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Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
URBANISMO (31001017103P1)
Educação Presencial
TRAUMAS URBANOS TRAUMATISMOS LOCAIS
AMELIE THERESE MADELEINE THOUVENY
DISSERTAÇÃO
28/06/2024

Este estudo aborda a falta de integração e adaptação local resultante da implementação de megainfraestruturas viárias em tecidos urbanos densos e consolidados. A pesquisa questiona o nível real de integração dessas estruturas na paisagem urbana, focando especialmente nos espaços remanescentes que decorrem dessas intervenções, que “rasgam” o território e se impõem sobre uma lógica territorial preexistente. Com estudos de caso localizados no Brasil (o Elevado Paulo de Frontin, no Rio de Janeiro, e o Elevado João Goulart, famoso “Minhocão”, em São Paulo) e na França (a chegada da “Autoroute A7”, em Marseille) e focando na microescala, consideramos que essas intervenções drásticas são qualificáveis como traumas urbanos e constituem catalisadores de traumatismos locais. A cicatriz urbana criada altera a aparência dos lugares e gera impactos rápidos e diretos sobre a composição do tecido social e cultural. Sendo um estudo comparativo entre três situações, sendo duas nacionais e uma internacional, esta pesquisa traça paralelos para analisar o fenômeno em diferentes contextos geográficos, políticos e sociais, destacando a natureza das infraestruturas estudadas e a época de construção como pontos principais de aproximação entre elas.

Megainfraestruturas viárias, Rasgos territoriais, Cicatriz urbana, Baixios de elevado, Espaços remanescentes, Traumas urbanos, Traumatismos locais.
Cette étude aborde le manque d’intégration et d’adaptation locale résultant de la mise en œuvre de méga-infrastructures routières dans des tissus urbains denses et consolidés. La recherche interroge le véritable niveau d’intégration de ces structures dans le paysage urbain, en se concentrant particulièrement sur les espaces résiduels qui découlent de ces intervention, qui “déchirent” le territoire et s’imposent sur une logique territoriale préexistante. À travers des études de cas situées au Brésil (le viaduc Paulo de Frontin, à Rio de Janeiro, et le viaduc João Goulart, célèbre “Minhocão”, à São Paulo) et en France (l’arrivée de l’Autoroute A7 à Marseille), et en se focalisant sur la microéchelle, nous considérons que ces interventions drastiques peuvent être qualifiées de traumatismes urbains et constituent des catalyseurs de traumatismes locaux. La cicatrice urbaine créée altère l’apparence des lieux et engendre des impacts rapides et directs sur la composition du tissu social et culturel. Étant une étude comparative entre trois situations internationales, cette recherche établit des parallèles pour analyser le phénomène dans différents contextes géographiques, politiques et sociaux, en soulignant la nature des infrastructures étudiées et l’époque de construction comme points principaux de rapprochement entre elles.
Méga-infrastructures routières, Déchirures territoriales, Cicatrice urbaine, Dessous de viaduc, Espaces résiduels, Traumas urbains, Traumatismes locaux.
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
O trabalho possui divulgação autorizada
Amélie Thérèse Madeleine Thouveny.pdf

Contexto

PROJETO URBANO
ESTRUTURA, MORFOLOGIA E PROJETO DO ESPAÇO URBANO
Singularidades e abrangência: mutações do projeto urbano contemporâneo

Banca Examinadora

DENISE BARCELLOS PINHEIRO MACHADO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
CAUE COSTA CAPILLE Docente - PERMANENTE
DENISE BARCELLOS PINHEIRO MACHADO Docente - PERMANENTE
PEDRO BARRETO DE MORAES Participante Externo

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Programa de Excelência Acadêmica 13

Vínculo

CLT
Empresa Privada
Ensino e Pesquisa
Sim
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