• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO
Ensino de Física - PROFIS (33283010001P5)
O ENSINO DE CALORIMETRIA A PARTIR DE UMA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA COM A UTILIZAÇÃO DE CALORÍMETRO ALTERNATIVO
GIBSON DALL ORTO MUNIZ DA SILVA
DISSERTAÇÃO
14/02/2025

Os experimentos, quando inseridos em uma proposta pedagógica consistente, podem potencializar os processos de ensino e aprendizagem. Nesse contexto, esta pesquisa qualitativa e quantitativa teve como objetivo investigar como o desenvolvimento de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa, aliada ao uso de calorímetros alternativos construídos com material de baixo custo, pode promover a aprendizagem significativa dos conceitos básicos de calorimetria. A investigação foi realizada com 28 alunos do 3º ano do Curso Técnico em Mecânica Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Guarapari. Foram analisados dados coletados por meio de questionários e mapas conceituais. A análise dos dados permite inferir que a Unidade de Ensino Potencialmente Significativa contribuiu para um estudo consistente dos conceitos fundamentais da calorimetria. As atividades iniciais funcionaram como atividades esclarecedoras dos conhecimentos prévios dos alunos. A aplicação de atividades práticas, durante o desenvolvimento da Unidade de Ensino Potencialmente Significativa, como recursos e estratégias de ensino e aprendizagem, favoreceu a diferenciação progressiva e a reconciliação integradora, fomentando a relação entre aluno, docente e materiais educativos. Além disso, a realização de experimentos práticos, em sala de aula, contribuiu para a mobilização, fortalecimento e ampliação dos conhecimentos, tornando-os mais consistentes e capazes de ancorar novas aprendizagens, bem como beneficiou o desenvolvimento de habilidades de interpretação, resolução de problemas, atribuindo dinamismo e aumento da motivação e predisposição à aprendizagem, requisitos para a aprendizagem significativa.

Ensino de Física.;Aprendizagem Significativa.;Calorímetros alternativos.;Atividades experimentais.;Unidades de Ensino Potencialmente Significativas.;Questionários.;Mapas Conceituais.
Experiments, when incorporated into a consistent pedagogical approach, can enhance teaching and learning processes. In this context, this qualitative and quantitative research aimed to investigate how the development of a Potentially Meaningful Teaching Unit, combined with the use of an alternative calorimeter built from low-cost materials, can promote meaningful learning of the basic concepts of calorimetry. The investigation was conducted with 28 students from the 3rd year of the Technical Course in Mechanics Integrated with High School at the Federal Institute of Espírito Santo – Guarapari Campus. Data collected through questionnaires and concept maps were analyzed. The data analysis suggests that the Potentially Meaningful Teaching Unit contributed to a consistent study of the fundamental concepts of calorimetry. The initial activities served as clarifying activities for the students' prior knowledge. The application of practical activities during the development of the Potentially Meaningful Teaching Unit, as teaching and learning resources and strategies, favored progressive differentiation and integrative reconciliation, fostering the relationship between students, teachers, and educational materials. Moreover, the performance of practical experiments in the classroom contributed to the mobilization, strengthening, and expansion of knowledge, making it more consistent and capable of anchoring new learning. It also benefited the development of interpretation and problem-solving skills, adding dynamism and increasing motivation and predisposition to learning, which are prerequisites for meaningful learning.
Physics Teaching.;Meaningful Learning.;Alternative Calorimeters.;Experimental Activities.;Potentially Meaningful Teaching Units.;Questionnaires.;Concept Maps.
216
PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO
O trabalho possui divulgação autorizada
MNPEF_Dissertação_Produto_Educacional_de_Mestrado_Profissional_GIBSON_MUNIZ_Turma_2023_Versão_Final.pdf.pdf

Contexto

ENSINO DE FÍSICA
FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
-

Banca Examinadora

PEDRO LEITE BARBIERI
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
PEDRO LEITE BARBIERI Docente - PERMANENTE
MARCIO DE SOUSA BOLZAN Docente - PERMANENTE
LUIZ OTAVIO BUFFON Docente - PERMANENTE
ERNANI VASSOLER RODRIGUES Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Não

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
APLICAÇÃO DE UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA COM O USO DE CALORÍMETROS DE BAIXO CUSTO NO ESTUDO DOS CONCEITOS FUNDAMENTAIS DA CALORIMETRIA EM QUE AS TROCAS DE CALOR PROVOCAM VARIAÇÃO DE TEMPERATURA TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.3
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer