• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE
Geografia (40014010005P6)
PROJETOS DE VIDA DOS JOVENS RURAIS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DO COLÉGIO ESTADUAL DO CAMPO DA COMUNIDADE RURAL DE PORTO SANTANA - PORTO BARREIRO, PR
LUCAS DOS ANJOS CAVALHEIRO
DISSERTAÇÃO
13/09/2024

Esta pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de compreender o Projeto de vida dos jovens rurais estudantes do Colégio Estadual do Campo de Porto Santana, no município de Porto Barreiro (PR), após o término do Ensino Médio, bem como, a influência da escola na conformação destes planos. Com o trabalho buscou-se responder a três perguntas centrais: Qual é o perfil dos jovens rurais estudantes do Colégio Estadual do Campo da comunidade de Porto Santana, no município de Porto Barreiro, Paraná? Quais são os Projetos de vida destes jovens estudantes, depois de concluírem o ensino médio? Como a escola influencia nessa escolha? Para desenvolver o estudo, a metodologia utilizada foi a construção do referencial teórico e a pesquisa empírica realizada no Colégio de Porto Santana com os(as) jovens que compõem o quadro de discentes das três series do ensino médio. Do total de treze, doze participaram da pesquisa (8 meninos e 4 meninas). Lançou-se mão de elementos empíricos registrados com dois instrumentos de coleta de dados sendo um questionário e um texto a ser elaborado pelos jovens. Os dados foram analisados à luz do referencial teórico com ênfase nas questões que afetam os jovens rurais e a juventude estudantil na construção dos seus Projetos de vida. A investigação apontou que, embora sejam múltiplos os modos de ser jovem no contexto rural, essa juventude é marcada pela cultura da migração para cursar o ensino superior, conectada com profissões que tem relação com atividades tipicamente rurais, como Agronomia, Medicina Veterinária, Curso de Máquinas Pesadas e outras formações apontadas como Administração e Direito. A investigação evidenciou que os jovens nesse contexto organizam seus Projetos de vida orientados por objetivos distintos, mesmo que alguns deles ainda não tenham clareza sobre que rumo seguir na vida, manifestam preocupação com o futuro, registrada na ideia de que sabem o que querem e o que pretendem fazer, depois de concluírem o ensino médio.

Jovens;juventude;rural;Projetos de vida;escola
This research was carried out with the aim of understanding the life plans of young rural students at the Colégio Estadual do Campo de Porto Santana, in the municipality of Porto Barreiro (PR), after finishing secondary school, as well as the influence of the school in shaping these plans. The aim of this study was to answer three central questions: What is the profile of young rural students at the Colégio Estadual do Campo in the community of Porto Santana, in the municipality of Porto Barreiro, Paraná? What are the life projects of these young students after they finish secondary school? How does the school influence this choice? To develop the study, the methodology used was the construction of a theoretical framework and empirical research carried out at the Colégio de Porto Santana with the young people who make up the student body of the three secondary school grades. Twelve of the thirteen students took part in the research (8 boys and 4 girls). Empirical data was collected using two instruments: a questionnaire and a text written by the young people. The data was analyzed in the light of the theoretical framework, with an emphasis on the issues affecting rural youth and student youth in the construction of their life projects. The research showed that, although there are multiple ways of being young in the rural context, these young people are marked by a culture of migration in order to attend higher education, connected to professions that are related to typically rural activities, such as Agronomy, Veterinary Medicine, Heavy Machinery and other training courses such as Administration and Law. The research showed that young people in this context organize their life projects around different objectives, even though some of them are still unclear about what direction they want to take in life, they show concern for the future, which is reflected in the idea that they know what they want and what they intend to do after they finish high school.
Young people;youth;rural;Life projects;school
1
87
PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE
O trabalho possui divulgação autorizada
DISSERTAÇÃO LUCAS DOS ANJOS CAVALHEIRO.pdf

Contexto

DINÂMICA DA PAISAGEM E DOS ESPAÇOS RURAIS E URBANOS
DINÂMICA DOS ESPAÇOS RURAIS E URBANOS
Pqc - A relação Campo-Cidade e a agricultura urbana

Banca Examinadora

CECILIA HAURESKO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
CECILIA HAURESKO Docente - PERMANENTE
MARQUIANA DE FREITAS VILAS BOAS GOMES Docente - PERMANENTE
DANIEL LUIZ STEFENON Participante Externo

Vínculo

Servidor Público
Outros
Outros
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.87.0
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer