• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (30004012074P8)
PRÁTICAS EDUCOMUNICATIVAS COMO FORMA DE FORTALECIMENTO DO MOVIMENTO ESTUDANTIL SECUNDARISTA NA
FABIA DALLA NORA
DISSERTAÇÃO
14/03/2025

Este estudo teve como foco o Movimento Estudantil Secundarista (MES) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), com o objetivo geral compreender as ações, atividades e os principais temáticas abordadas pelas diferentes Organizações Estudantis Secundaristas (OES) do IFSP, especificamente os Grêmios Estudantis, a fim de contribuir para a criação de espaços de troca de ideias e de diálogos coletivos entre elas e, com isso, fortalecer o MES na Instituição. O estudo partiu da problemática do enfraquecimento dos movimentos estudantis, que pode ser associado às políticas neoliberais e à desmobilização, agravada ainda mais pelo distanciamento social decorrente da pandemia de COVID-19. Como percurso metodológico, caracterizou-se como uma pesquisa qualitativa, que utilizou para o seu desenvolvimento, características do método de estudo de caso. Para atingir os objetivos específicos, utilizaram-se as seguintes técnicas de coleta de dados: pesquisa bibliográfica e documental, observações e entrevistas semiestruturadas. Para a análise dos dados, adotou-se o método de Análise de Discurso Crítica (ADC) para os dados mais subjetivos e o método de Análise de Conteúdo (AC) para os dados mais objetivos. Como resultados, constatou-se uma diversidade de atuações do MES no IFSP, alinhando-se aos denominados “novos” movimentos sociais. Observou-se um número considerável de agremiações ativas no IFSP, o que é positivo diante do cenário nacional de desarticulação das organizações estudantis nas redes estaduais e municipais de ensino. Verificou-se que, embora exista uma variedade de ações, atividades e temáticas abordadas por cada OES, há similaridades e inter-relações entre elas, uma vez que a maioria dessas ações se conecta com discursos mais amplos que permeiam a sociedade. Contudo, apesar das similaridades e inter-relações nas práticas existentes, também se evidenciou que o diálogo e a comunicação entre as diferentes OES são inexistentes ou ocorrem de forma muito incipiente, o que configura uma problemática a ser sanada, com vistas ao incentivo à atuação coletiva e colaborativa. Ademais, constatou-se que as relações sociais, as interações pessoais e as redes de contatos têm papel significativo no envolvimento dos estudantes no MES, e que o uso das plataformas de mídias sociais é o principal meio de divulgação de suas ações, bem como de comunicação interna e externa. Por fim, como PE, esta pesquisa desenvolveu o Guia denominado “Eu sou porque nós somos: Guia de Práticas Educomunicativas para o Movimento Estudantil Secundarista”, com o objetivo de demonstrar como a adoção de Práticas Educomunicativas pode fortalecer o MES, tanto no âmbito institucional como social, por meio da utilização dos meios de comunicação e da linguagem. Como resultados do PE, o material forneceu subsídios e inspiração para as ações do MES, vindo a contribuir para a melhoria da comunicação e do diálogo entre as diversas OES do IFSP e auxiliar na promoção de ações de colaboração e união entre elas. Acredita-se que a colaboração e interação coletiva em espaços virtuais de comunicação promovem a aprendizagem em conjunto, transformando-os em locais para o exercício da cidadania, do diálogo e da democracia, visando a uma sociedade mais justa e igualitária para todos.

Juventude;Movimentos sociais;Movimentos Estudantil Secundarista;Educação Profissional e Tecnológica – EPT;Práticas Educomunicativas
This study focused on the Secondary Student Movement (MES) at the Federal Institute of Education, Science, and Technology of São Paulo (IFSP), with the general objective of understanding the actions, activities, and main themes addressed by the different Secondary Student Organizations (OES) at IFSP, specifically the Student Unions, in order to contribute to the creation of spaces for exchanging ideas and collective dialogues among them, thereby strengthening the MES within the institution. The study stemmed from the issue of the weakening of student movements, which can be associated with neoliberal policies and demobilization, further exacerbated by the social distancing caused by the COVID-19 pandemic. As a methodological approach, it was characterized as qualitative research, employing characteristics of the case study method. To achieve the specific objectives, the following data collection techniques were used: bibliographic and documentary research, observations, and semi-structured interviews. For data analysis, the Critical Discourse Analysis (ADC) method was adopted for more subjective data, while the Content Analysis (AC) method was applied to more objective data. As a result, a diversity of MES activities at IFSP was identified, aligning with the so-called "new" social movements. A considerable number of active student organizations at IFSP were observed, which is a positive aspect given the national scenario of disarticulation of student organizations in state and municipal education networks. It was found that although there is a variety of actions, activities, and themes addressed by each OES, there are similarities and interrelationships among them, as most of these actions connect with broader discourses that permeate society. However, despite these similarities and interconnections in existing practices, it was also evident that dialogue and communication between different OES are either nonexistent or occur in a very incipient manner, which constitutes an issue to be resolved in order to encourage collective and collaborative action. Additionally, it was found that social relationships, personal interactions, and networking play a significant role in students' involvement in the MES, and that the use of social media platforms is the primary means of disseminating their actions, as well as facilitating both internal and external communication. Finally, as a Practical Educational (PE) outcome, this research developed the guide titled "I Am Because We Are: A Guide to Educommunication Practices for the Secondary Student Movement," with the aim of demonstrating how the adoption of Educommunication Practices can strengthen the MES both institutionally and socially through the use of media and language. As a result of the PE, the material provided insights and inspiration for MES actions, contributing to improved communication and dialogue among the various OES at IFSP and assisting in the promotion of collaborative and unifying actions among them. It is believed that collaboration and collective interaction in virtual communication spaces promote shared learning, transforming these spaces into arenas for the exercise of citizenship, dialogue, and democracy, ultimately aiming for a fairer and more equitable society for all.
Youth;Social Movements;High School Student Movements;Professional and Technological Education – EPT;Educational Communication Practices.
1
232
PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO
O trabalho possui divulgação autorizada
DISSERTAÇÃO_ Fabia Dalla Nora.pdf

Contexto

Educação Profissional e Tecnológica - EPT
ORGANIZAÇÃO E MEMÓRIAS DE ESPAÇOS PEDAGÓGICOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)
Macroprojeto 6 - Organização de espaços pedagógicos na EPT

Banca Examinadora

RODRIGO PALUCCI PANTONI
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
RODRIGO PALUCCI PANTONI Docente - PERMANENTE
TEISE DE OLIVEIRA GUARANHA GARCIA Participante Externo
JEFFERSON FERREIRA DO NASCIMENTO Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Não

Produções Intelectuais Associadas

Não existem produções associadas ao trabalho de conclusão.
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.4
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer