• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO
Ensino de Física - PROFIS (33283010001P5)
UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA SOBRE ÓPTICA PARA O ESTUDO DE LENTES E DEFEITOS DA VISÃO: CONTRIBUIÇÕES PARA A PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)
CRISLANE TAVARES MACHADO
DISSERTAÇÃO
20/12/2024

Este trabalho tem como objetivo analisar o desenvolvimento da Alfabetização Científica (AC) em uma turma da segunda etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA), por meio de uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) sobre óptica geométrica e lentes corretivas, tendo como pano de fundo os defeitos da visão. Com isso, foi desenvolvida uma SEI, baseada nos eixos estruturantes de AC de Sasseron e Carvalho (2008), realizada em uma turma de Segunda etapa do ensino médio de uma escola da rede pública estadual de ensino exclusivo da modalidade de Educação para Jovens e Adultos (EJA). Os dados da pesquisa foram coletados em roteiros investigativos, registros de fotos e ainda um diário de bordo confeccionado pela pesquisadora aproveitando o máximo possível das vivências em sala de aula. Os conteúdos foram analisados e organizados em categorias de acordo com os eixos estruturantes de AC. As atividades aplicadas na SEI visam ser mais dinâmicas e interativas, com foco no estudante mais ativo em sala de aula, deste modo utilizouse demonstrações investigativas, atividades e demonstração experimental, simulação computacional, questões abertas e aulas de sistematização do conhecimento. Os resultados indicam que melhora na interação, na participação e na colaboração dos estudantes durantes as atividades propostas, aprimorando a capacidade de formular hipóteses com base na investigação, o que demonstra que utilizar uma SEI com ênfase na AC para o ensino da óptica geométrica tendo como pano de fundo os defeitos da visão, tem resposta positiva para preparar os estudantes para viver e contribuir com a sociedade, respeitando o tempo e a personalidade de cada um.

Ensino de Física.;Ensino por Investigação.;Alfabetização Científica.;Miopia.;Hipermetropia.
The aim of this work is to analyze the development of scientific literacy in a second stage Youth and Adult Education (EJA) class, through an Investigative Teaching Sequence (ITS) on geometric optics and corrective lenses, against the backdrop of vision defects. With this in mind, an SEI was developed, based on the structuring axes of Scientific literacy (SL) by Sasseron and Carvalho (2008), which was carried out in a second stage high school class at a state public school exclusively for Youth and Adult Education (EJA). The research data was collected using investigative scripts, photo records and a logbook prepared by the researcher, making the most of classroom experiences. The content was analyzed and organized into categories according to the structuring axes of SL. The activities applied in the ITS aim to be more dynamic and interactive, with a focus on students being more active in the classroom, so we used investigative demonstrations, activities and experimental demonstrations, computer simulation, open questions and classes to systematize knowledge. The results indicate an improvement in the interaction,participation and collaboration of the students during the proposed activities, improving their ability to formulate hypotheses based on investigation, which shows that using an ITS with an emphasis on SL to teach geometric optics against the backdrop of vision defects has a positive response to prepare students to live and contribute to society, respecting the time and personality of each one.
Teaching physics.;Inquiry-based teaching.;Scientific literacy.;Myopia.;Hyperopia.
262
PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO
O trabalho possui divulgação autorizada
MNPEF_Dissertação_Produto_Educacional_de_Mestrado_Profissional_Crislane _Tavares_Turma_2022_Versão_Final.pdf.pdf

Contexto

ENSINO DE FÍSICA
FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
-

Banca Examinadora

JARDEL DA COSTA BROZEGUINI
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
JARDEL DA COSTA BROZEGUINI Docente - PERMANENTE
ARTUR JUSTINIANO ROBERTO JUNIOR Docente - PERMANENTE
MARCELO ESTEVES DE ANDRADE Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Não

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
A ABORDAGEM DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: EXPLORANDO A ÓPTICA GEOMÉTRICA POR MEIO DOS DEFEITOS DA VISÃO TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.1
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer