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Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE
Geografia (40014010005P6)
JOGO DIGITAL DE SIMULAÇÃO DE CIDADE NO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO
SOLANGE FRANCIELI VIEIRA
TESE
03/10/2024

Vivenciamos um mundo em constante e aceleradas mudanças, no qual as informações, a comunicação e o entretenimento estão permeados de tecnologia. No contexto educacional nem sempre são aproveitadas como meio de aprendizagem para interiorização de saberes. Assim, consideramos salutar e preponderante discutir metodologias de ensino que se aproximem do cotidiano do aluno, que estejam atreladas ao tempo presente e como a atual geração aprende. Os jogos digitais de simulação de cidade foram criados para entretenimento, contudo, apresentam ferramentas que permitem retratar a configuração e a dinâmica urbana similar ao mundo real. Ao utilizá-los com objetivos pedagógicos, para discutir cidades, problemas urbanos e sustentabilidade, o professor de Geografia o transforma em um recurso didático com potencial de desenvolver o pensamento geográfico do aluno. Com base nisso, traçamos o objetivo de avaliar o potencial didático do jogo digital de simulação de cidades, Cities Skylines, com vista ao desenvolvimento do pensamento geográfico no nível médio. Em consonância com o exposto, com objetivos específicos, buscamos: compreender se há relação entre o processo de resolução de problemas no jogo e a interiorização de conhecimento geográficos decorrente da jogabilidade mediada didaticamente pelo professor; analisar a mobilização de princípios na construção de conceitos geográficos relativos à organização espacial e escala local na simulação de um espaço urbano sustentável; verificar o desempenho, o envolvimento, a motivação e a percepção dos alunos no processo de aprendizagem de cidade sustentável com o uso do jogo digital de simulação; e identificar como Cities Skylines se apresenta enquanto recurso didático para desenvolver o pensamento geográfico por meio do processo de aprendizagem de cidade sustentável. Para tanto, realizamos a pesquisa participante com uma turma de terceiro ano (28 alunos) de Ensino Médio do Instituto Federal Catarinense, campus Videira e, por meio de um experimento, com a aplicação de uma sequência didática com o uso do jogo Cities Skylines, aplicamos diferentes instrumentos de pesquisa como questionários, atividades escritas, gravação das aulas, elaboração de documentário, diário de simulação e projeto de cidade sustentável. A análise dos dados e sua interpretação foram realizadas por meio de análise de conteúdo. Os resultados apontam que Cities Skylines apresenta potencialidade de geovisualização da configuração e dinâmica urbana. Além disso, permite desenvolver a habilidade de resolução de problemas, por meio da tomada de decisões, frente às situações simuladas, e que também são reais, enfrentados nas cidades. Dessa forma, fez-se necessário orientar os alunos para formular hipóteses, analisar o espaço urbano de forma holística, e elaborar alternativas viáveis para promover uma mobilidade urbana mais sustentável, saneamento básico eficiente e condições de vida apropriadas. Com a construção e gestão do espaço urbano, os estudantes mobilizaram princípios e conceitos geográficos que os permitiam desenvolver o pensamento geográfico. Observamos também que, apesar das potencialidades do jogo, o papel de mediação do professor é válido para que o uso do recurso seja intencionalmente pedagógico. Nesta mesma direção, os limites impostos pelo jogo, quanto a funcionalidades e simplificações, reforçam o papel docente para a problematização e encaminhamento voltado à formação de conceitos pelos estudantes.

Jogo digital de simulação de cidades;Ensino e aprendizagem de Geografia;Cidade sustentável;Geovisualização;Resolução de problemas;Formação de conceitos.
We live in a world of constant and rapid changes, where information, communication, and entertainment are permeated by technology. In the educational context, these elements are not always leveraged as a means of learning for the internalization of knowledge. Thus, it is essential and important to discuss teaching methodologies that are closer to students' everyday lives, aligned with the present time, and reflective of how the current generation learns. Digital city simulation games were created for entertainment; however, they offer tools that allow for the depiction of urban configuration and dynamics similar to the real world. When used with pedagogical objectives, to discuss cities, urban issues, and sustainability, the Geography teacher transforms them into a didactic resource with the potential to develop students' geographical thinking. Based on this, we set out to evaluate the didactic potential of the digital city simulation game Cities Skylines with a view to fostering the development of geographical thinking at the high school level. In line with this aim, the specific objectives are: to understand if there is a relationship between the problem-solving process in the game and the internalization of geographical knowledge resulting from gameplay, mediated didactically by the teacher; to analyze the mobilization of principles in the construction of geographical concepts related to spatial organization and local scale in the simulation of a sustainable urban space; to assess students' performance, engagement, motivation, and perceptions in the process of learning about sustainable cities through the use of the digital simulation game; and to identify how Cities Skylines serves as a didactic resource for developing geographical thinking through the process of learning about sustainable cities. To this end, we conducted participatory research with a third-year high school class (28 students) at the Instituto Federal Catarinense, Videira campus. Through an experiment involving the application of a didactic sequence utilizing the game Cities Skylines, we employed various research instruments, including questionnaires, written activities, class recordings, documentary production, simulation diaries, and a sustainable city project. Data analysis and interpretation were carried out through content analysis. The results indicate that Cities Skylines offers potential for geovisualization of urban configuration and dynamics. Moreover, it enables the development of problem-solving skills through decision-making in response to simulated, yet real, situations faced in cities. As such, it became necessary to guide students in formulating hypotheses, analyzing urban space holistically, and developing viable alternatives to promote more sustainable urban mobility, efficient sanitation, and appropriate living conditions. By constructing and managing urban spaces, students mobilized principles and geographical concepts that allowed them to develop geographical thinking. We also observed that, despite the game’s potential, the teacher’s role in mediation is crucial to ensure that the use of the resource is intentionally pedagogical. In this regard, the limitations imposed by the game, in terms of functionalities and simplifications, further emphasize the teacher’s role in problematizing and guiding students toward the formation of concepts.
Digital city simulation game;Teaching and learning of Geography;Sustainable city;Geovisualization;Problem-solving;Concept formation.
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE
O trabalho possui divulgação autorizada
TESE SOLANGE FRANCIELI VIEIRA.pdf

Contexto

DINÂMICA DA PAISAGEM E DOS ESPAÇOS RURAIS E URBANOS
DINÂMICA DOS ESPAÇOS RURAIS E URBANOS
Nós Propomos! Goiás: construção do pensamento geográfico e atuação cidadã dos alunos dos anos

Banca Examinadora

MARQUIANA DE FREITAS VILAS BOAS GOMES
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
CECILIA HAURESKO Docente - PERMANENTE
MARQUIANA DE FREITAS VILAS BOAS GOMES Docente - PERMANENTE
JERUSA VILHENA DE MORAES Participante Externo
LANA DE SOUZA CAVALCANTI Participante Externo
DIEGO GARCÍA MONTEAGUDO Participante Externo

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
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