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Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
URBANISMO (31001017103P1)
Educação Presencial
Da(r) margem à colaboração: intervenções colaborativas e os espaços para coletividade no Recife
INES DOMINGUES MAIA E SILVA
DISSERTAÇÃO
16/04/2024

Em meio aos desafios da urbanização capitalista contemporânea e em busca por cidades mais inclusivas, equitativas e ecológicas, as “intervenções colaborativas” representam um fenômeno emergente nos espaços públicos urbanos, destacando-se dos projetos de espaços públicos convencionais por envolverem diferentes atores sociais. A presente dissertação tem como foco o estudo destas intervenções, a definição de suas principais características e reflexões acerca de sua relação com o espaço público, em especial com os da cidade do Recife. Para ilustrar essa relação, são abordados três estudos de caso que representam diferentes abordagens da colaboração em diferentes territórios: a RioTeca da Vila Santa Luzia, o Jardim Secreto e as Praças da Infância. Por meio de uma abordagem teórica-metodológica que envolveu pesquisa de campo, entrevistas e análise documental, a dissertação apresenta a caracterização das três intervenções, explorando aspectos como situação preexistente, implantação, gestão, usos e atividades praticadas. Ao conectar esses casos com conceitos teóricos de espaços coletivos, insurgentes e comuns, o trabalho visa a contribuir para o entendimento das interferências que os processos de colaboração têm nas cidades. Ao final, por meio da análise das intervenções colaborativas do Recife, a investigação traz ponderações acerca de como essas práticas podem contribuir para a construção de espaços para a coletividade, apropriados de diversas formas por diferentes pessoas, voltados à promoção de uma convivência mais inclusiva e sustentável.

Urbanismo Colaborativo;intervenções colaborativas;espaços públicos;espaços coletivos;Recife
Amid the challenges of contemporary capitalist urbanization and searching for more inclusive, equitable and ecological cities, "collaborative interventions" represent an emerging phenomenon in urban public spaces, standing out from conventional public space projects by involving different social actors. This dissertation focuses on studying these interventions, the definition of their main characteristics and reflections on their relationship with public spaces, especially those in the city of Recife. To illustrate this relationship, three case studies are discussed which represent different approaches to collaboration in different territories: RioTeca in Vila Santa Luzia, Jardim Secreto and Praças da Infância. Using a theoretical-methodological approach that involved field research, interviews and document analysis, this dissertation presents a characterization of the three interventions, exploring aspects such as the pre-existing situation, implementation, management, uses and activities practiced. By connecting these cases with theoretical concepts of collective, insurgent and common spaces, this work aims to contribute to an understanding of the impact that collaborative processes have on cities. In the end, by analyzing collaborative interventions in Recife, this research provides reflections on how these practices can contribute to the construction of spaces for collectivity, appropriated in different ways by different people, aimed at promoting a more inclusive and sustainable coexistence.
Collaborative Urbanism;collaborative interventions;public spaces;collective spaces;Recife
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
O trabalho possui divulgação autorizada
Inês Domingues Maia e Silva.pdf

Contexto

PROJETO URBANO
ESTRUTURA, MORFOLOGIA E PROJETO DO ESPAÇO URBANO
Urbanismo Tático como micropolítica de adaptação (emergencial) de espaços públicos

Banca Examinadora

ADRIANA SANSAO FONTES
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
MARIA PAULA GONCALVES LYSANDRO DE ALBERNAZ Docente - PERMANENTE
MARCOS LEITE ROSA Participante Externo
ADRIANA SANSAO FONTES Docente - PERMANENTE

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Programa de Demanda Social 30

Vínculo

Colaborador
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim
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