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Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
PLANEJAMENTO E DINÂMICAS TERRITORIAIS NO SEMIÁRIDO (23002018070P0)
O MODELO DE ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL DO ESTADO DA PARAÍBA: O CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO E SUAS IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO ESCOLAR NA REGIÃO DE SOUSA/PB
FRANCISCO CARLOS FILHO
DISSERTAÇÃO
13/12/2024

A educação faz parte da evolução da sociedade, transformando os sujeitos e proporcionando a formação de competências e habilidades essenciais à construção social. O ambiente educativo deve, em sua centralidade, focar no pleno desenvolvimento dos indivíduos, de modo que estes possam exercer ativamente seus papéis sociais. A educação é fundamental para a sociedade contemporânea, pois a partir dessa política pública é possível desenvolver a cidadania. O objetivo desta pesquisa é analisar o modelo de escola cidadã integral do estado da Paraíba através de uma construção histórica da educação brasileira, numa perspectiva de educação integral e da escola em tempo integral, observando os diversos parâmetros, planos, programas e leis educacionais que preveem este modelo de ensino para a educação pública nacional. A proposta tem como plano de trabalho a análise das políticas públicas educacionais, da Constituição Federal ao planejamento, implantação e execução de ações e estratégias voltadas ao desenvolvimento da educação nacional, o que culminou na criação da Escola em tempo integral da Paraíba, especialmente no Ensino Médio. Para tanto, como metodologia, utilizou-se a abordagem qualitativa, e a Análise de Conteúdo (AC) de Bardin (2011) como técnica de pesquisa, cuja estruturação ocorre em três fases: 1) pré-análise; 2) exploração do material, categorização ou codificação; e 3) tratamento dos resultados, inferências e interpretação (Bardin, 2011), com caráter descritivo e exploratório. Isso porque o intento é buscar aumentar o conhecimento sobre o objeto problema de pesquisa a partir de uma proximidade desenvolvida durante o estudo, de modo que o investigador parte de uma hipótese e obtém informações e resultados sobre a realidade estudada (Triviños, 1987), realizando um diagnóstico e a análise de uma determinada situação e propondo mudanças que resultem num aprimoramento das práticas analisadas (Severino, 2007). Como resultados, foi possível reconhecer os esforços, as ações e estratégias do Estado para promover uma educação pública integral e em tempo integral, considerando o Plano Nacional de Educação (PNE I e II), em especial o programa de escola em tempo integral do Estado da Paraíba, observando as nuances do modelo e seu currículo, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a parte diversificada, além de refletir e discutir sobre essa política pública e seus pontos positivos e negativos, no sentido de apresentar e caracterizar o modelo de escola cidadã integral como um todo. Como conclusão, portanto, entende-se que houve avanço por parte dessa respectiva política pública educacional, embora ainda seja necessário percorrer uma longa jornada para a universalização e melhorias na educação integral e construção de um modelo de escola em tempo integral.

Educação;Escola em Tempo Integral;Currículo;Políticas Públicas.
Education is part of the construction of societies, transforming individuals and providing them with the development of essential skills and abilities for social construction. The educational environment should, in its centrality, focus on the full development of individuals, so that they can actively exercise their social role. Education is fundamental for contemporary society, because from this public policy it will be possible to develop citizenship. The objective is to analyze the model of full-time citizen school in the state of Paraíba, through a historical construction of Brazilian education, from the perspective of full-time education and full-time school, observing the various parameters, plans, programs and educational laws that provide for this teaching model for national public education, observing public educational policies, from the Federal Constitution to the planning, implementation and execution of actions and strategies aimed at the development of national education, which led to the creation of the Full- Time School in Paraíba, especially in High School. To this end, the qualitative approach was used as methodology, using Bardin's Content Analysis (CA) as a research technique (2011), defended by being structured in three phases: 1) pre-analysis; 2) exploration of the material, categorization or coding; 3) treatment of results, inferences and interpretation (Bardin, 2011), with a descriptive and exploratory character, as it seeks to increase knowledge about the object- problem from a proximity developed during the study, so that the researcher starts from a hypothesis and obtains information and results about the reality studied (Triviños, 1987), carrying out a diagnosis and analysis of a given situation, proposing changes that lead to an improvement of the practices analyzed (Severino, 2007). It was possible to recognize the efforts, actions and strategies of the State to promote comprehensive and full-time public education, considering the National Education Plan (PNE I and II), in particular, the full-time school program of the State of Paraíba, observing the nuances of the model and its curriculum, taking into account the National Common Curricular Base (BNCC) and the diversified part, reflecting and discussing this public policy and its positive and negative points, presenting and characterizing the model of comprehensive citizen school as a whole. We conclude, therefore, that there was progress on the part of this respective public educational policy, but it is necessary to go a long way towards universalization and improvements in comprehensive education and for the construction of a full-time school model.
Education;Full-Time School;Curriculum;Public Policies
01
102
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho não possui divulgação autorizada

Contexto

Território do Semiárido
PLANEJAMENTO, TERRITORIOS E POLITICAS PUBLICAS
ESTADO, TERRITÓRIO E POLÍTICAS PÚBLICAS - FASE II

Banca Examinadora

CICERO NILTON MOREIRA DA SILVA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
CICERO NILTON MOREIRA DA SILVA Docente - PERMANENTE
TEREZA SANDRA LOIOLA VASCONCELOS Participante Externo
MARIA LOSANGELA MARTINS DE SOUSA Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Não
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
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  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.2
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