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UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
Estudos Linguísticos (28002016012P3)
LEITURA ARGUMENTATIVA NO ENSINO DE ARGUMENTAÇÃO COMO PRÁTICA SOCIAL: PROPOSTA DE ELABORAÇÃO DE UM MÓDULO DIDÁTICO PARA O ENSINO MÉDIO
LUIZA EXDRA CARNEIRO
DISSERTAÇÃO
28/05/2024

O ensino da redação dissertativa se tornou prática hegemônica na escola desde a obrigatoriedade da prova de redação nos exames vestibulares, imposta pelo Decreto Presidencial no 79.298 de 24/02/1977, e se consolidou com o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Nas aulas de língua portuguesa da Educação Básica brasileira, tal prática relegou o ensino da argumentação aos aspectos gramático-textuais da redação dissertativa e negligenciou o ato de argumentar (Azevedo, 2015; Vidon, 2018; Piris, 2020), limitando o desenvolvimento das capacidades argumentativas dos estudantes (Azevedo, 2013; 2016). Diante desse problema, propomo-nos a produzir subsídios para atender a competência geral número 7 da Base Nacional Comum Curricular e a contribuir com uma proposta de ensino de leitura argumentativa no âmbito da argumentação como prática social de linguagem, com a finalidade de propiciar ao estudante a oportunidade de posicionar-se de maneira crítica e autônoma perante situações que o desafiem a defender e negociar pontos de vista com base em informações seguras, éticas e cientificamente balizadas, e com respeito ao meio ambiente e aos direitos humanos. Assim, nesta pesquisa, envidamos esforços para compreender de que maneira podemos produzir atividades de leitura argumentativa que possam contribuir para o ensino da argumentação e favorecer o desenvolvimento das capacidades argumentativas de estudantes de ensino médio. Para tanto, nosso objetivo geral é compreender como a produção de um módulo didático de leitura argumentativa contribui para o aprimoramento das estratégias de leitura e escrita nas aulas de Língua Portuguesa. A metodologia de nossa pesquisa se caracteriza como bibliográfica, teórica e propositiva, pois visa a (1) discutir quais critérios poderiam ser adotados para o ensino da argumentação como prática de linguagem que ultrapasse o modelo hegemônico do ensino da redação dissertativa, bem como (2) apresentar uma proposta de ensino especificamente dirigida à leitura argumentativa. A fundamentação teórica mobiliza (1) os postulados dos letramentos sociais de Street (2006; 2014 [1995]) e Kleiman (2005; 2007; 2008; 2014 [1995]), (2) o ideário da educação emancipadora de Freire (2021 [1996]) e do ensino da argumentação emancipadora de Azevedo e Piris (2023), (3) o ensino da argumentação como prática social de linguagem de Azevedo e Tinoco (2019) e Piris (2021) e (4) a concepção de leitura argumentativa desenvolvida por Grácio (2013), Azevedo, Reis e Monte (2021) e Azevedo, Santos, Calhau, Leal e Piris (2023), (5) a concepção de gênero discursivo de Bakhtin (2022 [2016]). A proposta de ensino de argumentação como prática social é realizada com base nos princípios de elaboração do módulo didático, conforme orientam Azevedo e Freitag (2020).

Leitura argumentativa;Ensino de argumentação;Prática social discursiva;Módulo didático.
The teaching of essay writing has become a hegemonic practice in schools since the mandatory writing test in the entrance exams, imposed by Presidential Decree No. 79,298 of 02/24/1977, and was consolidated with the National High School Exam (ENEM). In Portuguese language classes in Brazilian Basic Education, this practice relegated the teaching of argumentation to the grammatical-textual aspects of essay writing and neglected the act of arguing (Azevedo, 2015; Vidon, 2018; Piris, 2020), limiting the development of students' argumentative skills (Azevedo, 2013; 2016). Faced with this problem, we propose to produce subsidies to meet the general competence number 7 of the National Common Curricular Base in Brazil and to contribute with a proposal for teaching argumentative reading in the context of argumentation as a social practice of language, in order to provide the student with the opportunity to position himself in a critical and autonomous way in situations that challenge him to defend and negotiate points of view based on reliable information. ethical and scientifically based, and with respect for the environment and human rights. Thus, in this research, we make efforts to understand how we can produce argumentative reading activities that can contribute to the teaching of argumentation and favor the development of argumentative skills of high school students. To this end, our general objective is to understand how the production of a didactic module of argumentative reading contributes to the improvement of reading and writing strategies in Portuguese language classes. The methodology of our research is characterized as bibliographic, theoretical and propositional, as it aims to (1) discuss what criteria could be adopted for the teaching of argumentation as a language practice that goes beyond the hegemonic model of teaching essay writing, as well as (2) to present a teaching proposal specifically directed to argumentative reading. The theoretical foundation mobilizes (1) the postulates of social literacies of Street (2006; 2014 [1995]) and Kleiman (2005; 2007; 2008; 2014 [1995]), (2) the ideals of emancipatory education of Freire (2021 [1996]) and the teaching of emancipatory argumentation of Azevedo and Piris (2023), (3) the teaching of argumentation as a social practice of language by Azevedo and Tinoco (2019) and Piris (2021) and (4) the conception of argumentative reading developed by Grácio (2013), Azevedo, Reis and Monte (2021) and Azevedo, Santos, Calhau, Leal and Piris (2023), (5) Bakhtin's conception of discursive genre (2022 [2016]). The proposal for teaching argumentation as a social practice is based on the principles of elaboration of the didactic module, as guided by Azevedo and Freitag (2020).
Argumentative reading;Teaching argumentation;Discursive social practice;Didactic module.
1
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
O trabalho possui divulgação autorizada
DISSERTAÇÃO_FICHACATALOGRÁFICA_CONCLUÍDA_19_07_24.pdf

Contexto

LINGUAGEM E SOCIEDADE
PRÁTICAS TEXTUAIS E DISCURSIVAS
Contribuições para o processo de ensino-aprendizagem da argumentação como prática de linguagem no ensino de português como língua materna e como língua adicional

Banca Examinadora

EDUARDO LOPES PIRIS
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
EDUARDO LOPES PIRIS Docente - PERMANENTE
URSULA CUNHA ANECLETO Docente - PERMANENTE
THAIS NASCIMENTO SANTANA SANTOS Participante Externo

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
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