Ir para o conteúdo
GovBR
  • CORONAVÍRUS (COVID-19)
  • Acesso à informação
  • Participe
  • Legislação
  • Órgãos do Governo
Navegar para direita
  • Casa Civil
  • Ministério da Justiça e Segurança Pública
  • Ministério da Defesa
  • Ministério das Relações Exteriores
  • Ministério da Economia
  • Ministério da Infraestrutura
  • Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
  • Ministério da Educação
  • Ministério da Cidadania
  • Ministério da Saúde
  • Ministério de Minas e Energia
  • Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações
  • Ministério do Meio Ambiente
  • Ministério do Turismo
  • Ministério do Desenvolvimento Regional
  • Controladoria-Geral da União
  • Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos
  • Secretaria-Geral
  • Secretaria de Governo
  • Gabinete de Segurança Institucional
  • Advocacia-Geral da União
  • Banco Central do Brasil
  • Planalto

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
EDUCAÇÃO FÍSICA (30001013025P8)
Educação Física e docência masculina na Educação Infantil: imbricações com as temáticas de gênero e sexualidade
JOAO PEDRO ZOTH BATISTA
DISSERTAÇÃO
31/03/2025

O presente trabalho refletiu sobre o exercício docente masculino na educação infantil, considerando a escuta de homens cis, que exerciam o cargo de professores de educação física no Município de Serra/ES. Os estudos de gênero e sexualidade subsidiaram o debate da temática. A metodologia do trabalho foi qualitativa, no qual realizei a revisão de literatura, o levantamento estatístico, a observação participante com um professor e 5 entrevistas semiestruturadas aos professores. Na educação infantil, o ato de “cuidar” está imbricado com o de “educar”, e vice-versa; desse modo podemos observar um predomínio de profissionais do gênero feminino atuando nesta etapa de ensino e aprendizagem. A feminização do magistério ocorre face às considerações culturais e hegemônicas de que as mulheres têm “aptidão” ou “dom natural” de cuidar/educar, ligadas à noção de maternagem. Foi observado nas expressões dos professores que a escolha para o trabalho na educação infantil ocorreu considerando a identificação com a etapa de ensino, a opção encontrada para trabalho e o desejo de mudança do ciclo da educação básica. Na formação inicial e continuada dos professores, as indicações deram conta que as temáticas de gênero e sexualidade foram abordadas de forma insuficiente. Observou-se nas expressões dos entrevistados que havia estranhamentos por parte das famílias em relação a eles, com questionamentos na porta de sala. Com o tempo e o desenvolvimento do trabalho, foi observada maior segurança das famílias com os profissionais. Os homens professores indicaram que não participam das atividades de higienização das crianças, considerando o processo de suspeição do outro. Assim como adotaram medidas para evitar o contato com as crianças, caracterizando-se como um processo de autovigilância. Notou-se que, nas proposições pedagógicas desenvolvidas pelos professores, houve cenas e situações que envolviam gênero e sexualidade. Revelou-se que os professores se sentem inseguros em trabalhar com as temáticas, considerando a formação, assim como sobre o processo de vigilância sobre o trabalho pedagógico. Para a análise da expressão dos professores, utilizei a análise do discurso, compreendendo aqui a leitura a partir das obras de Michel Foucault.

Educação Infantil;Gênero;Homens Professores;Escola
Este trabajo reflexionó sobre el papel docente masculino en la educación infantil, considerando la escucha de los hombres cis, que trabajan como profesores de educación física en el municipio de Serra/ES. Los estudios de género y sexualidad apoyaron el debate sobre el tema. La metodología de trabajo es cualitativa, en la cual realicé una revisión de la literatura, encuesta estadística, observación participante con un docente y 5 entrevistas semiestructuradas a docentes. En Educación Infantil el acto de “cuidar” se entrelaza con el de “educar”, viceversa, así se observa un predominio de mujeres profesionales que trabajan en esta etapa de enseñanza y aprendizaje. La feminización de la enseñanza se da frente a consideraciones culturales y hegemónicas de que las mujeres tienen la “aptitud” y/o el “don natural” de cuidar/educar, vinculado a la noción de maternidad. Se observó en las expresiones de los docentes que la elección por trabajar en la educación infantil ocurre considerando la identificación con la etapa docente, la opción encontrada por el trabajo y el deseo de cambiar el ciclo de la educación básica. En la formación inicial y continua de docentes, los indicios muestran que los temas de género y sexualidad fueron insuficientemente abordados. Se observó en las expresiones de los entrevistados que había sentimientos extraños por parte de las familias en relación a ellos, con preguntas en la puerta de la habitación. Con el tiempo y el desarrollo del trabajo, las familias se sintieron más seguras con los profesionales. Los docentes varones indicaron que no participan en las actividades de higiene de los niños, considerando el proceso de sospecha hacia los demás. También adoptan medidas para evitar el contacto con los niños, caracterizándose como un proceso de autovigilancia. Se observó que en las propuestas pedagógicas desarrolladas por los docentes, hubo escenas y situaciones que involucraban género y sexualidad. Se reveló que los docentes se sienten inseguros en el trabajo con los temas, considerando su formación, así como en el proceso de seguimiento del trabajo pedagógico. Para analizar la expresión de los profesores, utilicé el análisis del discurso, incluida la lectura de las obras de Michel Foucault.
Educación Infantil;Género;Maestros hombres;Escuela
0
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
O trabalho possui divulgação autorizada
DISSERTAÇÃO_FINAL_JOÃO PEDRO_ZOTH_BATISTA.docx.pdf

Contexto

ESTUDOS PEDAGÓGICOS E SÓCIO-CULTURAIS DA EDUCAÇÃO FÍSICA
ESTUDOS HISTÓRICOS E SOCIOCULTURAIS DA EDUCAÇÃO FÍSICA, ESPORTE, LAZER E SAÚDE
Processos formativos de professores e modos de existência: gênero e sexualidade na comunidade escolar

Banca Examinadora

ILEANA WENETZ
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
ALESSANDRA GALVE GEREZ Pós-Doc
ILEANA WENETZ Docente - PERMANENTE
PRISCILA GOMES DORNELLES Participante Externo

Vínculo

-
-
-
Não
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.0
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.