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UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
Estudos Linguísticos (28002016012P3)
A ARGUMENTAÇÃO E O LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS DO ENSINO MÉDIO: ANÁLISE DE ATIVIDADES DE PRODUÇÃO TEXTUAL DA COLEÇÃO ESTAÇÕES, APROVADA NO PNLD/2021
ESIEL RODRIGUES DA SILVA
DISSERTAÇÃO
23/09/2024

A pesquisa intitulada A argumentação e o livro didático de português do Ensino Médio: análise de atividades de produção textual da coleção Estações, aprovada no PNLD/2021 analisa a proposta de ensino de argumentação do referido material didático a partir das atividades de produção textual em torno da argumentação. O objetivo geral da pesquisa consiste em analisar tais atividades a fim de perceber marcas da teoria da argumentação como prática social de linguagem. A pesquisa concentra-se na análise detalhada das atividades supracitadas com base em critérios específicos e para uma finalidade específica: estudar o livro didático à luz da teoria de argumentação elaborada por Piris (2021). Dentre as principais noções operatórias dessa perspectiva teórica, destaca-se o modelo dialogal de argumentação proposto por Plantin (2008), em que a argumentação somente acontece em uma situação comunicativa em que os argumentadores praticam os atos argumentativos de propor, opor-se e duvidar. Sob essa ótica, a situação argumentativa é definida como um confrontamento de discursos em torno de uma questão argumentativa, como possibilidades de resposta a uma mesma pergunta. Para examinar as estratégias argumentativas no material didático, a teoria recorre às contribuições da Nova Retórica, de Perelman e Olbrechts-Tyteca (2005). Por fim, para discutir a questão de ensinar a argumentar utiliza-se o conceito de capacidades argumentativas, relativo às capacidades de linguagem que correspondem às ações realizadas pelos argumentadores, de acordo com Azevedo (2016). A coleção Estações possui sete livros, mas o recorte de pesquisa recaiu sobre o livro Rotas de atuação social e, mais precisamente, as seções Viagem e Desembarque, que focalizam a produção textual e onde se localizam as atividades de argumentação com visada argumentativa, nos termos de Amossy (2018). Realizou-se uma pesquisa qualitativa, documental e de cunho interpretativista. A análise considerou seis critérios: tipo de atividade, finalidade, conteúdo de ensino, situação argumentativa suscitada pela atividade, estratégias argumentativas mobilizadas pela atividade e capacidade (s) argumentativa (s) motivadas (s). A pesquisa justifica-se pela necessidade de praticar a argumentação na aula de português, pois não há orientações claras para isso nos documentos oficiais norteadores do ensino de língua materna e as aulas destinadas à argumentação geralmente se restringem a falar sobre ela. Entende-se que praticar a argumentação é importante para que o educando possa aprender a participar de interações que envolvam a defesa de um ponto de vista sobre um determinado tema, aprimorando seu senso crítico. Crê-se que tais atividades exploram os contextos de produção e circulação dos discursos, buscando identificar enunciados de comando que remetam a uma oposição de discursos, a processos de negociação e sustentação de pontos de vista, às pistas das técnicas argumentativas motivadas por cada atividade e às capacidades argumentativas mobilizadas, segundo Azevedo (2016). A pesquisa mostrou que, no livro didático analisado, o ensino de argumentação está atrelado ao trabalho com gêneros discursivos na aula de português e que, diferente de certas coleções aprovadas no PNLD, o livro não menciona termos teóricos específicos do campo da Argumentação, como auditório, doxa, ethos, pathos, logos, etc. O estudo mostrou também que o material didático favorece o desenvolvimento e o aprimoramento gradual das capacidades argumentativas dos estudantes, em benefício de sua competência discursiva, nos termos de Azevedo (2013). Por fim, o estudo revelou que as atividades analisadas criam condições para que o educando possa agir pela linguagem, propiciando maior protagonismo em sua atuação social, dentro e fora da escola, em vez de constituírem um fim em si mesmas.

Argumentação;Contradiscurso;Interação;Prática Social de Linguagem.
The research entitled Argumentation and the Portuguese textbook for high school: analysis of textual production activities from the Estações collection, approved by PNLD/2021, analyzes the proposal for teaching argumentation in the aforementioned teaching material based on textual production activities around argumentation. The general objective of the research is to analyze such activities in order to perceive marks of the theory of argumentation as a social practice of language. The research focuses on the detailed analysis of the aforementioned activities based on specific criteria and for a specific purpose: studying the textbook based on the theory of argumentation elaborated by Piris (2021). Among the main operational notions of this theoretical perspective, the dialogical model of argumentation proposed by Plantin (2008) stands out, in which argumentation only takes place in a communicative situation in which the arguers practice the argumentative acts of proposing, opposing and doubting. From this perspective, the argumentative situation is defined as a confrontation of discourses around an argumentative question, as possibilities for answering the same question. To examine argumentative strategies in teaching material, the theory uses contributions from New Rhetoric, by Perelman and Olbrechts-Tyteca (2005). Finally, to discuss the issue of teaching how to argue, the concept of argumentative capabilities is used, relating to language capabilities that correspond to the actions carried out by arguers, according to Azevedo (2016). The Estações collection has seven books, but the research focus was on the book Routes of social action and, more precisely, the Travel and Desembarque sections, which focus on textual production and where argumentation activities with an argumentative aim are located, in the terms of Amossy (2018). Qualitative, documentary and interpretative research was carried out. The analysis considered six criteria: type of activity, purpose, teaching content, argumentative situation raised by the activity, argumentative strategies mobilized by the activity and argumentative capacity(s) motivated. The research showed that, in the textbook analyzed, the teaching of argumentation is linked to the work with discursive genres in the Portuguese class and that, unlike certain collections approved by the PNLD, the book does not mention specific theoretical terms in the field of Argumentation, such as auditorium, doxa, ethos, pathos, logos, etc. The study also showed that the teaching material favors the development and gradual improvement of students' argumentative abilities, to the benefit of their discursive competence, in Azevedo's terms (2013). Finally, the study revealed that the activities analyzed create conditions for students to act through language, providing greater protagonism in their social activities, inside and outside school, instead of constituting an end in themselves.
Argumentation;Counterspeech;Interaction;Social Language Practice.
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149
PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
O trabalho possui divulgação autorizada
ESIEL VERSÃO FINAL DA DISSERTAÇÃO 100_.pdf

Contexto

LINGUAGEM E SOCIEDADE
PRÁTICAS TEXTUAIS E DISCURSIVAS
Análise do discurso argumentativo para o ensino de língua portuguesa

Banca Examinadora

LUCAS NASCIMENTO SILVA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
LUCAS NASCIMENTO SILVA Docente - PERMANENTE
CARLA SEVERIANO DE CARVALHO Participante Externo
ISABEL CRISTINA MICHELAN DE AZEVEDO Docente - COLABORADOR

Vínculo

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Ensino e Pesquisa
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