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Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
URBANISMO (31001017103P1)
Educação Presencial
Realidade Aumentada para visualização de patrimônio cultural: o caso do Elixir de Nogueira
LUIZA FISCHER COSTA VALLONE
DISSERTAÇÃO
13/05/2024

Esta pesquisa tem a intenção de discutir sobre o uso de Realidade Aumentada (RA) para a visualização de patrimônio cultural, por meio do estudo de caso da fábrica do Elixir de Nogueira. O edifício se localizava na Rua da Glória, no Rio de Janeiro, e foi projetado pelo italiano Antônio Virzi. A fábrica marcava a paisagem carioca com a sua arquitetura exótica, suas esculturas e ornamentos extravagantes, foi construída em 1916 e demolida em 1970, dando lugar a um edifício residencial. Conceitos relacionados a patrimônio virtual, reconstrução virtual, novas mídias, mídias locativas e espaços aumentados foram usados na delimitação teórico-conceitual do trabalho. Além da pesquisa bibliográfica foi realizado um estudo histórico do Edifício do Elixir de Nogueira, que tem a reconstrução virtual do edifício como sua síntese. As experiências em realidade aumentada locativa foram feitas usando a biblioteca do AR.js, baseada em HTML5 que é gratuita e com código aberto; e usando, o motor de jogos do Unity + AR Foundation que usa da API do ARCore e do ARKit, igualmente gratuito e mais popular no desenvolvimento de experiências imersivas. A experiência em RA do edifício do Elixir de Nogueira tem a intenção de discutir sobre como o desenvolvimento dessas experiências podem ser usadas como artefato capaz de estimular a curiosidade sobre o objeto patrimonial, além de debater sobre as potencialidades e limitações do uso da realidade aumentada localizada para visualização de patrimônio cultural, e dos limites técnicos e de visualização das experiências em cada uma das plataformas adotadas.

Realidade aumentada;patrimônio cultural;reconstruções virtuais;Antônio Virzi;Art Nouveau
This research explores the use of Augmented Reality (AR) to visualize cultural heritage, through the case study of the Elixir de Nogueira factory. The building was situated on Rua da Glória, in Rio de Janeiro, and was designed by the Italian architect Antônio Virzi. The factory marked the landscape with its exotic architecture, sculptures and extravagant ornaments. It was built in 1916 and demolished in 1970 to make way for a residential building. Concepts related to virtual heritage, virtual reconstruction, new media, locative media and augmented spaces were used in the theoretical-conceptual delimitation of the work. Along with bibliographical research, a historical study of the Elixir de Nogueira building was conducted, with the virtual reconstruction of the building as its synthesis. The locative augmented reality experiences were made using the AR.js library, based on HTML5, which is free and open source; and using the Unity + AR Foundation game engine, which uses the ARCore API and ARKit, which is also free and more popular for developing immersive experiences. The AR experience of the Elixir de Nogueira building is intended to discuss how the development of these experiences can be used as an artifact capable of encourage curiosity about the heritage object, in addition to debating the potential and limitations of using localized augmented reality to visualize cultural heritage and the technical and visualization limits of the experiences on each of the platforms adopted.
Augmented reality;cultural heritage;virtual reconstructions;Antônio Virzi;Art Nouveau
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
O trabalho possui divulgação autorizada
Luiza Fischer Costa Vallone.pdf

Contexto

HISTORIA E TEORIA DO URBANISMO
GRAFICA DIGITAL, REPRESENTAÇÃO E URBANISMO
Aplicativos móveis e patrimônio virtual: explorando a cidade do Rio de Janeiro nos anos 1920

Banca Examinadora

RODRIGO CURY PARAIZO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
RODRIGO CURY PARAIZO Docente - PERMANENTE
NAYLOR BARBOSA VILAS BOAS Docente - PERMANENTE
LUCIANO FALCAO DA SILVA Participante Externo

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Programa de Excelência Acadêmica 6

Vínculo

Colaborador
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim
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