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UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
EDUCAÇÃO FÍSICA (30001013025P8)
Os atravessamentos de gênero no processo de ensino-aprendizagem da dança na formação inicial em Licenciatura em Educação Física
JOICE GOTTARDO DE JESUS
DISSERTAÇÃO
21/03/2025

Essa dissertação visa compreender os atravessamentos de gênero na apropriação de saberes em danças, construídos na formação inicial em Educação Física, a partir das experiências de graduandos/as do terceiro período no componente curricular “Conhecimento e Metodologia do Ensino da Dança” do curso de licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo. Utilizamos a abordagem qualitativa, pois buscamos analisar e interpretar aspectos da nossa realidade que não podem ser quantificados. A pesquisa trata-se de um estudo de caso, e para alcançar os objetivos propostos, foram realizadas três técnicas: análise de documentos; observação; e entrevistas semiestruturadas com os/as estudantes e o/a professor/a da disciplina de Conhecimento e Metodologia do Ensino da Dança. Identificamos, a partir da triangulação dos dados obtidos por meio da observação, entrevistas e análise de documentos, como as construções socioculturais atribuídas às pessoas quanto à identidade de gênero e à orientação sexual, atravessam a apropriação dos conhecimentos em danças formação inicial do curso de licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo. Essa pesquisa se desdobrou em dois artigos distintos, mas interligados, que abordam diferentes dimensões. O primeiro artigo “Primeiras vivências com a dança: as percepções de estudantes de educação física”, sendo assim este artigo investigou as primeiras experiências com as danças de estudantes de Educação Física. Os resultados mostraram que, para muitos/as desses/as estudantes, as primeiras experiências com as danças ocorreram em lugares e de formas distintas, sendo a escola a mais mencionada pelos/as entrevistados/as. Embora predominante nas respostas, ainda existe algumas dificuldades quando se trata das danças enquanto conteúdo da Educação Física escolar. Cientes desse passado, o segundo artigo “Corpos em diálogo: experiências prévias e a construção de conhecimentos relacionados às questões de gênero na dança”, teve um enfoque estudar as experiências com a dimensão de gênero e as danças e a construção de conhecimentos dos/as estudantes de Educação Física sobre as relações de gênero dentro desse campo. A pesquisa mostrou que, ao romper com os estereótipos de gênero e a adoção de práticas pedagógicas inclusivas, o componente curricular possibilitou que as danças fossem desenvolvidas em um espaço educativo, acolhedor e emancipador, o qual propiciou transformações e deu força para resistências, ao promover o respeito e a valorização da diversidade. Enquanto o primeiro artigo foca nas primeiras vivências e percepções desses estudantes, o segundo amplia o olhar para as implicações dessas vivências no contexto das relações de gênero. Juntos, os dois artigos oferecem uma reflexão crítica sobre o papel da dança na formação acadêmica e como ela pode ser um campo de experimentação e aprendizado sobre o corpo, a identidade e as dinâmicas sociais. A pesquisa contribui para uma maior compreensão das possíveis transformações na formação dos futuros profissionais de Educação Física, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e desconstrução de padrões normativos de gênero.

Gênero;Dança;Construções socioculturais
This dissertation aims to understand the gender crossings in the appropriation of knowledge in dance, constructed during initial training in Physical Education, based on the experiences of undergraduate students in the third semester of the curricular component “Knowledge and Methodology of Teaching Dance” in the Bachelor’s Degree in Physical Education at the Federal University of Espírito Santo. We used a qualitative approach because we sought to analyze and interpret aspects of our reality that cannot be quantified. The research is a case study, and to achieve the proposed objectives, three techniques were used: document analysis; observation; and semi-structured interviews with the students and the professor of the Knowledge and Methodology of Teaching Dance course. Based on the triangulation of data obtained through observation, interviews, and document analysis, we identified how the sociocultural constructions attributed to people regarding gender identity and sexual orientation intersect with the appropriation of dance knowledge in the initial training of the Bachelor’s Degree in Physical Education at the Federal University of Espírito Santo. This research unfolded into two distinct but interconnected articles that address different dimensions. The first article, "First Experiences with Dance: The Perceptions of Physical Education Students," investigated the initial experiences with dance of Physical Education students. The results showed that for many of these students, the first experiences with dance took place in different places and in various ways, with school being the most mentioned by the interviewees. Although predominant in the responses, there are still some difficulties when it comes to dance as a content of school Physical Education. Aware of this past, the second article "Bodies in dialogue: previous experiences and the construction of knowledge related to gender issues in dance", focused on studying the experiences with the gender dimension and dances and the construction of knowledge of Physical Education students about gender relations within this field. The research showed that by breaking with gender stereotypes and adopting inclusive pedagogical practices, the curricular component allowed dance to be developed in an educational, welcoming, and emancipatory space, which fostered transformations and strengthened resistance by promoting respect and the appreciation of diversity. While the first article focuses on the initial experiences and perceptions of these students, the second broadens the perspective to the implications of these experiences in the context of gender relations. Together, the two articles offer a critical reflection on the role of dance in academic training and how it can serve as a field of experimentation and learning about the body, identity, and social dynamics. The research contributes to a deeper understanding of the potential transformations in the training of future Physical Education professionals, particularly regarding the recognition and deconstruction of normative gender patterns.
Gender;Dance;Sociocultural constructions
0
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação Mestrado Joice - arquivo Final.pdf

Contexto

ESTUDOS PEDAGÓGICOS E SÓCIO-CULTURAIS DA EDUCAÇÃO FÍSICA
ESTUDOS HISTÓRICOS E SOCIOCULTURAIS DA EDUCAÇÃO FÍSICA, ESPORTE, LAZER E SAÚDE
Expressão, cultura e movimento: aspectos socioculturais e pedagógicos da dança

Banca Examinadora

MAURICIO DOS SANTOS DE OLIVEIRA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
ANDRESA DE SOUZA UGAYA Participante Externo
LEANDRO TEOFILO DE BRITO Participante Externo
MAURICIO DOS SANTOS DE OLIVEIRA Docente - PERMANENTE

Vínculo

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Sim
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