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Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
CIÊNCIAS DA LINGUAGEM (23002018073P9)
A ADAPTAÇÃO FÍLMICA BIRD BOX E A TRADUÇÃO DO MONSTRO GÓTICO E DAS ANSIEDADES HUMANAS DO ROMANCE DE JOSH MALERMAN PARA O CINEMA NO SÉCULO XXI
COSMO JADSON ALVES LEITE
DISSERTAÇÃO
14/10/2024

O objetivo geral do trabalho foi analisar como a adaptação fílmica Bird Box traduz o monstro gótico e as ansiedades humanas do romance Caixa de Pássaros para o cinema no século XXI. Bird Box é um filme produzido pelo serviço de streaming Netflix, realizado como uma adaptação fílmica a partir do romance literário Caixa de Pássaros, do escritor estadunidense Josh Malerman, em 2014. O filme foi dirigido pela cineasta e diretora dinamarquesa Susanne Bier, em uma produção cinematográfica de 2018. O estudo foi conduzido através de duas bases teóricas, sendo elas: o estudo da literatura e do cinema góticos e do monstro gótico no século XXI; e a teoria da adaptação fílmica, que é compreendida como uma tradução, a tradução intersemiótica. A análise se valeu da abordagem qualitativa, através da discussão e investigação das duas obras utilizadas como corpus: Caixa de pássaros, o romance literário; e Bird Box, a adaptação fílmica da Netflix, tidas como objetos de estudo da pesquisa. Entre as tantas proposições a que se chegou o estudo, os elementos fílmicos permitiram que o monstro fosse traduzido de forma a se tornar mais perceptível para a audiência. Enquanto a obra literária deixa nas mãos do leitor o mistério da existência do monstro através dos diálogos, das descrições de momentos, dos pontos de vista, das suposições das personagens etc., a adaptação traz para a tela elementos que ajudam a ver melhor esse monstro, a deixá-lo mais tangível. Outrossim, acredita-se que o monstro de Caixa de Pássaros foi utilizado, de fato, como uma espécie de crítica à sociedade permeada pelas doenças mentais e pelos transtornos psicológicos. O background do gótico e do horror cósmico como teorias basilares do estudo também foi fundamental para entendermos como esse monstro surge e como ele se perfaz no desconhecido, no incognoscível. É um monstro cuja origem e intenção são desconhecidas. Seu caráter monstruoso surge do fato de ele representar ameaça para as personagens. A obra literária delimita bem essas questões, conseguindo evocar um ser ou criatura que desencadeia uma violência extrema simplesmente através do olhar; uma violência que desperta o desejo de morte. A tradução fílmica, por sua vez, ainda que não enquadre a criatura monstruosa em tela, acentuou-a por meio da utilização da sombra para representar o monstro, o close no olhar escurecido das personagens, os efeitos sonoros, e muitos outros elementos, que permitiram que o monstro fosse traduzido de forma a se tornar mais perceptível ou corpóreo para a audiência.

Caixa de Pássaros;Bird Box;monstro gótico;adaptação fílmica;cinema do século XXI
The general objective of this dissertation was to analyze how the film adaptation Bird Box translates the gothic monster and the human anxieties of the novel Bird Box into the 21st century cinema. Bird Box is a film produced by the streaming service Netflix as a film adaptation of the literary novel of the same name (In Brazil, Caixa de Pássaros), wrote by the American writer Josh Malerman, in 2014. The film was directed by the Danish filmmaker and director Susanne Bier, in a 2018 film production. The study was conducted through two theoretical foundations, which are: the study of gothic literature and cinema and the gothic monster in the 21st century; and the theory of filmic adaptation, which is understood as a translation, the intersemiotic translation. The analysis used a qualitative approach, through the discussion and investigation of the two works used as corpus: Caixa de Pássaros, the literary novel and brazilian portuguese translation; and Bird Box, the Netflix film adaptation, considered as objects of study in the research. Among the many propositions reached in the study, many filmic elements allowed the monster to be translated in such a way as to become more perceptible for the audience film. While the literary work leaves the mystery of the monster's existence in the hands of the reader through dialogues, descriptions of moments, points of view, characters assumptions, among other things, the adaptation brings elements to the screen that help us see better this monster, to make it more tangible. Furthermore, it is believed that the Bird Box monster was used, in fact, as a kind of criticism of a society permeated by mental illnesses and psychological disorders. The background of Gothic and cosmic horror as fundamentals theories of the study was also significant for us to understand how this monster arises and how it exists in the unknown, in the unknowable. It's a monster that we don't know where it came from, we don't know its intentions, we don't even know if it does what it does on purpose. Its monstrous character arises from the fact that it represents a threat to the characters. The literary work delimits these issues well, managing to evoke a creature that unleashes an extreme violence simply through looking; a violence that awakens the desire for death. The film translation, in turn, although it does not frame the monstrous creature on screen, accentuated it through the use of shadow to represent the monster, the close-up on the characters' darkened gaze, the sound effects, and many other elements, which allowed the monster to be translated in such a way as to become more perceptible or corporeal for the audience.
Caixa de Pássaros;Bird Box;gothic monster;filmic adaptation;21st century cinema.
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho não possui divulgação autorizada

Contexto

Linguagens e Sociedade
LITERATURA,CULTURA E REPRESENTAÇÃO
Filmes góticos do século XXI e suas intersemioses

Banca Examinadora

EMILIO SOARES RIBEIRO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
EMILIO SOARES RIBEIRO Docente - PERMANENTE
SUELLEN CORDOVIL DA SILVA Participante Externo
NATHALIA SORGON SCOTUZZI Participante Externo

Vínculo

-
-
-
Não
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