• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ
LETRAS (23001011069P5)
A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO NA EJA: UMA PROPOSTA DE LEITURA DOS CONTOS DE MILTON HATOUM
ANA BETANIA FERREIRA MARRECO
DISSERTAÇÃO
19/09/2024

A presente dissertação A Formação do Leitor Literário na Educação de Jovens e Adultos: Uma Proposta de Leitura de Contos de Milton Hatoum está vinculada ao Programa de Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS, ofertado em rede nacional aos professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental, que buscam formação continuada para melhorar o exercício da docência e a qualidade do ensino no país. A temática escolhida volta-se para o estudo sobre a leitura literária nas aulas de língua materna (Língua Portuguesa), por entender que esta é uma grande aliada do desenvolvimento do cidadão capaz de entender e de interagir no mundo em que vive. Assim, a pesquisa participante tem por objetivo contribuir para a formação de leitores literários na Educação de Jovens e Adultos – EJA –, com base na obra Cidade Ilhada, coletânea de contos de Milton Hatoum. Para o desenvolvimento da pesquisa, foi preciso dividi-la em dois momentos: o primeiro, a pesquisa bibliográfica, teve como destaque os principais autores que podem contribuir sobre EJA, leitura literária, literatura brasileira de expressão amazônica, como Loureiro (2000), Castrillón (2011), Fernandes (2004), Koch (2015), Silva (1997), Solé (1998), Zilberman (2009), Freire (1987; 1996) e Souza (2008; 2009), além de busca eletrônica em sites, como a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e o repositório do Profletras Nacional. O segundo momento trata-se da pesquisa de campo desenvolvida em duas turmas de 4ª etapa da EJA que corresponde ao oitavo e nono ano do ensino regular, que funcionam na Escola E. E. F. M. Ezeriel Mônico de Matos, localizada na cidade de Santarém, estado do Pará. Para traçar o perfil desses estudantes quanto à prática da leitura de textos literários, foi aplicado um questionário com questões abertas e fechadas. Como resultado desse levantamento, constatou-se que dos 34 estudantes matriculados nas turmas, mais de 50% não conhecem os escritores da região. Com base nesses dados, foi proposta uma intervenção baseada nas oficinas Contos para acordar e encantar (Rodrigues, 2020). Após o desenvolvimento da proposta nas turmas selecionadas, constatamos que a utilização de textos que refletem o ambiente cultural dos estudantes pode contribuir significativamente para o desenvolvimento do interesse pela leitura e para a formação de leitores mais engajados e críticos, reforçando a importância de práticas pedagógicas que valorizem a literatura regional.

Educação de Jovens e Adultos;Leitura Literária;Literatura Brasileira de Expressão Amazônica;Gênero Conto;Milton Hatoum.
This dissertation The Formation of the Literary Reader in Youth and Adult Education: A Proposal for Reading Short Stories by Milton Hatoum is linked to the Professional Master's Degree Program in Letters - PROFLETRAS, offered on a national network to elementary school Portuguese language teachers who are looking for continuing training to improve their teaching practice and the quality of teaching in the country. The subject chosen is the study of literary reading in mother tongue (Portuguese language) classes, as it is understood that this is a great ally in the development of citizens capable of understanding and interacting in the world in which they live. The aim of this research is to contribute to the formation of literary readers in Youth and Adult Education (EJA), based on the work Cidade Ilhada, a collection of short stories by Milton Hatoum. In order to carry out the research, it was necessary to divide it into two parts: the first, bibliographical research, focused on the main authors who can contribute on EJA, literary reading, Brazilian literature of Amazonian expression, such as Loureiro (2000), Castrillón (2011), Fernandes (2004), Koch (2015), Silva (1997), Solé (1998), Zilberman (2009), Freire (1987; 1996) and Souza (2008; 2009), as well as electronic searches on sites such as the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) and the National Profletras repository. The second stage is the field research carried out in two classes in the 4th stage of the EJA, which corresponds to the eighth and ninth year of regular education, at the E. E. F. M. Ezeriel Mônico de Matos, located in the city of Santarém, state of Pará. A questionnaire with open and closed questions was used to establish the profile of these students in terms of their reading of literary texts. As a result of this survey, it was found that of the 34 students enrolled in the classes, more than 50% do not know the writers of the region. Based on this data, an intervention was proposed based on the workshops Tales to awaken and enchant (Rodrigues, 2020). After developing the proposal in the selected classes, we found that the use of texts that reflect the students' cultural environment can contribute significantly to developing an interest in reading and to forming more engaged and critical readers, reinforcing the importance of pedagogical practices that value regional literature.
Youth and Adult Education;Literary Reading;Brazilian Literature of Amazonian Expression;Short story genre;Milton Hatoum.
162
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ
O trabalho possui divulgação autorizada
DISSERTA_ANA_BETANIA_UFOPA_fcha.pdf

Contexto

LINGUAGENS E LETRAMENTOS
ESTUDOS LITERÁRIOS
-

Banca Examinadora

ANA MARIA VIEIRA SILVA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
ANA MARIA VIEIRA SILVA Docente - PERMANENTE
SIDENY PEREIRA DE PAULA Participante Externo
ZAIR HENRIQUE SANTOS Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Não

Produções Intelectuais Associadas

Não existem produções associadas ao trabalho de conclusão.
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.8
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer