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Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
EDUCAÇÃO FÍSICA (30001013025P8)
Empreendedores sociais e Quase-grupos: Um estudo de caso no Departamento de Educação dos Jogos Rio 2016
DONALDSON RODRIGUES THOMPSON
TESE
20/12/2024

O Brasil recebeu, na cidade do Rio de Janeiro, a primeira edição da América do Sul dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Verão (Jogos Rio 2016). Ora, umas das obrigações do país anfitrião, é o desenvolvimento de um programa de Educação Olímpica (EO). São programas educacionais que contemplam um universo de premissas e objetivos do Movimento Olímpico (MO) nas cidades-sede. Tratamos, como contexto de uma iniciativa de EO institucionalizada desenvolvida pelo Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016, denominado “Transforma”. O programa foi desenvolvido e implementado pelo departamento de educação do Comitê Organizador dos Jogos entre os anos de 2013 e 2016. Buscando suprir a lacuna em continuum da pesquisa realizada por Kirst (2019), nosso objetivo investigativo caracteriza-se na dinâmica interna desta equipe constituinte, onde conceberam, geriram e implementaram o programa. Assim, empreendemos à identificação e discussão dos processos interpessoais no Transforma, ou seja, a forma e o modo como se dão as interações – sua estrutura, influência e construção - desses indivíduos nos seus objetivos, metas e soluções de problemas. Segundo Boissevain (1987), são os empreendedores sociais, em um contexto dinâmico, que se organizam e criam coalizões para que seus objetivos e metas coletivas e individuais sejam alcançados. O universo pesquisado se justifica por ser o maior - tanto em dimensões territoriais, como também em público participante - projeto de EO no Brasil. Isto posto, consiste em uma pesquisa de caráter qualitativo, de tipo ex-post facto, com delineamento de estudo de caso. A amostra abarca sujeitos integrantes da equipe de educação Jogos Rio 2016. O recorte temporal é de 2013 a 2016, pois foi a duração do programa. Os dados foram coletados por meio de entrevistas do tipo ‘elite’. Em suma, os dados sugerem pistas de uma relação significativa dos sujeitos da equipe nas metas e objetivos do programa. Concluímos que a equipe se enquadra como quase-grupo e o Vanderson Berbat se configura como ego deste quase-grupo. Com efeito, os dados apontam a equipe constituinte como ponto focal e elemento singular na criação e implantação da proposta de EO dos Jogos Rio 2016. Além das suas multisingularidades enquanto sujeitos, outras variáveis intervenientes influem no programa: as políticas nacionais, os recursos humanos, o financiamento, o cenário político (macro e microeconômico) e as próprias diretrizes do COI.

Programa Transforma;Educação Olímpica;Ego
Brazil hosted, in the city of Rio de Janeiro, the first South American edition of the Summer Olympic and Paralympic Games (Games Rio 2016). Now, one of the country's hosted obligations is the development of an Olympic Education (OE) program. These are educational programs that cover a universe of goals and objectives of the Olympic Movement (MO) in the host cities. We treat, as a context, an institutionalized EO initiative developed by the Organizing Committee of the Rio 2016 Games, called “Transforma”. The program was developed and implemented by the education department of the Games Organizing Committee between 2013 and 2016. Seeking to fill the gap in the continuum of research carried out by Kirst (2019), our investigative objective is to characterize the internal dynamics of this constituent team, where they conceived, managed and implemented the Transformation. Thus, we undertook to identify and discuss interpersonal processes in Transforma, that is, the form and way in which interactions occur - their structure, influence and construction - these individuals in their objectives, goals and problem solutions. According to Boissevain (1987), it is social entrepreneurs, in a dynamic context, who organize themselves and create coalitions so that their collective and individual objectives and goals are achieved. The universe researched is justified because it is the largest - both in territorial dimensions and also in terms of participating public - EO project in Brazil. That said, it consists of qualitative research, ex-post facto, with a case study design. The sample includes subjects who are members of the Rio 2016 Games education team. The time frame is from 2013 to 2016, as this was the duration of the program. Data was collected through ‘elite’ interviews. In short, the data suggest clues of a significant relationship between the team's subjects and the program's goals and objectives. We conclude that the team is classified as a quasi-group and Vanderson Berbat is configured as the (ego) of this quasi-group. In effect, the data points to the constituent team as a focal point and singular element in the creation and implementation of the EO proposal for the Rio 2016 Games. In addition to their multi-singularities as subjects, other intervening variables influence the program: national policies, human resources, financing, the political scenario (macro and microeconomic) and the IOC guidelines themselves.
Transforma Program;Olympic Education;Ego
0
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
O trabalho possui divulgação autorizada
Tese - Donaldson Rodrigues Thompson.pdf

Contexto

ESTUDOS PEDAGÓGICOS E SÓCIO-CULTURAIS DA EDUCAÇÃO FÍSICA
ESTUDOS HISTÓRICOS E SOCIOCULTURAIS DA EDUCAÇÃO FÍSICA, ESPORTE, LAZER E SAÚDE
Valores em jogo: esporte, valores e inclusão social

Banca Examinadora

OTÁVIO GUIMARAES TAVARES DA SILVA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
LIANA ABRAO ROMERA Docente - PERMANENTE
OTÁVIO GUIMARAES TAVARES DA SILVA Docente - PERMANENTE
DOIARA SILVA DOS SANTOS Participante Externo
FLAVIO VALDIR KIRST Egresso - Doutorado
ADRIANO LOPES DE SOUZA Egresso - Doutorado

Vínculo

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Sim
Plataforma Sucupira
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