• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
FILOSOFIA (42003016031P4)
POR UMA ÉTICA DO DESEJO: da fundamentação filosófica à potência política da hipótese lacaniana
GABRIEL HENRIQUE SOUZA MACIEL
DISSERTAÇÃO
10/03/2025

Esta dissertação analisa a economia lógico-conceitual que fundamenta o programa de Jacques Lacan no Seminário A Ética da Psicanálise (1959/60), com foco na articulação entre ética, desejo e lei simbólica. No que diz respeito à metodologia de investigação, a pesquisa filia-se à tradição brasileira da Filosofia da Psicanálise, tal como consolidada por Luiz Roberto Monzani (1991/2008), cujo rigor metodológico oferece um arcabouço para investigar o Programa Ético Lacaniano em três critérios interligados: genealogia conceitual, análise estrutural e crítica epistemológica. No primeiro capítulo, aborda a causalidade moral no complexo de Édipo, explorando a nomeação e as fases da constituição do sujeito desejante (estádio do espelho e três fases do Édipo), que culminam na internalização da lei simbólica pelo significante Nome-do-Pai. Lacan critica as Ego Psychologys por reduzirem a dinâmica psíquica ao gerenciamento de bens desejáveis, propondo, em contrapartida, uma ética baseada na responsabilidade do sujeito frente ao seu desejo. No segundo capítulo, examina os fundamentos epistêmicos da ética lacaniana, destacando a leitura de Freud em textos como o Entwurf e a Carta 52, para mapear a topologia da subjetividade. Identifica dois princípios fundamentais: o princípio do prazer, que organiza o pensamento e constitui o inconsciente, e o princípio da realidade, que estrutura a percepção e a consciência. Lacan aponta uma ruptura em Freud com a postulação de Das Ding (A Coisa) como objeto impossível, definindo o desejo como metonímia da falta fundamental. No terceiro capítulo, investiga as implicações políticas da ética do desejo, tomando a figura de Antígona como paradigma de fidelidade radical ao desejo, que confronta nomos (Lei dos Homens) e dike (Lei dos Deuses), revelando a inconsistência da estrutura da lei simbólica. Conclui-se que a irredutibilidade do desejo abre caminhos para novas formas de existência coletiva, sugerindo um diálogo entre psicanálise e filosofia política.

Desejo;Ética;Lei;Simbólico
This dissertation examines the logico-conceptual economy underpinning Jacques Lacan’s program in The Seminar on the Ethics of Psychoanalysis (1959/60), focusing on the interplay between ethics, desire, and symbolic law. Regarding the investigative methodology, the research aligns itself with the Brazilian tradition of the Philosophy of Psychoanalysis, as consolidated by Luiz Roberto Monzani (1991/2008), whose methodological rigor provides a framework for investigating the Lacanian Ethical Program through three interconnected criteria: conceptual genealogy, structural analysis, and epistemological critique. In the first chapter, it addresses moral causality in the Oedipus complex, exploring naming and the phases of the constitution of the desiring subject (mirror stage and three Oedipal phases), culminating in the internalization of the symbolic law through the Name-of-the-Father signifier. Lacan criticizes Ego Psychology for reducing psychic dynamics to the management of desirable goods, proposing instead an ethics based on the subject’s responsibility toward their desire. In the second chapter, it examines the epistemic foundations of Lacanian ethics, highlighting Freud’s texts such as the Entwurf and Letter 52 to map the topology of subjectivity. Two fundamental principles are identified: the pleasure principle, which organizes thought and constitutes the unconscious, and the reality principle, which structures perception and consciousness. Lacan identifies a rupture in Freud’s work with the postulation of Das Ding (The Thing) as an impossible object, defining desire as a metonymy of fundamental lack. In the third chapter, it investigates the political implications of the ethics of desire, taking the figure of Antigone as a paradigm of radical fidelity to desire, confronting nomos (Law of Men) and dike (Law of the Gods), revealing the inconsistency of the structure of symbolic law. It concludes that the irreducibility of desire opens pathways for new forms of collective existence, suggesting a dialogue between psychoanalysis and political philosophy.
Desire;Ethics;Law;Symbolic.
1
143
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
O trabalho possui divulgação autorizada
Maciel, G. H. S. - POR UMA ÉTICA DO DESEJO.pdf

Contexto

ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA
FUNDAMENTAÇÃO E CRITICA DA MORAL
-

Banca Examinadora

LUIS EDUARDO XAVIER RUBIRA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
LUIS EDUARDO XAVIER RUBIRA Docente - PERMANENTE
EDIO RANIERE DA SILVA Participante Externo
CLADEMIR LUIS ARALDI Docente - PERMANENTE

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Programa de Demanda Social 24

Vínculo

-
-
-
Não
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.15
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer