The methodology was the autobiographical narrative. I sought to understand how teachers from the Nelson Borges Montenegro Municipal School, located in the quilombola community of Picada, in Ipanguaçu/RN, represent, in autobiographical narratives, their stories of professionalization and teacher training processes, especially in the field of ethnic-racial relations. The purpose of the research was not to find ready-made answers about teacher training, but to raise important questions in this field and relate them to education for ethnic-racial relations. This is a finite work, whose inconclusiveness means that the subject is always in constant formation, so new paths and questions will continue to move pedagogical action and research. The text defends education for ethnic-racial relations in public schools, through learning experiences that humanize the subjects involved.
Education for ethnic-racial relations;Training paths;Autobiographical narrative;Life-formation
1
89
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação Sarah Apoliana da S. Bandeira.pdf

Contexto

ENSINO NA ESCOLA PÚBLICA
ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
-

Banca Examinadora

ELIANE ANSELMO DA SILVA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
RAONI BORGES BARBOSA Participante Externo
ELIANE ANSELMO DA SILVA Docente - PERMANENTE
GUILHERME PAIVA DE CARVALHO Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.13
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer