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Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO
ENSINO (23002018071P6)
AFETIVIDADE E A INCLUSÃO DO ESTUDANTE COM NECESSIDADE EDUCACIONAL ESPECIAL: NARRATIVAS DOCENTES
CINTIA TALITA AURELIANO DE SOUZA
DISSERTAÇÃO
27/08/2024

Esta pesquisa investiga as narrativas (auto)biográficas de professoras acerca da afetividade no processo de inclusão. Tem como objetivo principal compreender como o vínculo afetivo entre estudantes e professores pode colaborar no processo de inclusão do estudante com Necessidade Educacionais Especiais. Neste sentido, o aporte teórico-metodológico situa-se nos pressupostos da pesquisa (auto)biográfica em educação, a partir de Passeggi e Souza (2016). Para o embasamento da Educação Especial na perspectiva Inclusiva Brasil (2008), Mantoan (2003) e nas discussões sobre afetividade, Freire (1996), Matos (2008) e Wallon (1954). Participaram do estudo 03 (três) professoras que atuam na Educação Especial e na Sala de aula regular de uma escola estadual no Município de Caraúbas/RN. As entrevistas narrativas, inspirada em Jovchelovicth e Bauer (2002), foram o procedimento para a coleta de dados. A partir das narrativas das professoras foram criados 03 (três) eixos de análise: percepções docentes sobre afetividade, reflexões sobre a prática pedagógica e desafios e sentimentos envolvidos no trabalho docente. Os resultados deste estudo respondem ao objetivo principal e demonstram o compromisso e dedicação das professoras com a educação pública e inclusão dos alunos público-alvo da Educação Especial, constatando que a afetividade contribui para a aprendizagem e desenvolvimento desses alunos.

Afetividade;Educação Especial;Inclusão;Narrativas (auto)biográficas
This research investigates teachers' (auto)biographical narratives about affectivity in the inclusion process. Its main objective is to understand how the emotional bond between students and teachers can collaborate in the process of inclusion of students with Special Educational Needs. In this sense, the theoretical-methodological contribution lies in the assumptions of (auto)biographical research in education, based on Passeggi and Souza (2016). For the basis of Special Education from the perspective of Inclusive Brazil (2008), Mantoan (2003) and in discussions about affectivity, Freire (1996), Matos (2008) and Wallon (1954). Three (3) teachers who work in Special Education and in the regular classroom of a state school in the city of Caraúbas/RN participated in the study. Narrative interviews, inspired by Jovchelovicth and Bauer (2002), were the procedure for data collection. From the teachers' narratives, 03 (three) axes of analysis were created: teaching perceptions about affectivity, reflections on pedagogical practice and challenges and feelings involved in teaching work. The results of this study respond to the main objective and demonstrate the teachers' commitment and dedication to public education and the inclusion of students targeted by Special Education, noting that affection contributes to the learning and development of these students.
Affectivity;Special education;Inclusion;Biographical narratives
1
81
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO
O trabalho possui divulgação autorizada
DISSERTAÇÃO - CINTIA - REVISADA FEV - Cintia Aureliano.pdf

Contexto

ENSINO NA ESCOLA PÚBLICA
ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
Educação e saúde, escola e hospital: narrativas de crianças, familiares e professores

Banca Examinadora

SIMONE MARIA DA ROCHA
DOCENTE - PERMANENTE
Não
Nome Categoria
MARCELO BEZERRA DE MORAIS Docente - PERMANENTE
EMERSON AUGUSTO DE MEDEIROS Docente - PERMANENTE
GIOVANA CARLA CARDOSO AMORIM Participante Externo

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim
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