• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
URBANISMO (31001017103P1)
Modos Ativos e BRT: Caminhabilidade e ciclabilidade como lentes de análise da acessibilidade de pedestres e ciclistas ao BRT Transcarioca
WALTER MANOEL PEREIRA NETO
DISSERTAÇÃO
13/03/2024

A mobilidade urbana tem se tornado central no debate mundial sobre qualidade de vida urbana nas últimas décadas e o uso do sistema de transporte público se torna primordial para os deslocamentos de pessoas economicamente desfavorecidas. A cidade do Rio de Janeiro sediou diversos eventos em que a mobilidade passou a ser entendida como um dos pilares do desenvolvimento sustentável. Então, desde 2012, em decorrência dos eventos esportivos, a cidade teve suas infraestruturas de transporte ampliadas, umas delas sendo o BRT. Entretanto, o espaço de pedestres e ciclistas não recebeu a devida atenção no âmbito do planejamento integrado do sistema de transporte coletivo, mas havia uma expectativa de que acontecesse uma integração com os corredores do BRT Rio, uma vez que a modalidade rodoviária de transporte é uma das mais fortes na cidade. Deste modo, este trabalho discute as condições de acesso entre os modos ativos e os terminais de BRT do corredor Transcarioca, no Rio de Janeiro, através da ótica da caminhabilidade e da ciclabilidade sobre o ambiente construído imediato. A partir de questionamentos sobre como os atributos da caminhabilidade e da ciclabilidade contribuem para a integração entre modos ativos e BRT e como o ambiente construído tem contribuído para essa relação, esta pesquisa teve como objetivo geral identificar problemáticas desse ambiente construído no entorno dos terminais de BRT que influenciam nas condições de acesso de pedestres e ciclistas. Trabalhou-se dois casos referenciais, com realidades socioeconômicas e urbanas antagônicas, sendo eles os terminais Alvorada, na Barra da Tijuca, e Paulo da Portela, em Madureira. No entorno dos acessos dos terminais, mapeou-se os atributos do ambiente construído que revelassem o cenário da caminhabilidade e da ciclabilidade neles, com as principais problemáticas que fomentassem intervenções necessárias para favorecer as viagens a pé e por bicicleta. Os resultados alcançados indicam que os casos referenciais não apresentam uma realidade plenamente satisfatória para caminhabilidade e ciclabilidade, tendo a maioria das características do ambiente construído pouco ou nada estimulantes, sendo o entorno do Terminal Paulo da Portela mais estimulante para pedestres, enquanto para ciclistas, a área da Barra da Tijuca a mais favorável. Isso reflete uma desigualdade socioeconômica existente entre as duas localidades nas infraestruturas de transporte, mas que na totalidade ambas influenciam negativamente nas condições de acesso de pedestres e ciclistas.

caminhabilidade;ciclabilidade;acessibilidade;BRT;integração modal
Urban mobility has become a central issue on the global debate of urban life quality in recent decades and the use of the public transport system has become essential for the motion of economically disadvantaged people. The city of Rio de Janeiro hosted several events in which mobility came to be debated as one of the basis of sustainable development. So, since 2012, as a result of sporting events, the city has had expanded its transport infrastructure, one of which is the BRT system. However, the space for pedestrians and cyclists did not receive due attention within the scope of the public transport system integrated planning, but there was an expectation that integration with the BRT Rio corridors would take place, since the road mode of transport is a one of the most expressive in the city. Therefore, this work discusses the access conditions between the active modes and the BRT terminals of Transcarioca corridor, in Rio de Janeiro, from the perspective of walkability and bikeability in the immediate built environment. Based on questions about how the attributes of walkability and bikeability contribute to the integration between active modes and BRT and how the built environment has contributed to this relationship, this research had the general objective of identifying problems in this built environment around BRT terminals that influence access conditions for pedestrians and cyclists. Two reference cases were worked on, with antagonistic socioeconomic and urban realities, namely the Alvorada terminal, in Barra da Tijuca, and Paulo da Portela terminal, in Madureira. Around the terminal entrances, the attributes of the built environment that revealed the walkability and bikeability scenario in them were mapped, with the main problems that would encourage necessary interventions to encourage travel on foot and by bicycle. The results achieved indicate that the reference cases don’t present a fully satisfactory reality for walkability and bikeability, with most of the characteristics of the built environment having little or no stimulation, with the surroundings of the Paulo da Portela Terminal being more stimulating for pedestrians, while for cyclists, the Barra da Tijuca area the friendliest. This reflects a socioeconomic inequality that exists between the two locations in terms of transport infrastructure, but in total both have a negative influence on access conditions for pedestrians and cyclists.
walkability,;bikeability;accessibility;BRT system;modal integration
1
145
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
O trabalho possui divulgação autorizada
Walter Manoel Pereira Neto.pdf

Contexto

PROJETO URBANO
ESTRUTURA, MORFOLOGIA E PROJETO DO ESPAÇO URBANO
Núcleo de Referência de Intervenções Urbanas

Banca Examinadora

VICTOR ANDRADE CARNEIRO DA SILVA
DOCENTE - COLABORADOR
Sim
Nome Categoria
RODRIGO RINALDI DE MATTOS Docente - PERMANENTE
VICTOR ANDRADE CARNEIRO DA SILVA Docente - COLABORADOR
FILIPE UNGARO MARINO Egresso - Doutorado

Vínculo

Colaborador
Empresa Privada
Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.3
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer