Ir para o conteúdo
GovBR
  • CORONAVÍRUS (COVID-19)
  • Acesso à informação
  • Participe
  • Legislação
  • Órgãos do Governo
Navegar para direita
  • Casa Civil
  • Ministério da Justiça e Segurança Pública
  • Ministério da Defesa
  • Ministério das Relações Exteriores
  • Ministério da Economia
  • Ministério da Infraestrutura
  • Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
  • Ministério da Educação
  • Ministério da Cidadania
  • Ministério da Saúde
  • Ministério de Minas e Energia
  • Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações
  • Ministério do Meio Ambiente
  • Ministério do Turismo
  • Ministério do Desenvolvimento Regional
  • Controladoria-Geral da União
  • Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos
  • Secretaria-Geral
  • Secretaria de Governo
  • Gabinete de Segurança Institucional
  • Advocacia-Geral da União
  • Banco Central do Brasil
  • Planalto

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
GEOGRAFIA (40004015012P0)
A formação continuada de professores que ensinam Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental: o caso do município de Guairaçá - PR
THAINARA NUNES DE SOUZA
DISSERTAÇÃO
20/02/2025

O ensino de Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental desempenha um papel único e essencial para desenvolver a compreensão dos alunos sobre o mundo e suas relações entre a sociedade e o espaço, oportunizando a formação de cidadãos críticos e conscientes. Entretanto, ensinar Geografia nesse nível de escolarização impõe desafios significativos, já que os alunos estão em fase de desenvolvimento. Nesse sentido, destaca-se a importância da formação continuada de professores como estratégia para superar os desafios no ensino de Geografia, promovendo melhorias nas práticas pedagógico-didáticas. Dessa forma, é necessário que os professores estejam preparados para adaptar o conteúdo às necessidades cognitivas dos alunos, o que torna essa formação indispensável. Assim, essa dissertação discorre sobre a formação continuada para professores/pedagogos que lecionam Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental da educação básica, tomando, como um estudo de caso, a realidade do pequeno município de Guairaçá – PR. Nessa direção, partimos do objetivo de analisar a importância e os desafios da formação continuada desses profissionais, considerando a necessidade de qualificar a educação geográfica neste nível de ensino. Dessa maneira, a problemática que emerge é “a formação inicial é suficiente para garantir o domínio do conhecimento geográfico para atuar com essa disciplina nos anos iniciais? Quais seriam as necessidades formativas que assegurem condições para lecionar essa disciplina? Como os professores avaliam a suficiência ou não da formação inicial para garantir o domínio do conhecimento pedagógico e geográfico para atuar com essa disciplina nos anos iniciais? Como os professores avaliam a formação continuada para ensinar Geografia oferecida pela Secretaria Municipal de Educação de Guairaçá?” Buscando responder aos questionamentos, amparamo-nos teoricamente em estudos bibliográficos e nos documentos oficiais (municipal, estadual e federal) que estabelecem embasamento para compreender as relações entre a formação inicial e continuada e que, consequentemente, determinam caminhos para sua promoção. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e, como procedimentos metodológicos envolvemos revisão bibliográfica e documental, incluindo, ainda, a aplicação de questionários e de entrevistas semiestruturadas com os professores, equipe gestora e pedagógica da rede municipal de ensino. Orientados pela metodologia de “análise de conteúdo”, construímos categorias para esclarecer, de acordo com os objetivos, os resultados alcançados. Constatamos que um dos maiores desafios enfrentados pelos professores é desenvolver o pensamento geográfico dos alunos, integrando aspectos espaciais, culturais e ambientais de forma mais significativa. Nesse sentido, a pesquisa evidencia a formação continuada como fundamental para superar esses desafios, desde que seja alinhada às demandas dos professores e às especificidades da Geografia. Apesar das limitações na oferta atual, os professores indicam a necessidade de metodologias contextualizadas e estratégias pedagógicas ligadas a realidade local dos alunos. Assim, oficinas práticas, atividades reflexivas baseadas em conceitos científicos como, território, lugar, paisagem e a integração entre a teoria e a prática, fundamentada na Teoria Histórico-Cultural se destacam como possibilidades para fortalecer o ensino geográfico nesse nível de escolarização.

formação continuada do professor;ensino de Geografia;anos iniciais do ensino fundamental;Guairaçá, PR.
Geography teaching in the early years of elementary school plays a unique and essential role in developing students' understanding of the world and their relationship with society and space, providing the opportunity to form critical and aware citizens. However, teaching geography at this level of schooling poses significant challenges, as students are still in a developmental phase. In this sense, we highlight the importance of continuing teacher training as a strategy to overcome the challenges of teaching geography, promoting improvements in pedagogical-didactic practices. Thus, teachers need to be prepared to adapt the content to the cognitive needs of the students, which makes this training indispensable. Thus, this dissertation discusses continuing training for teachers/pedagogues who teach Geography in the early years of basic education, taking as a case study the reality of the small municipality of Guairaçá - PR. With this in mind, we set out to analyze the importance and challenges of continuing training for these professionals, considering the need to qualify geography education at this level of education. Thus, the problem that emerges is “is initial training sufficient to guarantee mastery of geographical knowledge to work with this subject in the early years? What are the training needs to ensure conditions for teaching this subject? How do the teachers assess the sufficiency or otherwise of their initial training to ensure mastery of the pedagogical and geographical knowledge required to teach this subject in the early years? How do the teachers assess the continuing education to teach Geography offered by the Guairaçá Municipal Education Department?” In an attempt to answer these questions, we drew on bibliographic studies and official documents (municipal, state and federal) that provide a basis for understanding the relationship between initial and continuing education and that consequently determine ways to promote it. This is a qualitative study and the methodological procedures involved a review of the literature and documents, as well as questionnaires and semi-structured interviews with teachers and the management and teaching staff of the municipal education network. Guided by the “content analysis” methodology, we built categories to clarify the results according to the objectives. We found that one of the biggest challenges faced by teachers is to develop students' geographical thinking, integrating spatial, cultural and environmental aspects in a more meaningful way. In this sense, the research highlights continuing education as fundamental to overcoming these challenges, as long as it is aligned with teachers' demands and the specificities of Geography. Despite the limitations of the current offer, teachers point to the need for contextualized methodologies and pedagogical strategies linked to the students' local reality. Thus, practical workshops, reflective activities based on scientific concepts such as territory, place, landscape and the integration of theory and practice, based on Historical-Cultural Theory, stand out as possibilities for strengthening geography teaching at this level of schooling.
continuing teacher education;geography teaching;early elementary school years;Guairaçá-PR.
1
135
PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação Thainara revisada word ok.pdf

Contexto

ANÁLISE REGIONAL E AMBIENTAL
PRODUÇÃO DO ESPAÇO E DINÂMICAS TERRITORIAIS
O ensino de Geografia na BNCC: os percursos didáticos, das habilidades às competências

Banca Examinadora

CLAUDIVAN SANCHES LOPES
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
CLAUDIVAN SANCHES LOPES Docente - PERMANENTE
ADRIANA APARECIDA RODRIGUES Participante Externo
RICARDO DOS SANTOS Participante Externo

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.3
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.