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UNIVERSIDADE LA SALLE
EDUCAÇÃO (42021014001P9)
COMPETÊNCIAS-CHAVE DE PROFESSORAS QUE ENSINAM MATEMÁTICA NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
ROGER DE ABREU SILVA
TESE
13/12/2024

Os processos de ensino e aprendizagem para o desenvolvimento de competências são uma exigência do sistema normativo brasileiro e, simultaneamente, um desafio para professores que ensinam Matemática, especialmente nos anos iniciais. Esta tese tem como objetivo geral analisar as configurações das competências-chave de professoras que lecionam Matemática no 3º ano do Ensino Fundamental, participantes de um ciclo formativo baseado no modelo de Competências e Conhecimentos Didático-Matemáticos bem como suas implicações na aprendizagem dos estudantes. O estudo foi desenvolvido no âmbito da linha de pesquisa Culturas, linguagens e tecnologias na educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle – Unilasalle –, e sob um paradigma emergente-pragmatista, com delineamento descritivo-interpretativo e abordagem mista. Participaram duas professoras do 3º ano do Ensino Fundamental do município de Canoas-RS, pertencentes ao grupo intervenção, além de estudantes do grupo controle e intervenção. A análise quantitativa foi realizada por meio do teste t de Student, aplicado nas fases de pré-teste e pós-teste, para avaliar o desempenho dos estudantes na resolução de situações-problema. A análise qualitativa foi conduzida antes e durante o ciclo formativo, utilizando a Análise Textual Discursiva com categorias a priori baseadas nos Critérios de Adequação Didática e nas competências Matemática e de Análise e Intervenção Didática, conforme o modelo de Competências e Conhecimentos Didático Matemáticos da Abordagem Ontossemiótica do Conhecimento e Instrução Matemática. Os resultados dessas análises foram triangulados com as normativas da Base Nacional Comum Curricular e da Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica. Os resultados revelaram que, embora ambos os grupos de alunos tenham apresentado avanços na aprendizagem entre os pré e pós-testes, os estudantes, cujas professoras participaram do ciclo formativo, obtiveram desempenho superior no pós-teste. Identificou-se um aumento significativo nas competências-chave das professoras participantes, com destaque para a Competência de Análise e Intervenção Didática. Essas docentes passaram a incorporar, em suas práticas pedagógicas, elementos como a representatividade dos objetos matemáticos, os conhecimentos prévios dos alunos e o uso de recursos manipulativos, como o ábaco e o material dourado, para estimular diferentes procedimentos e representações matemáticas. Houve avanços na promoção de interações entre professor e aluno e entre os próprios alunos, fortalecendo a autonomia e promovendo tanto a alfabetização quanto a alfabetização matemática dos estudantes. Conclui-se que o ciclo formativo, baseado no modelo de Competências e Conhecimentos Didático-Matemáticos, contribuiu para o aprimoramento das 8 competências de Análise e Intervenção Didática e Competência Matemática das professoras participantes. Esse progresso foi evidenciado tanto nas práticas pedagógicas quanto nos resultados obtidos pelos estudantes. Como perspectivas futuras, propõe-se a realização de pesquisas conjuntamente com Secretarias de Educação, bem como redesenhar a formação para abordar as competências menos desenvolvidas, ampliando sua aplicação em programas de formação continuada de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

competências-chave do professor de matemática;critérios de adequação didática;abordagem ontossemótica;formação de professores dos anos iniciais;BNCC e BNCFormação
Teaching and learning processes at developing competencies are a requirement of the Brazilian regulatory system and, simultaneously, a challenge for mathematics teachers, especially in the early years. To analyze the key competencies of teachers who teach mathematics in the 3rd year of elementary school participating in a formative cycle based on the Didactic-Mathematical Competencies and Knowledge model and their implications for student learning. The study was developed within the scope of the research line Cultures, Languages, and Technologies in Education, of the Graduate Program in Education at La Salle University – Unilasalle –, and under an emergent-pragmatist paradigm with a descriptive-interpretive design and a mixed approach. Two 3rd-grade elementary school teachers from the municipality of Canoas-RS, part of the intervention group, in addition to students from the control and intervention groups. The quantitative analysis was carried out using the student's t-test, applied in the pre-test and post test phases, to assess the student's performance in solving problem situations. The qualitative analysis was carried out before and during the formative cycle, using Textual Discourse Analysis with a priori categories based on the Didactic Suitabilyty Criteria and the Mathematical and Didactic Analysis and Intervention competencies, according to the Didactic Mathematical Competencies and Knowledge model of the Ontosemiotic Approach to Mathematical Knowledge and Instruction. The results of these analyses were triangulated with the regulations of the National Common Core Curriculum and the National Common Core for the Initial Formation of Basic Education Teachers. The results revealed that although both groups of students showed progress in learning between the pre-and post-tests, the students whose teachers took part in the formative cycle performed better in the post-test. There was a significant increase in the key competencies of the participating teachers, especially the Analysis and Teaching Intervention Competence. These teachers began to incorporate into their teaching practices elements such as the representativeness of mathematical objects, students' prior knowledge, and the use of manipulative resources, such as the abacus and golden material, to stimulate different mathematical procedures and representations. There was progress in promoting interactions between teacher and student and between the students themselves, strengthening autonomy and promoting both literacy and mathematical literacy in the students. The conclusion is that the formative cycle based on the Didactic-Mathematical Knowledge and Skills model contributed to improving the Didactic Analysis and Intervention and Mathematical Competence skills of the participating teachers. This progress was evident both in the teaching practices and in the results obtained by the students. As prospects, it is proposed that research 10 be carried out jointly with education departments, as well as redesigning formation to address less developed skills expanding its application in continuing education programs for teachers who teach mathematics in the early years of elementary school.
mathematics teacher key competencies;didactic suitability criteria;ontosemotic approach;early years teacher formation;BNCC and BNC-Formation
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE LA SALLE
O trabalho possui divulgação autorizada
Tese Roger de Abreu Silva.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO
CULTURAS, LINGUAGENS E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
CONVIVÊNCIAS E REDE(S): CONFIGURAÇÃO DE ECOSSISTEMAS DE APRENDIZAGEM

Banca Examinadora

LUCIANA BACKES
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
VICENÇ FONT MOLL Participante Externo
VERA LUCIA FELICETTI Participante Externo
FABRICIO PONTIN Docente - PERMANENTE
ADRIANA BREDA Participante Externo
RUTE HENRIQUE DA SILVA FERREIRA Docente - COLABORADOR
LUCIANA BACKES Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Sim
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