• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
Estudos Linguísticos (28002016012P3)
UMA ARQUEOGENEALOGIA DO PROJETO LEIA MULHERES: LEITURA, RESISTÊNCIA E PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES
MAYANE SANTOS AMORIM
TESE
27/05/2024

Esta tese tem por objetivo geral investigar o modo de constituição do projeto Leia Mulheres, com atenção aos discursos sobre a leitura, sobre a mulher leitora e mulher autora, considerando suas condições de emergência/resistência e suas modalidades do saber (práticas arqueológicas) e do poder (práticas genealógicas). Para tanto, procedemos a uma análise de discursos de e discursos sobre o Leia Mulheres, isto é, os enunciados provenientes das publicações nas redes sociais do grupo Leia Mulheres Feira de Santana e do site do Leia Mulheres (grupo central), como também enunciados sobre o Projeto, provenientes de sua repercussão em outros meios e instituições de sua circulação social, como jornais de circulação nacional e blogs, atentando para as relações de saber/poder que o atravessam. Este estudo ancora-se teórica e metodologicamente na perspectiva dos Estudos Discursivos Foucaultianos, que se pauta no método arquegenealógico, o qual nos dá o aporte necessário para discutir as relações entre sujeito, discurso, saber e poder e produção de subjetividades, a partir de uma acepção de discurso enquanto prática constituída historicamente. Verificamos que a prática da leitura de textos de autoria feminina, no âmbito do Leia Mulheres, representa um ato de resistência, uma prática de liberdade ética, tendo em vista que, por sua própria condição de discurso, modifica o modo de ser das sujeitas, a forma como fazem a experiência de si mesmas e de como se relacionam com os outros.

Leitura;Leia Mulheres;Análise de discurso;Resistência;Arqueogenealogia.
The general aim of this thesis is to investigate the way in which the Leia Mulheres project is constituted, with attention to the discourses on reading, women readers and woman authors, considering their conditions of emergence/resistance and their modalities of knowledge (archaeological practices) and power (genealogical practices). To do this, we analyzed the discourses of and discourses about Leia Mulheres, i.e. the statements coming from the publications on the social networks of the Leia Mulheres Feira de Santana group and the Leia Mulheres website (central group), as well as statements about the Project, coming from its repercussions in other media and institutions of its social circulation, such as national newspapers and blogs, paying attention to the relations of knowledge/power that run through it. This study is anchored theoretically and methodologically in the perspective of Foucaultianos Discursive Studies, which is based on the archegenealogical method, which gives us the necessary support to discuss the relationships between subject, discourse, knowledge and power and the production of subjectivities, based on a sense of discourse as a historically constituted practice. We found that the practice of reading texts by women, within the scope of Leia Mulheres, represents an act of resistance, a practice of ethical freedom, given that, by its very nature as a discourse, it modifies the subjects' way of being, the way they experience themselves and how they relate to others.
Reading;Leia Mulheres;Discourse analysis;Resistance;Archeogenealogy.
1
179
PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
O trabalho possui divulgação autorizada
TESE MAYANE AMORIM.pdf

Contexto

LINGUAGEM E SOCIEDADE
PRÁTICAS TEXTUAIS E DISCURSIVAS
MODALIDADES DO SABER/PODER EM PRÁTICAS DE LEITURA

Banca Examinadora

CARLA LUZIA CARNEIRO BORGES
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
CARLA LUZIA CARNEIRO BORGES Docente - PERMANENTE
PALMIRA VIRGINIA BAHIA HEINE ALVAREZ Docente - PERMANENTE
URSULA CUNHA ANECLETO Docente - PERMANENTE
MARIA REGINA BARACUHY LEITE Participante Externo

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.8
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer