• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE
ENSINO (23002018071P6)
METODOLOGIAS DE ENSINO NO BRASIL E NA ESPANHA: Uma análise comparativa sobre como ensinar inglês
POLLYANA RAQUEL DE MORAIS ARCANJO
DISSERTAÇÃO
30/09/2024

O objetivo desta pesquisa é compreender como professores de língua inglesa conduzem o ensino do idioma no Brasil e na Espanha a partir de uma perspectiva teórica e metodológica. Para tanto, o estudo explora o discurso acadêmico dos professores de inglês, onde esses profissionais discutem como ensinar a língua em seus contextos específicos. O estudo baseia-se em pesquisas teóricas e metodológicas que descreveram práticas pedagógicas no contexto do ensino de inglês para falantes de português e espanhol como primeira língua, examinando como o ensino da língua tem sido implementado do ponto de vista teórico metodológico de acordo com resumos que descrevem práticas pedagógicas em sala de aula. Para a constituição do corpus, foram selecionados resumos tanto do Seminário Internacional de Professores de Língua Inglesa (SIABRALITEC) no Brasil (edições de 2018 e 2019) quanto da revista Odisséia, que discute o ensino de língua inglesa na Espanha. A seção de Fundamentação Teórica aborda conceitos essenciais para a pesquisa sobre o ensino de língua inglesa, destacando a importância de uma abordagem crítica e transgressora. Urzêda-Freitas (2012) argumenta que o ensino crítico deve engajar alunos e professores em reflexões sobre questões sociais, como raça, gênero e classe, indo além do foco puramente comunicativo. Fazenda (2012) e Yared (2008) discutem a interdisciplinaridade como um diálogo necessário entre disciplinas, enquanto Japiassu (1992) observa que essa abordagem pode gerar desconforto, mas é essencial para a inovação pedagógica. A transdisciplinaridade, conforme Morin et al. (1994) e Nicolescu (1999), propõe uma visão integrada do conhecimento, que considera as realidades sociais e cotidianas dos alunos. Através de uma análise teórica, utilizando a metodologia de pesquisa qualitativa, este estudo comparou as metodologias de ensino de inglês no Brasil e na Espanha, identificando diferenças e semelhanças nas práticas pedagógicas. No Brasil, o foco está nas habilidades de leitura e escrita, com adaptações do método de Gramática e Tradução. Já na Espanha, a ênfase é na oralidade, refletindo a maior mobilidade internacional e a necessidade de comunicação prática. Apesar das diferenças contextuais, ambos os países adotam um ecletismo metodológico, ajustando o ensino às necessidades dos alunos.

Ensino de língua inglesa;resumo acadêmico;metodologias de ensino
The aim of this research is to understand how English language teachers conduct language instruction in public schools in Brazil and Spain. To this end, the study explores the academic discourse of English teachers, where these professionals discuss how to teach the language in their specific contexts. The research is based on theoretical and methodological studies that describe pedagogical practices in the context of teaching English to speakers of Portuguese and Spanish as their first language, examining how language instruction has been implemented according to summaries that describe classroom pedagogical practices. For the constitution of the discursive corpus, examples from the genre of oral communication summaries were selected from two events: the International Seminar of English Language Teachers (SIABRALITEC) in Brazil (2018 and 2019 editions) and the journal Odisséia, which focuses on English language teaching in Spain. The section on Theoretical Foundation addresses essential concepts for research on English language teaching, highlighting the importance of a critical and transgressive approach. Urzêda-Freitas (2012) argues that critical teaching should engage students and teachers in reflections on social issues such as race, gender, and class, going beyond a purely communicative focus. Fazenda (2012) and Yared (2008) discuss interdisciplinarity as a necessary dialogue between disciplines, while Japiassu (1992) notes that this approach may generate discomfort but is essential for pedagogical innovation. Transdisciplinarity, according to Morin et al. (1994) and Nicolescu (1999), proposes an integrated view of knowledge that considers the social and everyday realities of students. Through applied analysis, using qualitative research methodology, this study compared English teaching methodologies in Brazil and Spain, identifying differences and similarities in pedagogical practices. In Brazil, the focus is on reading and writing skills, with adaptations of the Grammar and Translation method. In Spain, the emphasis is on oral skills, reflecting greater international mobility and the need for practical communication. Despite contextual differences, both countries adopt a methodological eclecticism, adjusting instruction to students needs.
English language teaching;academic summary;teaching methodologies
1
86
PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação Pollyana Arcanjo.pdf

Contexto

ENSINO NA ESCOLA PÚBLICA
ENSINO DE LÍNGUAS E ARTES
Análise dialógica dos discursos sobre práticas pedagógicas na escola pública

Banca Examinadora

SAMUEL DE CARVALHO LIMA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
SAMUEL DE CARVALHO LIMA Docente - PERMANENTE
MARIA LEIDIANE TAVARES FREITAS Participante Externo
ANANIAS AGOSTINHO DA SILVA Docente - PERMANENTE

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUNDAÇÃO DE APOIO À PESQUISA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - EDITAL 13/2022 - PROGRAMA RN DE QUALIFICAÇÃO ACADÊMICA INTERNACIONAL 6

Vínculo

-
-
-
Não
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.13
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer