• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
EDUCAÇÃO (31001017001P4)
PERCURSOS FORMATIVOS ENTRE SABERESFAZERES NAS NARRATIVAS DAS PROFESSORAS NOS ESPAÇOS DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL (EDIs) DA PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
ERICA DA SILVA TEIXEIRA FERREIRA
DISSERTAÇÃO
12/07/2024

Esta dissertação origina-se da pesquisa de mestrado realizada com professoras de Educação Infantil que atuam na Secretaria Municipal de Educação carioca. Trata-se de um trabalho ancorado junto ao campo das pesquisas nosdoscom os cotidianos escolares, pois considera ser este um caminho fértil para pensar a formação das professoras da primeira infância. Seu objetivo principal é refletir a respeito do que sabem e fazem professoras de um Espaço de Desenvolvimento Infantil da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro propondo um convite à reflexão sobre como a formação coletiva e cotidiana atravessa e se manifesta em saberes e práticas docentes no cenário da Educação Infantil. A pesquisa se desenvolve epistemopolíticometodologicamente a partir de rodas de conversa onde as professoras compartilham os caminhos/itinerários percorridos em suas diversas experiências de vidaformação e suas práticas no cotidiano da docência entendendo que os processos formativos dos sujeitos não estão restritos à academia ou a outros espaços organizados. Este trabalho defende o não desperdício da experiência valorizando os conhecimentos produzidos pelos sujeitos da escola em contraposição a invisibilização de saberes e práticas cotidianas de valor imensurável. Para isso, considera os saberesfazeres narrados pelas vozes professoras e reflete sobre a formação docente como um processo autoformativo, intencional e desejoso, permeado pelas múltiplas experiências que são vivenciadas ao longo de toda a existência. Apresenta ainda a ideia de pesquisa (trans)formação como uma experiência existencial contínua, singularsocial e relacional ancorada ao conceito de pesquisaformação. Traz um breve panorama da Educação Infantil no Brasil e na cidade do Rio de Janeiro tomando como marco o movimento de transferência da administração das creches da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social para a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. A pesquisa dialoga com autores do campo da Educação Infantil para pensar os desafios da formação de Professoras da Educação Infantil, abrangendo as especificidades e particularidades da educação de bebês, crianças muito pequenas e crianças pequenas.

Educação Infantil;Formação Docente;Pesquisa Narrativa;Cotidianos Escolares
This dissertation originates from master's research carried out with Early Childhood Education teachers who work at the Rio Municipal Department of Education. This is work anchored in the field of research in everyday school life, as it considers this to be a fertile path to thinking about the training of early childhood teachers. Its main objective is to reflect on what teachers in a Child Development Space of the City of Rio de Janeiro know and do, proposing an invitation to reflect on how collective and daily training crosses and manifests itself in knowledge and teaching practices in the scenario of Early Childhood Education. The research develops epistemopoliticalmethodologically based on conversation circles where teachers share the paths/itineraries taken in their diverse life-education experiences and their practices in the daily teaching, understanding that the subjects' formative processes are not restricted to academia or others. organized spaces. This work defends the non-waste of experience, valuing the knowledge produced by school subjects as opposed to the invisibilization of everyday knowledge and practices of immeasurable value. To this end, it considers the know-how narrated by teacher voices and reflects on teacher training as a self-formative, intentional and desirous process, permeated by the multiple experiences that are experienced throughout life. It also presents the idea of (trans)formation research as a continuous, singular, social and relational existential experience anchored to the concept of research-formation. It provides a brief overview of Early Childhood Education in Brazil and in the city of Rio de Janeiro, taking as a milestone the movement to transfer the administration of daycare centers from the Municipal Secretariat of Social Development to the Municipal Secretariat of Education of Rio de Janeiro. The research dialogues with authors in the field of Early Childhood Education to think about the challenges of training early childhood educators, covering the specificities and particularities of educating babies, very young children and young children.
Early Childhood Education;Teacher Training;Narrative Research;School Daily Life
133
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação - Erica da Silva Teixeira Ferreira.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO
FORMAÇÃO DOCENTE, LINGUAGENS E SUBJETIVIDADE
Conversas entre professores:alteridades e singularidades - ConPAS

Banca Examinadora

GRACA REGINA FRANCO DA SILVA REIS
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
VIRGINIA CECILIA DA ROCHA LOUZADA Participante Externo
GRACA REGINA FRANCO DA SILVA REIS Docente - PERMANENTE
DANIELA DE OLIVEIRA GUIMARAES Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.10
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer