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UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E SAÚDE (31001017106P0)
FICÇÃO E CONHECIMENTO CIENTÍFICO NO ENSINO DE QUÍMICA: um estudo de recepção de filmes de ficção científica
RODRIGO VASCONCELOS MACHADO DE MELLO
TESE
09/10/2024

Nosso problema de pesquisa reside no turvamento entre conhecimento científico e ficção, leituras que não demonstram claras distinções entre elementos científicos e ficcionais a partir da recepção de filmes de ficção científica (FC), comprometendo as compreensões dos sujeitos da audiência sobre a ciência. A partir de nossa revisão da literatura, consideramos o turvamento como um processo multifatorial e multicausal, sendo composto pela: (i) construção discursiva de realidade no cinema de FC; (ii) uso da linguagem da ciência pelo gênero; (iii) características das narrativas de FC, como o novum e o senso do maravilhoso; (iv) mediação de tais obras no contexto educativo, o seu reendereçamento e (v) o papel da subjetividade na recepção da audiência. Considerando leituras de filmes de FC por uma audiência de estudantes do Ensino Médio em aulas de Química, empreendemos um estudo de recepção à luz dos pressupostos teóricos dos Estudos Culturais Britânicos. Nosso objetivo foi identificar convergências por parte dos estudantes para o conhecimento científico ou para a ficção em relação a conceitos apresentados nos filmes e discutidos em sala de aula, considerando ainda a identificação do possível reconhecimento por parte dos estudantes de distinções entre ambos. O estudo foi realizado em uma escola estadual do Rio de Janeiro, onde o doutorando atua como professor de Química, os estudantes assistiram a trechos dos filmes Homem de Ferro 2 e Blade Runner 2049, inseridos no planejamento da disciplina e articulados ao conteúdo curricular. A metodologia de investigação foi qualitativa, oferecendo uma perspectiva holística da recepção, assim os trechos dos filmes foram analisados a partir dos pressupostos de Vanoye e Goliot-Lété. Textos produzidos pelos estudantes participantes da pesquisa, bem como suas entrevistas, foram submetidos à análise do conteúdo de Bardin e categorizados de acordo com o modelo multidimensional de Schrøder. Os resultados revelaram uma prevalência de leituras com marcas do reendereçamento, estando alinhadas com as leituras preferenciais do conteúdo curricular, indicando a influência de tal fator em minimizar o turvamento, ainda que o reendereçamento opere dentro de certos limites indicados pelo conteúdo do filme. Casos individuais de turvamento foram identificados e foram mais bem compreendidos a partir da infinitude complexional do senso do maravilhoso e da subjetividade na recepção dos sujeitos, a partir da narrativa transmidiática do filme. Concluiu-se que embora as estratégias de reendereçamento tenham se mostrado eficazes em controlar as leituras da maioria dos sujeitos, suas autonomias de leitura eventualmente os distanciaram da leitura preferencial, levando ao turvamento entre conhecimento científico e ficção.

filmes de ficção científica;ensino de Química;reendereçamento.
Our research problem lies in the blurring of scientific knowledge and fiction, readings that do not demonstrate clear distinctions between scientific and fictional elements based on the reception of science fiction (SF) films, compromising the audience's understanding of science subjects. Based on our literature review, we consider blurring as a multifactorial and multicausal process, consisting of: (i) discursive construction of reality in SF cinema; (ii) use of the language of science by the genre; (iii) characteristics of SF narratives, such as the novum and the sense of wonder; (iv) mediation of such works in the educational context, their readdressing; and (v) the role of subjectivity in audience reception. Considering readings of SF films by an audience of high school students in Chemistry classes, we undertake a reception study in light of the theoretical assumptions of British Cultural Studies. Our objective was to identify convergences on the part of students towards scientific knowledge or fiction in relation to the concepts presented in the films and planned in the classroom, also considering the identification of possible recognition by students of distinctions between both. The study was carried out in a state school in Rio de Janeiro, where the doctoral student works as a Chemistry teacher. The students watched excerpts from the films Iron Man 2 and Blade Runner 2049, inserted in the planning of the discipline and articulated with the curricular content. The research methodology was qualitative, offering a holistic perspective of reception, as well as the excerpts from the films were analyzed based on the assumptions of Vanoye and Goliot-Lété. Texts produced by the students participating in the research, as well as their interviews, were subjected to Bardin's content analysis and categorized according to Schrøder's multidimensional model. The results revealed a prevalence of readings with marks of readdressing, remaining in accordance with the preferred readings of the curricular content, diminishing the influence of such a factor in minimizing blurring, even though the readdressing operates within certain limits indicated by the content of the film. Individual cases of blurring were identified and were better understood from the complexional infinity of the sense of wonder and subjectivity in the reception of the subjects, from the transmedia narrative of the film. It is concluded that although the re-addressing strategies were shown instructions in controlling the readings of most subjects, their reading autonomy eventually distanced them from the preferred reading, leading to the blurring between scientific knowledge and fiction.
science fiction films;teaching of Chemistry;readdressing.
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
O trabalho possui divulgação autorizada
1 Tese de doutorado - Rodrigo Vasconcelos Machado de Mello.pdf

Contexto

ENSINO DE CIÊNCIAS E SAÚDE
TECNOLOGIA EDUCACIONAL NAS CIÊNCIAS E NA SAÚDE
-

Banca Examinadora

LUIZ AUGUSTO COIMBRA DE REZENDE FILHO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
GLAUCIO ARANHA BARROS Docente - PERMANENTE
LUIZ AUGUSTO COIMBRA DE REZENDE FILHO Docente - PERMANENTE
PAULA RAMOS Docente - PERMANENTE
MARCELO BORGES ROCHA Docente - PERMANENTE
WALDMIR NASCIMENTO DE ARAUJO NETO Participante Externo
WAGNER GONCALVES BASTOS Participante Externo

Vínculo

-
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Não
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