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Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
URBANISMO (31001017103P1)
Educação Presencial
A FÁBRICA DE IMAGENS Rio de Janeiro: 1840-1870 O guia visual de Georges Leuzinger
LUIZA XAVIER PEREIRA
TESE
10/05/2024

Ao investigar a relação entre imagem e cidade, a presente tese enfoca o trabalho fotográfco da Casa Leuzinger sobre o Rio de Janeiro, produzido em meados do século XIX. Mais especifcamente, discute a ação de seu proprietário, Georges Leuzinger, em relação a seus contemporâneos que se dedicaram a “objetivar” e falar em textos e imagens sobre a cidade. Leuzinger é reconhecido atualmente como o responsável pelo o maior e mais relevante registro fotográfco de paisagem da então capital em cerca de 1860. O período estudado é tanto de intensas transformações nas morfologias urbanas de diversas capitais, quanto de transformações no que concerne a maneira de se olhar e pensar as cidades. Impõe-se nesse período a ideia que as diferentes nações possuem uma cidade que no plano local, é mais importante do que as demais e é capaz de emblematizar sua sociedade, seu povo e suas conquistas e seu lugar relativo no “ conjunto das nações”, através do que mostram seus monumentos. A construção da ideia do Rio de Janeiro como cidade-capital do jovem Império do Brasil é, assim, indissociável do discurso visual que a Casa Leuzinger produziu e divulgou. A pesquisa parte de discussões sobre a não neutralidade da imagem, em especial a partir de Jonathan Crary (1990) e Jacques Aumont (1991), bem como da visão sobre o estatuto de verdade da imagem fotográfca no período estudado. Tem-se como hipótese que o repertório fotográfco da Casa constrói um “guia visual” sobre o Rio de Janeiro, composto por enquadramentos particulares ao “olhar híbrido” que Leuzinger constitui ao longo de seus percursos pessoais e profssionais. Ao propor uma análise visual das imagens a partir de uma transversalidade de saberes sobre a cidade, busca-se discutir como Leuzinger teria apresentado a cidade-capital ao mundo e constituído uma certa memória visual sobre seus aspectos morfológicos.

Fotografa;Leuzinger;Urbanismo;Rio de Janeiro.
When investigating the relationship between image and city, this thesis focuses on the photographic work of Casa Leuzinger in Rio de Janeiro, produced in the mid-19th century. More specifcally, it examines the role of its proprietor, Georges Leuzinger, in relation to his contemporaries who sought to “objectify” and discuss the city through texts and images. Leuzinger is currently recognized as the creator of the most extensive and signifcant photographic record of the then-capital around 1860. The period under study is marked by profound transformations both in the urban morphologies of various capitals and in the ways cities were viewed and conceptualized. During this time, the idea emerged that each nation has a city which, locally, holds greater importance than others and serves as an emblem of its society, people, achievements, and its relative position within the “community of nations,” as refected through its monuments. The construction of Rio de Janeiro as the capital city of the young Empire of Brazil is thus inseparable from the visual discourse produced and disseminated by Casa Leuzinger. This research is grounded in discussions regarding the non-neutrality of images, particularly drawing on Jonathan Crary (1990) and Jacques Aumont (1991), as well as the perception of the photographic image’s truth status during the period in question. The hypothesis proposed is that Casa Leuzinger’s photographic repertoire constitutes a “visual guide” to Rio de Janeiro, shaped by specifc framings that refect the “hybrid gaze” Leuzinger developed throughout his personal and professional trajectories. By conducting a visual analysis of the images through a transversal approach to urban knowledge, this study seeks to discuss how Leuzinger presented the capital city to the world and contributed to the creation of a particular visual memory of its morphological aspects.
Photography;Leuzinger;Urbanism;Rio de Janeiro
1
290
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
O trabalho possui divulgação autorizada
Tese_LuizaXavierPereira_2024.pdf

Contexto

HISTORIA E TEORIA DO URBANISMO
HISTÓRIA DA CIDADE E DO URBANISMO
CRONOLOGIA DO PENSAMENTO URBANÍSTICO

Banca Examinadora

MARGARETH APARECIDA CAMPOS DA SILVA PEREIRA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
MARIA CRISTINA NASCENTES CABRAL Docente - PERMANENTE
LAURENT OLIVIER VIDAL Participante Externo
MARGARETH APARECIDA CAMPOS DA SILVA PEREIRA Docente - PERMANENTE
ANDREA DE LACERDA PESSOA BORDE Docente - PERMANENTE
JOAQUIM MARCAL FERREIRA DE ANDRADE Participante Externo

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Programa de Excelência Acadêmica 8

Vínculo

Colaborador
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim
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