• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
EDUCAÇÃO FÍSICA (30001013025P8)
Os efeitos de Projetos Esportivos de Caráter Social (PECS) sobre o comportamento pró-social de crianças e adolescentes
BRUNO MALIAS MENDES
DISSERTAÇÃO
23/12/2024

O esporte contemporâneo é utilizado como uma ferramenta pedagógica na educação em valores e parte do pressuposto de que há uma possibilidade do desenvolvimento da moral a partir do seu ensino, justificando a sua inserção em projetos esportivos de caráter social – PECS. A consolidação de PECS no Brasil é um fenômeno recente, potencializado por marcos legais que garantem a sustentabilidade financeira dessas ações, geralmente promovidas por entidades do terceiro setor ou por agentes públicos. PECS são empreendimentos de organizações da sociedade civil ou de órgãos públicos, não específicas da assistência social, que tem na oferta de uma ou mais modalidades esportivas a principal estratégia de ação cujo objetivo é transformar uma parcela da realidade, diminuindo ou eliminando um déficit, ou solucionando um problema social. Apesar do discurso e do uso do esporte no ensino de valores em PECS, revisões de literatura demonstram que há pouca avaliação sobre os resultados e impactos sociais. Este estudo percorreu o caminho do esporte educacional institucionalizado pelo Estado, na perspectiva da educação não formal, praticado em PECS. Acreditamos no esporte como uma meta linguagem axiológica, pois há a compreensão da produção de diversos significados gerados pela prática esportiva para diferentes públicos. Propomos investigar os efeitos do PECS, Escola de Craques, localizado no bairro de Carapina Grande, no municipio da Serra – ES, priorizando a investigação sobre os efeitos de sua vivência no comportamento pró-social de seus participantes. Nossa pesquisa é do tipo qualitativa por empregar a quantificação nas modalidades de coleta de informação e tratamento dos dados, mediante procedimentos estatísticos. Para coletar informações objetivando desvendar os efeitos de projetos esportivos com caráter social, numa dimensão atitudinal utilizaremos o instrumento de avaliação do comportamento pró-social denominado “Prosocial Behaviour Questionnaire” – PBQ (Weir; Duveen, 1981) traduzido e adaptado por Rosa (2016), Nossa hipótese é que PEC promovem a educação em valores por meio do esporte intencionado à mudança para melhor ou manutenção do comportamento pró social dos atendidos. Os dados demonstram evidências que os alunos melhoraram seu comportamento pró-social após 8 meses de participação no PECS, Escola de Craques. Entretanto para o grupo de 7 à 10 anos a melhora não foi significativa. Para grupo de 11 à 14 anos a melhora foi significativa. Portanto, compreendemos o poder educativo do esporte e percebemos a necessidade de planejar, executar e avaliar os conteúdos pedagógicos ofertados no PECS, Escola de Craques, sobre os efeitos sociais do esporte para a vida dessas crianças e adolescentes de forma mais eficaz.

esporte;valores;PECS
Contemporary sport is used as a pedagogical tool in values education and is based on the assumption that there is a possibility of moral development through sports, justifying the inclusion in social sporting projects – PECS. The consolidation of PECS in Brazil is a recent phenomenon, enhanced by legal frameworks that guarantee the financial sustainability of these actions, generally promoted by third sector entities or public agents. PECS are enterprises of civil society organizations or public bodies, not specific to social assistance, which have in offering one or more sports as the main action strategy whose objective is to transform a portion of reality, reducing or eliminating a deficit, or solving a social problem. Despite the discourse and use of sport to teach positive values in PECS, literature reviews demonstrate that there is little evaluation of the results and social impacts. This study followed the path of educational sport institutionalized by the State, from the perspective of non-formal education, practiced in PECS. We believe in sport as an axiological meta language, as there is an understanding of the production of different meanings generated by the practice of sport for different audiences. We propose to investigate the effects of PECS, Escola de Craques, located in the neighborhood of Carapina Grande, in the municipality of Serra – ES, prioritizing the investigation into the effects of this experience on the pro-social behavior of the participants. Our research is qualitative as it uses quantification in the modalities of information collection and data processing, using statistical procedures. To collect information with the aim of unveiling the effects of sports projects with a social nature, in an attitudinal dimension we will use the pro-social behavior assessment instrument called “Prosocial Behavior Questionnaire” – PBQ (Weir; Duveen, 1981) translated and adapted by Rosa (2016). Our hypothesis is that PEC promote education in values through sport intended to change for the better or maintain the pro-social behavior of those served. The data demonstrates evidence that students improved their prosocial behavior after 8 months of participation in PECS, Escola de Craques. However, for the group aged 7 to 10 years, the improvement was not significant. For the group aged 11 to 14 years, the improvement was significant. Therefore, we understand the educational power of sport and realize the need to plan, execute and evaluate the pedagogical content offered at PECS, Escola de Craques, on the social effects of sport on the lives of these children and adolescents in a more effective way.
sports;values;PECS
0
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação BRUNO MALIAS VDefesa.pdf

Contexto

ESTUDOS PEDAGÓGICOS E SÓCIO-CULTURAIS DA EDUCAÇÃO FÍSICA
ESTUDOS HISTÓRICOS E SOCIOCULTURAIS DA EDUCAÇÃO FÍSICA, ESPORTE, LAZER E SAÚDE
Valores em jogo: esporte, valores e inclusão social

Banca Examinadora

OTÁVIO GUIMARAES TAVARES DA SILVA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
MAURICIO DOS SANTOS DE OLIVEIRA Docente - PERMANENTE
OTÁVIO GUIMARAES TAVARES DA SILVA Docente - PERMANENTE
LEONARDO JOSE MATARUNA DOS SANTOS Participante Externo

Vínculo

Servidor Público
Outros
Profissional Autônomo
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.4
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer