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Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
FILOSOFIA (42003016031P4)
Sobre a analogia do bem comum em Santo Tomás de Aquino
JULIAN RITZEL FARRET
TESE
30/10/2024

Este trabalho se propõe a estudar a analogia do bem comum na obra de Santo Tomás de Aquino. O seu objetivo, assim, é demonstrar, a modo de tese, que, na obra do Aquinate, a noção de bem comum se predica de modo analógico e tem Deus por seu primeiro analogado. Para tanto, a investigação se dedica, em um primeiro momento, a buscar nos textos do próprio Aquinate o que escrevera sobre a analogia, dividindo-os em i) comentários de Santo Tomás a obras de terceiros e em ii) escritos de primeira mão de Santo Tomás, e procurando, na medida do possível, apresentá-los de modo cronológico. Em seguida contextualizamos o problema que se insere no âmbito dos predicáveis e parece mais bem compreendido à luz da doutrina dos universais. Buscamos então nos textos de Santiago Ramirez uma sistematização dos escritos de Santo Tomás, que, a rigor, muito embora faça extenso uso da noção de analogia, não escreveu sobre o tema de modo teórico e geral. A partir disso, passamos a buscar, novamente nos escritos de Tomás de Aquino, tudo o que escrevera sobre o bem comum, dividindo seus textos em dois grupos: i) o bem comum do ponto de vista metafísico e ii) o bem comum político. Dentro do primeiro grupo identificamos textos que cuidam de i) Deus como bem comum, ii) o bem comum do universo, iii) o bem comum da criatura intelectual ou racional, iv) o bem comum do anjo e v) o bem comum do homem. Munidos, então, desse arcabouço teórico podemos conjugar os escritos de Santo Tomás sobre a analogia e sobre o bem comum para afirmar a predicação analógica do bem comum. Para tanto, abordamos a tradicional doutrina da analogia do ente, passando pela coextensibilidade entre o ente o bem (sua propriedade transcendental), o que explicará a analogia do bem. A partir disso, e amparados nos escritos de Félix Lamas, apresentamos o que parece ser a distinção entre bem e bem comum, ou seja, o fato de esse último constituir a perfeição de um todo composto por partes subjetivas e, nessa qualidade, por elas participável. Consectário disso, o bem comum, enquanto atua como princípio de finalidade, produz uma verdadeira ordem do amor. Relacionamos, assim, as principais teses tomistas sobre o bem comum e explicamos, a partir delas, os elementos que constituem a analogia do bem comum: a relação causal entre os muitos bens, sua semelhança e distinção. Identificamos, por fim, como se relacionam os muitos bens comuns e que relação existe entre o conceito de bem comum e de fim último.

analogia;bem comum;Tomás de Aquino
This work aims to study the analogy of the common good in the writings of Saint Thomas Aquinas. Its objective is to demonstrate, as a thesis, that in Aquinas's work, the notion of the common good is predicated analogically and that God is its primary analogate. To achieve this, the investigation first focuses on examining Aquinas's own texts on analogy, dividing them into i) Aquinas's commentaries on the works of others and ii) Aquinas's original writings, attempting, as much as possible, to present them chronologically. We then contextualize the problem within the scope of predicables, which seems better understood considering the doctrine of universals. Subsequently, we seek in the texts of Santiago Ramirez a systematization of Aquinas's writings, noting that although Aquinas extensively employs the notion of analogy, he did not write about the topic in a theoretical and general manner. From there, we explore, once again in the writings of Thomas Aquinas, everything he wrote about the common good, dividing his texts into two groups: i) the common good from a metaphysical perspective and ii) the political common good. Within the first group, we identify texts that address i) God as the common good, ii) the common good of the universe, iii) the common good of the intellectual or rational creature, iv) the common good of angels, and v) the common good of humans. Armed with this theoretical framework, we can then combine Aquinas's writings on analogy and the common good to assert the analogical predication of the common good. To this end, we address the traditional doctrine of the analogy of being, discussing the coextensibility between being and good (its transcendental property), which will explain the analogy of the good. Based on this, and supported by the writings of Félix Lamas, we present what appears to be the distinction between good and common good, that is, the fact that the common good constitutes the perfection of a whole composed of subjective parts and, as such, participable by them. Consequently, the common good, while acting as a principle of finality, produces a true order of love. We then relate the main Thomistic theses on the common good and explain, based on them, the elements that constitute the analogy of the common good: the causal relationship between the many goods, their similarity, and distinction. Finally, we identify how the many common goods relate to each other and what relationship exists between the concept of the common good and the last end.
analogy;common good;Thomas Aquinas
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
O trabalho possui divulgação autorizada
Tese de Doutorado Julian Ritzel.pdf

Contexto

ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA
CONCEPÇÕES DE VIRTUDE
As virtudes em Tomás de Aquino

Banca Examinadora

SERGIO RICARDO STREFLING
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
ROBERTO HOFMEISTER PICH Participante Externo
SERGIO RICARDO STREFLING Docente - PERMANENTE
MANOEL LUIS CARDOSO VASCONCELLOS Docente - PERMANENTE
ANDREY IVANOV Participante Externo

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Programa Internacional de Apoio à Pesq e ao Ensino por meio da Mobilidade Docente e Discente Internacional 9

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