• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
URBANISMO (31001017103P1)
Educação Presencial
Pode o arquiteto-urbanista projetar com a população pobre? Uma análise de currículos de cursos de Arquitetura e Urbanismo no Brasil
CLARISSA LANA FRANCO
DISSERTAÇÃO
26/04/2024

Esta dissertação propõe investigar se os conteúdos abordados nos currículos de 15 cursos de Arquitetura e Urbanismo no Brasil proporcionam aos estudantes uma formação profissional que os capacite para atuar efetivamente nas áreas de moradia da população pobre. Por meio da análise dos currículos de três universidades públicas de cada uma das cinco regiões geográficas do Brasil, juntamente com considerações sobre o documento das Diretrizes Curriculares Nacionais, esta pesquisa se concentrou nos temas relacionados à Habitação de Interesse Social. Analisamos o contexto das Universidades, caracterizado por métodos e epistemologias permeadas por conhecimentos norte-eurocêntricos, a partir das contribuições decoloniais de Quijano (2014), Mignolo (2017), Walsh (2005; 2007) e Restrepo (2018). Em uma segunda etapa, investigamos o estabelecimento das áreas de habitação da população pobre inseridas no espaço urbano hegemônico, para, então, abordar a atuação de arquitetos-urbanistas nessas localidades.

Cursos de Arquitetura e Urbanismo;Habitação de Interesse Social;Universidades;Currículos;Diretrizes Curriculares Nacionais
This dissertation aims to assess, through the analysis of 15 curricula of Architecture and Urbanism majors in Brazil, whether the presented contents provide students with professional training which qualifies them to effectively work in housing areas for the poor population. By analyzing the curricula of three public universities in each of the five geographic regions of Brazil, while also taking the National Curriculum Guidelines (DCN) document into consideration, we explore the aforementioned themes, with an emphasis on Social Interest Housing (HIS). We delve into the context of Universities, characterized by methodologies and epistemologies filled with North-Eurocentric knowledge, through the decolonial contributions of authors such as Aníbal Quijano (2014), Walter Mignolo (2017), Catherine Walsh (2005; 2007), and Eduardo Restrepo (2018). Subsequently, we examine the establishment of housing areas for the low income population within the hegemonic urban space, to then address the role of architect-urbanists in these localities.
Architecture and Urbanism Majors;Social Interest Housing;Universities;Curricula;National Curriculum Guidelines
1
180
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
O trabalho não possui divulgação autorizada

Contexto

PROJETO URBANO
ASSENTAMENTOS POPULARES E HABITAÇÃO
A Moradia Popular e a Metrópole no Contexto Atual: perspectivas para a construção de uma escola de [trans]formação urbana

Banca Examinadora

LUCIANA DA SILVA ANDRADE
DOCENTE - COLABORADOR
Sim
Nome Categoria
SERGIO MORAES REGO FAGERLANDE Docente - PERMANENTE
JULIANA SOARES GOMES CANEDO Egresso - Doutorado
LIVIA RIBEIRO ABREU MUCHINELLI Participante Externo
LUCIANA DA SILVA ANDRADE Docente - COLABORADOR

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
CONS NAC DE DESENVOLVIMENTO CIENTIFICO E TECNOLOGICO - BOLSA DE MESTRADO GM 24

Vínculo

Colaborador
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.87.0
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer