O ensino de Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental desempenha um papel único e essencial para desenvolver a compreensão dos alunos sobre o mundo e suas relações entre a sociedade e o espaço, oportunizando a formação de cidadãos críticos e conscientes. Entretanto, ensinar Geografia nesse nível de escolarização impõe desafios significativos, já que os alunos estão em fase de desenvolvimento. Nesse sentido, destaca-se a importância da formação continuada de professores como estratégia para superar os desafios no ensino de Geografia, promovendo melhorias nas práticas pedagógico-didáticas. Dessa forma, é necessário que os professores estejam preparados para adaptar o conteúdo às necessidades cognitivas dos alunos, o que torna essa formação indispensável. Assim, essa dissertação discorre sobre a formação continuada para professores/pedagogos que lecionam Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental da educação básica, tomando, como um estudo de caso, a realidade do pequeno município de Guairaçá – PR. Nessa direção, partimos do objetivo de analisar a importância e os desafios da formação continuada desses profissionais, considerando a necessidade de qualificar a educação geográfica neste nível de ensino. Dessa maneira, a problemática que emerge é “a formação inicial é suficiente para garantir o domínio do conhecimento geográfico para atuar com essa disciplina nos anos iniciais? Quais seriam as necessidades formativas que assegurem condições para lecionar essa disciplina? Como os professores avaliam a suficiência ou não da formação inicial para garantir o domínio do conhecimento pedagógico e geográfico para atuar com essa disciplina nos anos iniciais? Como os professores avaliam a formação continuada para ensinar Geografia oferecida pela Secretaria Municipal de Educação de Guairaçá?” Buscando responder aos questionamentos, amparamo-nos teoricamente em estudos bibliográficos e nos documentos oficiais (municipal, estadual e federal) que estabelecem embasamento para compreender as relações entre a formação inicial e continuada e que, consequentemente, determinam caminhos para sua promoção. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e, como procedimentos metodológicos envolvemos revisão bibliográfica e documental, incluindo, ainda, a aplicação de questionários e de entrevistas semiestruturadas com os professores, equipe gestora e pedagógica da rede municipal de ensino. Orientados pela metodologia de “análise de conteúdo”, construímos categorias para esclarecer, de acordo com os objetivos, os resultados alcançados. Constatamos que um dos maiores desafios enfrentados pelos professores é desenvolver o pensamento geográfico dos alunos, integrando aspectos espaciais, culturais e ambientais de forma mais significativa. Nesse sentido, a pesquisa evidencia a formação continuada como fundamental para superar esses desafios, desde que seja alinhada às demandas dos professores e às especificidades da Geografia. Apesar das limitações na oferta atual, os professores indicam a necessidade de metodologias contextualizadas e estratégias pedagógicas ligadas a realidade local dos alunos. Assim, oficinas práticas, atividades reflexivas baseadas em conceitos científicos como, território, lugar, paisagem e a integração entre a teoria e a prática, fundamentada na Teoria Histórico-Cultural se destacam como possibilidades para fortalecer o ensino geográfico nesse nível de escolarização.