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Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
EDUCAÇÃO FÍSICA (30001013025P8)
O discurso feminista no futebol de mulheres na mídia publicitária esportiva na campanha Dream Further da Nike
BIANCA HENRIQUES DE OLIVEIRA
DISSERTAÇÃO
20/03/2025

Este trabalho de pesquisa com base nos Estudos Culturais, de gênero e Estudos Feministas, na vertente pós-estruturalista, busca problematizar a constituição do discurso feminista no futebol de mulheres em uma mídia publicitária esportiva, considerando o objeto de estudo, a campanha publicitária Dream Further (“Sonhe Mais” em português) produzida pela empresa Nike para a Copa do Mundo de Futebol de Mulheres de 2019, como um artefato cultural. O objetivo desta dissertação é analisar o conteúdo do comercial com ênfase na escolha da marca pelo discurso feminista, utilizado como um instrumento para fins mercadológicos, para representar o futebol de mulheres. Os objetivos específicos são: a) identificar os marcadores históricos, sociais e culturais que estruturam o discurso feminista, escolhido pela Nike, para a peça publicitária e b) investigar os enunciados da composição discursiva -feminista- do comercial e as estratégias para sua apropriação e instrumentalização. Dentro da abordagem qualitativa de pesquisa utilizamos a Etnografia de tela e os Estudos Culturais. Como resultados, identificamos que a Nike, estrategicamente, adota um discurso feminista e de empoderamento feminino na campanha, na qual o vídeo apresenta um contexto onde o futebol de mulheres tem a mesma visibilidade e respeito que o futebol masculino, perante à sociedade. As mulheres são representadas como protagonistas em todas as funções, pautando-se em uma narrativa emotiva e de impacto. A estratégia de marketing (femvertising), escolhida pela marca, é justificada pelo contexto sociocultural, em que causas sociais como o feminismo são pautas muito atuais. A proposta é direcionada ao desejo de controle e as relações de poder, endereçando o artefato cultural à jovens mulheres, futuras esportistas e também consumidoras. Os modos de endereçamento nos ajudaram a compreender que a Nike, ao unir diferentes elementos audiovisuais e símbolos culturais no vídeo, procurou conectar as telespectadoras a uma relação particular entre ambos. Portanto, concluímos que os fatores sociais, culturais e históricos que permitiram que o comercial adotasse o discurso feminista pós-estruturalista pautaram-se no movimento feminista, na visibilidade crescente do futebol de mulheres e na luta pela igualdade de gênero, alavancando uma mudança e evolução na mídia publicitária esportiva, protagonizando a mulher no futebol.

Futebol de mulheres;Campanha publicitária;Discurso feminista;Estudos Culturais
This research paper, based on Cultural Studies, Gender Studies and Feminist Studies, in the post-structuralist perspective, seeks to problematize the constitution of feminist discourse in women's soccer in a sports advertising media, considering the object of study, the advertising campaign Dream Further (“Sonhe Mais” in Portuguese) produced by Nike for the 2019 Women's Soccer World Cup, as a cultural artifact. The objective of this dissertation is to analyze the content of the commercial with emphasis on the brand's choice of feminist discourse, used as an instrument for marketing purposes, to represent women's soccer. The specific objectives are: a) to identify the historical, social and cultural markers that structure the feminist discourse, chosen by Nike, for the advertising piece and b) to investigate the statements of the discursive composition -feminist- of the commercial and the strategies for its appropriation and instrumentalization. Within the qualitative research approach, we used Screen Ethnography and Cultural Studies. As a result, we identified that Nike strategically adopts a feminist and female empowerment discourse in the campaign, in which the video presents a context in which women's soccer has the same visibility and respect as men's soccer in society. Women are represented as protagonists in all roles, based on an emotional and impactful narrative. The marketing strategy (femvertising) chosen by the brand is justified by the sociocultural context, in which social causes such as feminism are very current issues. The proposal is directed at the desire for control and power relations, addressing the cultural artifact to young women, future athletes and also consumers. The modes of address helped us understand that Nike, by combining different audiovisual elements and cultural symbols in the video, sought to connect viewers to a particular relationship between the two. Therefore, we conclude that the social, cultural and historical factors that allowed the commercial to adopt the post-structuralist feminist discourse were based on the feminist movement, the growing visibility of women's football and the fight for gender equality, leveraging a change and evolution in sports advertising media, featuring women as protagonists in football.
Women’s football;Advertising campaign;Feminist discourse;Cultural Studies
0
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação - Bianca Henriques de Oliveira.pdf

Contexto

ESTUDOS PEDAGÓGICOS E SÓCIO-CULTURAIS DA EDUCAÇÃO FÍSICA
ESTUDOS HISTÓRICOS E SOCIOCULTURAIS DA EDUCAÇÃO FÍSICA, ESPORTE, LAZER E SAÚDE
Mulheres na Educação Física universitária no Brasil e na Argentina

Banca Examinadora

ILEANA WENETZ
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
MARIA SIMONE VIONE SCHWENGBER Participante Externo
ILEANA WENETZ Docente - PERMANENTE
MARIANA ZUANETI MARTINS Docente - PERMANENTE

Vínculo

-
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Não
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