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UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS
LETRAS E ARTES (12008010039P6)
Educação Presencial
SILENCIAMENTO FEMININO EM DOIS IRMÃOS: O DISCURSO E A SUBJETIVIDADE EM DOMINGAS
CAROLINE STEPHANNY COSTA DANTAS
DISSERTAÇÃO
30/04/2024

Como objeto de estudo desta pesquisa, elegemos o romance Dois irmãos (2000), uma das principais obras de Hatoum, cuja fortuna crítica1 é comentada por Wander Melo Miranda na reedição lançada em 2022 pela Companhia das Letras, a qual diz que Hatoum possui a “tarefa minuciosa de recompor vozes silenciadas, gestos invisíveis, objetos em vias de desaparecimento ou perdidos para sempre” (Miranda, 2022, p. 270). A obra marca conflitos que perpassam não apenas as relações entre os gêmeos Yaqub e Omar, mas também afetam as demais personagens da narrativa, em especial Domingas e Nael. Neste estudo, pretendemos acompanhar a personagem Domingas, cuja história é marcada por negociações, gestos invisíveis e silenciamentos, a fim de compreender a representação da personagem no que se refere ao discurso e à subjetividade em sua constituição. Para alcançarmos esse propósito, interessa-nos compreender Dois irmãos à luz da Teoria do Romance de Bakhtin (1895-1975); observar como ocorrem as construções ideológicas, relações de poder e alteridade no contexto da temática do silenciamento feminino na obra; e por fim, analisar como a posição subalterna da personagem Domingas pode dialogar com os conceitos de subjetividade e alteridade de Bakhtin e do Círculo. Como base teórico-metodológica, fundamentamo-nos nos volumes I, II e III da Teoria do Romance, postulados elaborados por Bakhtin (1895-1975). Estes volumes exploram o romance como gênero literário, categorizando-o por meio da estilística, das formas do tempo e do cronotopo. No âmbito desses conceitos, destaca-se o dialogismo, sob ótica do heterodiscurso no romance, na construção da voz/das vozes do narrador-personagem, Nael, filho de Domingas. Essas premissas iniciais constituem o cerne do primeiro capítulo desta dissertação. No segundo capítulo, a pesquisa fundamenta-se nos conceitos de Volóchinov (1895-1936) acerca das construções ideológicas das personagens femininas, com destaque para Rânia, Lívia, Domingas e Zana. Além disso, embasamo-nos nos conceitos de relações de poder propostos por Foucault (1926-1984) e no conceito de alteridade bakhtiniana no contexto da temática do silenciamento que ecoam entre essas personagens. No terceiro capítulo, os conceitos bakhtinianos de alteridade e subjetividade constituem o cerne da fundamentação, a fim de compreendermos como a posição subalterna de Domingas ressoa na construção do discurso referente à personagem. Ainda, apoiaremos nossa abordagem em obras de Abdala Júnior (2016), Bhabha (1998), Butler (2011) e Spivak (2010). As conclusões almejam compreender que o silenciamento feminino através das personagens envolvem não apenas questões de gênero, mas também questões de relação de poder e de discursos hegemônicos nas relações sociais. Nesse contexto, podemos inferir que as vozes sociais e literárias se entrelaçam, incentivando-nos a explorar essas temáticas em textos acadêmicos.

Dois irmãos;Domingas;Milton Hatoum, Silenciamento Feminino;Subjetividade.
As the object of study of this research, we chose the novel Dois irmãos (2000), one of Hatoum's main works, whose Critical fortune2 is commented on by Wander Melo Miranda in the reissue released in 2022 by Companhia das Letras, which says that Hatoum has the "meticulous task of recomposing silenced voices, invisible gestures, objects in the process of disappearing or lost forever" (Miranda, 2022, p. 270). The work marks conflicts that permeate not only the relationships between the twins Yaqub and Omar, but also affect the other characters in the narrative, especially Domingas and Nael. In this study, we intend to follow the character Domingas, whose history is marked by negotiations, invisible gestures, and silencing, to understand the representation of the character in relation to discourse and subjectivity in its constitution. To achieve this purpose, we are interested in understanding Dois irmãos in the light of Bakhtin's Theory of the Novel (1895-1975); to observe how ideological constructions, power relations and alterity occur in the context of the theme of female silencing in the work; and finally, to analyze how the subaltern position of the character Domingas can dialogue with the concepts of subjectivity and otherness of Bakhtin and the Circle. As a theoreticalmethodological basis, we base ourselves on volumes I, II and III of the Theory of the Novel postulates elaborated by Bakhtin (1895-1975). These volumes explore the novel as a literary genre, categorizing it through stylistics, time forms, and chronotope. Within the scope of these concepts, dialogism stands out, from the perspective of heterodiscourse in the novel, in the construction of the voice/voices of the narrator-character, Nael, son of Domingas. These initial premises constitute the core of the first chapter of this dissertation. In the second chapter, the research is based on Volochinov's (1895-1936) concepts about the ideological constructions of female characters, with emphasis on Rânia, Lívia, Domingas and Zana. In addition, we are based on the concepts of power relations proposed by Foucault (1926-1984) and on the Bakhtinian concept of alterity in the context of the theme of silencing that echo among these characters. In the third chapter, Bakhtin's concepts of alterity and subjectivity constitute the core of the foundation, to understand how Domingas' subaltern position resonates in the construction of the discourse referring to the character. In addition, we will base our approach on works by Abdala Júnior (2016), Bhabha (1998), Butler (2011) e Spivak (2010). The conclusions aim to understand that the silencing of women through the characters involves not only gender issues, but also issues of power relations and hegemonic discourses in social relations. In this context, we can infer that social and literary voices are intertwined, encouraging us to explore these themes in academic texts.
Dois irmãos;Domingas;Milton Hatoum, Silencing Women;Subjectivity
1
118
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS
O trabalho possui divulgação autorizada
Caroline Stephanny Costa Dantas.pdf

Contexto

Representação e interpretação artística, literária e linguística
LINGUAGEM, DISCURSO E PRÁTICAS SOCIAIS
-

Banca Examinadora

JUCIANE DOS SANTOS CAVALHEIRO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
MARCOS FREDERICO KRUGER ALEIXO Docente - COLABORADOR
JUCIANE DOS SANTOS CAVALHEIRO Docente - PERMANENTE
NICIA PETRECELI ZUCOLO Participante Externo

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DO AMAZONAS - Programa de Apoio à Pós-graduação Stricto Sensu 24

Vínculo

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-
Não
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