• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

CENTRO UNIVERSITÁRIO VALE DO CRICARÉ
GESTÃO SOCIAL, EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL (30015014001P9)
APedagogia da Alternância na Esfera Pública: Um Estudo em Barra de São Francisco / ES
SANIA LOPES BONFIM ANISZEWSKI
DISSERTAÇÃO
31/10/2014

O presente trabalho consiste analisara trajetória da Pedagogia da Alternância no Norte do Estado do Espírito Santo e sua atual fase de Expansão pela esfera pública de ensino, através de documentos o início da Expansão Pedagogia da Alternância no Brasil, sendo o Espírito Santo pioneiro da dessa metodologia diferenciada da Educação do Campo. A pesquisa se estruturou metodologicamente por meio de uma pesquisa exploratória, pois proporcionou maior familiaridade com a da Pedagogia da Alternância na esfera pública, tendo em vista a construção de novas hipóteses, mediante o estudo da realidade do CEFFA Jaçyra de Paula Miniguite no Município de Barra de São Francisco, região noroeste do Estado. Envolveu levantamento bibliográfico; entrevistas com os parceiros do CEFFA (monitor, estudante e família) que são pessoas que possuem experiências na prática da Pedagogia da Alternância na esfera pública. Deste modo, o estudo vem observara Pedagogia da Alternância na referida escola, partindo do questionamento: Como é trabalhada a Pedagogia da Alternância na esfera pública? Com diálogo de abordagem qualitativa de pesquisa, foram realizadas com base documental, questionários e observação (participante ou não).Durante a investigação discutem-se conceitos, tais como: Pedagogia da Alternância no Brasil, a Expansão na Esfera Pública no Norte do Estado do Espírito Santo, a diversidade na alternância, bases legais da Pedagogia da Alternância, importância de trabalhar essa educação na rede pública de ensino, a contribuição da Regional das Associações dos Centros Familiares de Formação em Alternância do Espírito Santo (RACEFFAES) e os Instrumentos Pedagógicos. Entre os principais achados da pesquisa, destaca-se o fato de que a Escola Família Agrícola Municipal de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Jaçyra de Paula Miniguite, que há aproximadamente dez anos vem trabalhando a Pedagogia da Alternância, apresenta um histórico que contribuí para a real possibilidade de trabalhar essa metodologia diferenciada e dar continuidade o processo de Expansão nessa modalidade de ensino, rompendo com alguns paradigmas tradicionais da Pedagogia da Alternância e de fato, implantá-la com sua essência no campo da educação pública.

Pedagogia da Alternância, Expansão, Esfera pública.
This work consists in recording analyze the trajectoryof the Pedagogy of Alternation in northern Espírito Santo and its current phase of expansion from public education through the early documents of Alternation Pedagogy Expansion in Brazil, being the Holy Spirit pioneer of this unique methodology of Countryside Education. The research is methodologically structured through an exploratory research because it provided greater familiarity with the Pedagogy of Alternation in the public sphere in order to build new hypotheses by studying the reality of CEFFA JACYRA Paula Miniguite the Municipality of Bar San Francisco, the northwest region of the state. Bibliographic involved; interviews with partners CEFFA (monitor student and family) who are people who have experience in the practice of Pedagogy of Alternation in the public sphere. Thus, the study has observed the Pedagogy of Alternation at the school, starting with the question: How is crafted Pedagogy of Alternation in the public sphere? With qualitative research approach dialogue were performed with documents, questionnaires and observation (participant or not) basis. During the investigation we discuss concepts such as: Pedagogy of Alternation in Brazil, the expansion in the public sphere in northern Espírito Santo state, diversity in alternation, legal foundations of the Pedagogy of Alternation, the importance of working in public education teaching, the Contribution of Regional Associations of Family Training Centres Alternation of the Holy Spirit (RACEFFAES) and teaching tools. Among the main findings of the research highlights the fact that the Family Farm School Municipal Secondary Education Professional JACYRA Paula Miniguite that about ten years ago has been working the Pedagogy of Alternation, presents a history that contributed to the real possibility of this work different methodology and to continue the process of expansion in this type of education, breaking with some traditional paradigms Pedagogy of Alternation and actually deploy it to its essence in the field of public education.
Pedagogy of Alternation, Expansion, Public Sphere.
unico
125
PORTUGUES
CENTRO UNIVERSITÁRIO VALE DO CRICARÉ
O trabalho possui divulgação autorizada
dissertacao Sania.pdf

Contexto

GESTÃO SOCIAL, EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL
EDUCAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO REGIONAL
A EDUCAÇÃO INCLUSIVA E GERADORA DE DESENVOLVIMENTO

Banca Examinadora

MARCUS ANTONIUS DA COSTA NUNES
DOCENTE - COLABORADOR
Sim
Nome Categoria
JOCCITIEL DIAS DA SILVA Participante Externo
LUANA FRIGULHA GUISSO
LILIAN PITTOL FIRME DE OLIVEIRA Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Não

Produções Intelectuais Associadas

Não existem produções associadas ao trabalho de conclusão.
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.3
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer