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Dados do Trabalhos de Conclusão

FACULDADE DE MEDICINA DE MARÍLIA
ENSINO EM SAÚDE (33029016001P4)
NÍVEIS DE ATIVIDADE FÍSICA E QUALIDADE DE VIDA DOS ACADÊMICOS DOS CURSOS DE ENFERMAGEM E MEDICINA
PAULO LUCIANO SGANZELLA
DISSERTAÇÃO
09/12/2024

RESUMO Sganzella PL. Níveis de atividade física e qualidade de vida dos acadêmicos dos cursos de enfermagem e medicina [dissertação]. Marília (SP): Faculdade de Medicina de Marília; 2024. Introdução: O ensino superior pode impactar negativamente sobre a Qualidade de Vida (QV) dos estudantes de Enfermagem e Medicina devido à intensa carga acadêmica e ao estresse. Fatores como apoio social, atividade física e o ambiente acadêmico são cruciais para a QV, com falta de tempo para lazer e exercícios agravando a saúde mental e física. Programas institucionais de promoção da saúde são essenciais para melhorar o bem-estar e a formação equilibrada desses alunos. Objetivo: Verificar a influência dos níveis de atividade física sobre os índices de Qualidade de Vida, de acadêmicos dos cursos de enfermagem e medicina. Método: Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo e transversal que avaliou a relação entre níveis de atividade física e QV entre estudantes de Medicina e Enfermagem. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da instituição e os participantes assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os dados foram coletados presencialmente por meio de questionários eletrônicos, abrangendo informações sociodemográficas, avaliação de atividade física utilizando o International Physical Activity Questionnaire (IPAQ) e análise da QV com o WHOQOL-bref. A amostra foi composta por 235 estudantes dos dois primeiros anos de Enfermagem e dos quatro primeiros anos de Medicina, selecionados por intencionalidade. A análise estatística incluiu testes de Qui-quadrado, Spearman e Anova-one-way, com nível de significância de 5%, utilizando o Software SPSS (versão 27.0). Para o cálculo do tamanho da amostra, foi utilizado o Software G*Power, estimando-se 235 elementos por estrato de comparação, considerando um tamanho de efeito grande e poder do estudo de 95%. Resultados: A relação entre níveis de atividade física e QV entre estudantes de Enfermagem e Medicina destaca que aqueles fisicamente mais ativos apresentaram melhores escores de QV. Isso evidencia a importância de manter um estilo de vida saudável durante a formação acadêmica, com impacto positivo não apenas na saúde física, mas também na mental, ajudando a mitigar o estresse e a ansiedade. No entanto, observou-se uma diferença significativa entre os cursos, com estudantes de Enfermagem relatando uma percepção menos positiva de QV. Conclusão: O estudo revelou que estudantes fisicamente mais ativos têm melhor QV, com desafios específicos entre os cursos de Medicina e Enfermagem. Destacou a necessidade de intervenções institucionais para promover hábitos saudáveis, reduzir o estresse acadêmico e melhorar a QV, reforçando o papel das instituições na formação de profissionais mais equilibrados e resilientes. .

qualidade de vida;exercício físico;estudantes de medicina;estudantes de enfermagem
Sganzella PL. Physical activity levels and quality of life of nursing and medicine students [dissertation]. Marília (Sao Paulo State): School of Medicine of Marília; 2024. Introduction: College attendance can negatively impact the quality of life (QL) of students of Nursing and Medicine schools due to the large academical workload and stress. Factors such as social support, physical activity and academical environment are crucial to the QL, with the lack of leisure time and exercises being responsible for worsening physical and mental health. Institutional wellness programs are essential to improve the wellbeing and the balanced formation of these students. Objective: To verify the physical activity influence on the Quality of Life of students of the nursing and medicine schools. Methodology: This is a quantitative, descriptive and cross-sectional study which evaluated the relationship between physical activity and the QL among Medicine and Nursing students. The research was approved by the institution’s Research Ethics Committee and the participants signed the Free and Informed Consent Form. The data was collected mainly through electronic questionnaires, including socio-demographic information, physical activity assessment utilizing the International Physical Activity Questionnaire (IPAQ) and the QL analysis with the WHOQOL-bref. The sample was 235 students from the two first years of the School of Nursing and from the first four years of the School of Medicine, selected based on intentionality. The statistical analysis included the Chi-square, Spearman and Anova-one-way tests, with the significance level of 5%, utilizing the Software SPSS (version 27.0). To determine the sample size, it was utilized the Software G*Power, estimating 235 elements by stratification comparison, considering a size of large effect and study power of 95%. Results: The relationship between the physical activity levels and the QL among Nursing and Medicine students highlight that the physically active students present better QL scores. This demonstrates the importance of maintaining a healthy lifestyle while under academical formation, with positive impacts not only on the physical, but also on the mental health, helping to mitigate stress and anxiety. Nevertheless, it was observed a significant difference between the results depending on the participants college degree, with the Nursing students reporting a less positive perception on the QL. Conclusion: The study revealed that the physically active students have better QL, with specific challenges for the School of Medicine and the School of Nursing. It highlighted the need of institutional interventions to promote healthy habits, reduce the academical stress and to improve the QL, reinforcing the institutions role in the formation of balanced and resilient professionals.
quality of life;exercise;medical students;nursing students.
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PORTUGUES
FACULDADE DE MEDICINA DE MARÍLIA
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação_Paulo_Sganzella_assinada.pdf

Contexto

ENSINO EM SAÚDE
ARTICULAÇÃO ENTRE O ENSINO E O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
Cuidado em saúde: estudos na perspectiva dos usuários, familiares e profissionais da saúde no desenvolvimento da atenção.

Banca Examinadora

DANIELLE ABDEL MASSIH PIO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
DANIEL PEREIRA COQUEIRO Participante Externo
OSNI LAZARO PINHEIRO Docente - PERMANENTE
DANIELLE ABDEL MASSIH PIO Docente - PERMANENTE

Vínculo

CLT
Empresa Privada
Empresas
Não

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
BANCA DE DEFESA_ PAULO LUCIANO SGANZELLA_NÍVEIS DE ATIVIDADE FÍSICA E QUALIDADE DE VIDA DOS ACADÊMICOS DOS CURSOS DE ENFERMAGEM E MEDICINA" TÉCNICA OUTRO
PROGRAMA “ATIVA FAMEMA: SAÚDE EM MOVIMENTO" TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
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Capes UFRN RNP
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  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.7
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

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