• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
ENSINO (23002018071P6)
O ENSINO DE TEATRO MUSICAL: UMA PROPOSTA DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA PARA O ESPAÇO ESCOLAR
VALTER CARLOS DE MENEZES
DISSERTAÇÃO
30/09/2024

O Teatro Musical é um gênero artístico que, desde o século XIX, vem crescendo no contexto brasileiro enquanto prática artística apreciada nos palcos. Entretanto nas últimas duas décadas pesquisadores como Santa Rosa (2006;2012), Freitas (2013;2015), Machado (2017) e outros brasileiros vêm mostrando que tal prática também pode ser pedagógica e que transforma o ensino-aprendizagem onde é inserida, também promove reais mudanças nos alunos e alunas que participam, em aspectos sociais, emocionais, artísticos e diversos outros. Este escrito acadêmico reconhecendo esse desenvolvimento do Teatro Musical nos espaços de ensino, tomou com questão principal da pesquisa a seguinte pergunta: como o Teatro Musical pode contribuir com a inovação pedagógica no ambiente escolar? Para desenvolvermos o conhecimento e obtermos repostas a pergunta, delineamos o seguinte objetivo: compreender como a prática do Teatro Musical pode provocar a inovação pedagógica no IFRN – campus Mossoró. No decorrer deste trabalho conceituaremos a Inovação Pedagógica e em seguida apresentaremos o Teatro Musical enquanto objeto para esta pesquisa, compreendendo desde o seu surgimento, bem como as diferenças entre os contextos profissionais e pedagógicos que possa ser desenvolvido. A metodologia empregada nesta pesquisa é a pesquisa-ação, a qual realizou uma investigação em campo, de forma participante no grupo de Teatro Andaluz do Instituto do Federal do Rio Grande do Norte. Logo para coletar dados foram usados os instrumentos: diário de campo, gravações de vídeo e áudio durante todo o processo, questionários e entrevistas. Também em virtude da metodologia, sempre se fez presente o planejamento-ação-reflexão, característica comum na pesquisa-ação que ocorre de forma cíclica a cada encontro com o campo empírico. Entre os resultados alcançados através desta pesquisa destacamos que a experiência implicou nas percepções e práticas dos alunos em suas apresentações artísticas escolares, no socioemocional, no currículo e no pedagógico para os professores.

Teatro Musical;Inovação Pedagógica;Educação Musical;Interdisciplinaridade;protagonismo juvenil
Musical theater is an artistic genre that has been growing in Brazil since the 19th century as an artistic practice enjoyed on stage. However, in the last two decades, researchers such as Santa Rosa (2006;2012), Freitas (2013;2015), Machado (2017) and other Brazilians have been showing that this practice can also be pedagogical and that it transforms teaching and learning where it is inserted, as well as promoting real changes in the students who take part, in social, emotional, artistic and various other aspects. This academic writing, recognizing this development of Musical Theatre in teaching spaces, took as its main research question the following question: how can Musical Theatre contribute to pedagogical innovation in the school environment? In order to develop our knowledge and obtain answers to this question, we set ourselves the following objective: to understand how the practice of Musical Theatre can bring about pedagogical innovation at the IFRN - Mossoró campus. Throughout this work we will conceptualize Pedagogical Innovation and then present Musical Theatre as the object of this research, understanding its emergence, as well as the differences between the professional and pedagogical contexts in which it can be developed. The methodology used in this research is action research, which carried out an investigation in the field, as a participant in the Andalusian Theater group at the Federal Institute of Rio Grande do Norte. The following instruments were used to collect data: field diary, video and audio recordings throughout the process, questionnaires and interviews. The methodology also involved planning-action-reflection, a common feature of action research, which takes place cyclically at each encounter with the empirical field. Among the results achieved through this research, we highlight the fact that the experience had an impact on the students' perceptions and practices in their artistic school performances, on the socio-emotional, curriculum and pedagogical aspects for the teachers.
Musical Theater;Pedagogical Innovation;Music Education;Interdisciplinarity;Youth protagonism
1
104
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação Valter Carlos de Menezes.pdf

Contexto

ENSINO NA ESCOLA PÚBLICA
ENSINO DE LÍNGUAS E ARTES
-

Banca Examinadora

GIANN MENDES RIBEIRO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
MARIA MARGARITA VILLEGAS GRATEROL Docente - COLABORADOR
GIANN MENDES RIBEIRO Docente - PERMANENTE
FABIO ALEXANDRE ARAUJO DOS SANTOS Participante Externo

Vínculo

Colaborador
Outros
Ensino e Pesquisa
Não
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.13
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer