• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
EDUCAÇÃO (31018017010P0)
Educação Presencial
ESCOLAS DE REFERÊNCIA NACIONAL EM GESTÃO E AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
FATIMA DA SILVA BATISTA DE MENEZES
TESE
27/02/2014

O objetivo geral desta pesquisa consistiu em investigar de que maneira as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) contribuíram para a melhoria da gestão em três escolas premiadas, localizadas nos estados do Tocantins, Pernambuco e Mato Grosso do Sul. A hipótese norteadora da pesquisa foi de que a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação colaboraram para a melhoria da gestão em escolas premiadas nacionalmente, por meio do Prêmio de Gestão Escolar, iniciativa do CONSED e parceiros. O referencial teórico discutiu inicialmente o contexto de globalização e neoliberalismo (BAUMAN, 1999; MITTER, 2002) em articulação com a educação e gestão (OLIVEIRA, 2002; BALL, 2004) e as mudanças provocadas no cenário educacional brasileiro (ABRUCIO, 2007; PERONI, 2008). Em seguida abordou a presença da cibercultura na contemporaneidade (VIRILIO, 2002; LEMOS, 2004) e a presença das TIC na Educação e Gestão (PRETTO, 2002; HARGREAVES, 2004), como também as possibilidades de inclusão digital na escola (DEMO, 2001; CASTELLS; 2003). O estudo de natureza qualitativa foi conduzido por meio de observações, análise documental e entrevistas semiestruturadas, com a participação de nove gestores de TO, PE e MS. A relevância do estudo situa-se, particularmente, nas contribuições oferecidas em termos de subsídios para processos de transformação direcionados ao trabalho desenvolvido pelos gestores com relação às TIC. Dentre os resultados do estudo destacam-se: (a) no que diz respeito às dificuldades na implantação e utilização das TIC verificamos que a problemática das escolas se concentra em torno de carências na infraestrutura operacional (equipamentos e pessoal de apoio); (b) quanto à maneira como as TIC são utilizadas evidenciou-se a preocupação dos gestores de que as mesmas não sejam utilizadas na escola dissociadas do projeto pedagógico; (c) em relação à contribuição efetiva das TIC para a obtenção do prêmio revelaram que o seu grande diferencial na utilização das TIC é a maneira como são utilizadas no processo de ensino e na aprendizagem, destacando as potencialidades das mesmas como uma ação inovadora no cotidiano da escola e consequentemente contribuindo para a premiação.

Gestão Escolar. Tecnologias da Informação e Comunicação. Educação
The overall objective of this research was to investigate how the Information and Communication Technologies (TCI) have contributed to the improvement of management in three schools, located in the states of Tocantins, Pernambuco and Mato Grosso do Sul. The guiding hypothesis of the research was that the Information and Communication Technologies have contributed to the management in schools awardees nationally, through the Award of School Management, initiative of CONSED and partners.The theoretical framework discussed initially the context of globalization and neoliberalism (BAUMAN, 1999; MITTER, 2002) in conjunction with education and management (OLIVEIRA, 2002; BALL, 2004) and the changes caused on the educational scene brazilian (ABRUCIO, 2007; PERONI, 2008). Then addressed the presence of cyberculture in contemporaneity (VIRILIO, 2002; LEMOS, 2004) and the presence of TCI in Education and Management (PRETTO, 2002; HARGREAVES, 2004), as well as the possibilities of digital inclusion in school (DEMO, 2001; CASTELLS, 2003).The qualitative study was conducted by means of observations, documentary analysis and semi-structured interviews, with the participation of nine managers of TO, PE and MS. The relevance of the present study is located, particularly in contributions offered in terms of subsidies to transformation processes directed to the work developed by managers with regard to TCI.Among the results of the study are: (a) with regard to the difficulties in the deployment and use of TCI we have seen that the problem of schools focuses around shortcomings in operational infrastructure (equipment and support staff); (b) as to the manner in which TCI's are used evidenced-if the concern of managers that they are not used in the school separated from the pedagogic project;(C) in relation to the effective contribution of TCI to obtaining the prize revealed that your great differential in the use of TCI is the way they are used in the process of teaching in lifelong learning, highlighting the potential of the same as an innovative action in the daily school and consequently contributing to the award.
School Management. Information and Communication Technologies. Education
1
202
PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
O trabalho possui divulgação autorizada
FÁTIMA DA SILVA BATISTA tese doutorado.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO E CULTURA CONTEMPORÂNEA
POLÍTICAS, GESTÃO E FORMAÇÃO DE EDUCADORES - PGFE
EDUCAÇÃO, SUSTENTABILIDADE E GESTÃO DEMOCRÁTICA: AS POTENCIALIDADES NA ARTICULAÇÃO ENTRE OS ESPAÇOS FORMAIS DE ENSINO E OS ESPAÇOS NÃO ESCOLARES

Banca Examinadora

WANIA REGINA COUTINHO GONZALEZ
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
MONICA RABELLO DE CASTRO Docente - PERMANENTE
SONIA REGINA MENDES DOS SANTOS Participante Externo
INES FERREIRA DE SOUZA BRAGANCA Docente - COLABORADOR
DINAIR LEAL DA HORA Participante Externo

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS FILHO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - Mestrado e Doutorado - Cursos Emergentes 45

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.87.0
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer