O presente estudo tem como objetivo investigar a apreensão do espaço geográfico contemporâneo no ensino de Geografia, enfocando a contribuição das tecnologias digitais de comunicação e informação para a apropriação desse conhecimento pelos discentes. Busca-se, também, analisar as práticas pedagógicas implementadas por meio dessas ferramentas, com especial atenção aos recursos didáticos tecnológicos disponibilizados pela Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná (SEED/PR). O espaço geográfico, enquanto objeto fundamental da Geografia, reflete as dinâmicas e transformações da sociedade atual, marcada pela globalização, que se manifesta, de forma cada vez mais abrangente, pela presença e circulação de técnicas, saberes científicos e informações. Neste cenário, o ensino de Geografia, assim como outras áreas do conhecimento, está sendo profundamente reconfigurado, tanto em seus conteúdos quanto nas metodologias de ensino, com a incorporação de recursos tecnológicos que ampliam e diversificam as formas de aprendizagem. A pesquisa foi conduzida por meio de uma abordagem qualitativa, combinando uma revisão bibliográfica para o embasamento teórico-conceitual sobre a Geografia e o Ensino de Geografia com uma investigação empírica, realizada em escolas da Educação Básica do Núcleo Regional de Maringá (NRE) do Paraná. Para o levantamento de dados, foram utilizadas entrevistas semiestruturadas e questionários aplicados a professores de Geografia, com o intuito de identificar as contribuições das tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem. A análise empírica possibilitou observar o impacto das tecnologias digitais no ensino de Geografia, considerando a infraestrutura escolar, os recursos tecnológicos disponibilizados pela SEED/PR e a interação dos professores com as ferramentas digitais. Além disso, foram analisadas as percepções dos docentes sobre a desvalorização da profissão e o papel que desempenham na mediação do conhecimento geográfico, bem como as suas visões sobre os alunos e o processo de ensino. Com base na análise dos dados, foi possível refletir sobre o papel transformador do ensino de Geografia na formação dos discentes, enfatizando a importância de promover uma educação crítica e reflexiva, que estimule a problematização da realidade e a compreensão das dinâmicas socioespaciais que caracterizam o espaço geográfico atual.A pesquisa contribui para a discussão sobre as potencialidades e os desafios do uso das tecnologias digitais no ensino de Geografia, oferecendo subsídios para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras e inclusivas, com vistas à transformação social por meio da educação.